Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:


Júlio, esse console do seu carro é original sim, do painel satélite. É diferente do console do painel argentino, mais achatado e sem espaço para o rádio. Acho que não seria possível misturar as pecas do satélite com argentino, os tamanhos variam, não é mesmo?
Quanto ao controle de ventilação original, depende do acessório que veio no carro. Se veio só ar quente, é aquele do Tiago, que mostrei na lista.
Se veio A/C é aquele 87>. Nesse caso seu carro também usava esse porta objetos, longo, que recebia o isqueiro:

Imagem

Aliás, nas fotos dá para ver um leve vinco no carpete indicando que algo apoiou ali, veja no carro se é isso, ou uma sombra:

Imagem

Supondo que tinha um A/C, quem tirou o equipamento também levou o porta objetos longo, pois não teria onde por o isqueiro no Uno que ia receber o “transplante”.
Em 89 só havia esse modelo de A/C para os painéis satélites. A partir de 1991 é que surgiu outro modelo, com isqueiro integrado.
Você deve sim, entrar em contato com a Fiat MG, quem sabe eles tenham arquivos de época sobre o modelo.
Quanto ao tecido é mais complicado, pois nunca vi um top com forração original. Nesse Top do Facebook, o pano lembra dos Milles final de 90, (EP?), embora o trabalho esteja bem feito, com todas costuras. Mas, acho também, que o padrão original do Top é o mesmo do Premio CSL 86-90, em veludo listrado. Poste uma foto da lateral que veio no seu carro, para compararmos.
E poste também uma foto do seu painel de instrumentos, talvez eu consiga identificar a origem dele.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:


Júlio, esse console do seu carro é original sim, do painel satélite. É diferente do console do painel argentino, mais achatado e sem espaço para o rádio. Acho que não seria possível misturar as pecas do satélite com argentino, os tamanhos variam, não é mesmo?
Quanto ao controle de ventilação original, depende do acessório que veio no carro. Se veio só ar quente, é aquele do Tiago, que mostrei na lista.
Se veio A/C é aquele 87>. Nesse caso seu carro também usava esse porta objetos, longo, que recebia o isqueiro:

Imagem

Aliás, nas fotos dá para ver um leve vinco no carpete indicando que algo apoiou ali, veja no carro se é isso, ou uma sombra:

Imagem

Supondo que tinha um A/C, quem tirou o equipamento também levou o porta objetos longo, pois não teria onde por o isqueiro no Uno que ia receber o “transplante”.
Em 89 só havia esse modelo de A/C para os painéis satélites. A partir de 1991 é que surgiu outro modelo, com isqueiro integrado.
Você deve sim, entrar em contato com a Fiat MG, quem sabe eles tenham arquivos de época sobre o modelo.
Quanto ao tecido é mais complicado, pois nunca vi um top com forração original. Nesse Top do Facebook, o pano lembra dos Milles final de 90, (EP?), embora o trabalho esteja bem feito, com todas costuras. Mas, acho também, que o padrão original do Top é o mesmo do Premio CSL 86-90, em veludo listrado. Poste uma foto da lateral que veio no seu carro, para compararmos.
E poste também uma foto do seu painel de instrumentos, talvez eu consiga identificar a origem dele.
Se eu tivesse a informação que quando o uno viesse com ar quente se ele vinha com pulia dupla já facilitaria, bom sobre o console não é uma sombra tem um amassado ali mesmo, dai eu tirei meu console olhei atras e me deparei com isso se você puder me explicar essa data agradeço, pensei que só era pontilhado no ano do carro mas ta pontilhado em 86 87 88 89.
Imagem

Agora sobre o comando de ventilação também tenho novidades e tirei essa foto, eu acho que só trocaram os botoes de ligar e desligar o ar e não a caixa inteira talvez isso explique meu isqueiro estar funcionado.
Imagem

E também no comando de ventilação encontrei esses números se puder me responder o significado.
Imagem

Agora a foto do meu painel eu tirei ele e olhei atras, tem marcas de cola de algum adesivo que estava ali mas eu ainda desconfio que não sera o painel original do TOP.
Imagem

E por fim ai meus bancos são veludos listrados imagino que seja original sim.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
O Uno só com ar quente, não usa polia dupla, não tem porquê. Se quiser, confira com o Tihago Oliveira, o Mille dele tem ar quente.
Quanto as datas, esse sistema está um pouco diferente, mas acho que a leitura é a mesma: onde fica o último ponto. Assim temos:
O porta objetos: foi fabricado em 10-1989
O comando de ventilação: fabricado em 10-1990
Não vejo um sentido para a etiqueta, exceto “OC” coincidir com “october” mês que foi feita a peça. Provavelmente, uma identificação interna na linha de montagem.
Então: o porta objetos pode ser original, embora não explique as marcas no carpete.
O comando de ventilação, não é original, com certeza. Quem fez o transplante retirou o conjunto, e colocou um de Mille no lugar. Ainda bem que a maioria das peças é a mesma, exceto os controles do ventilador.
Era importante saber a data do painel de instrumentos. Parece que os instrumentos dentro, vêm carimbados com a data também. Mas, não justifica desmontar tudo só para ver isso. Em todo caso, uma pista importante: seu painel tem o ícone do farol de milha, embaixo do alto?
Agora, por favor, queria ver imagens da forração listrada das portas, para comparar com os bancos.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
O Uno só com ar quente, não usa polia dupla, não tem porquê. Se quiser, confira com o Tihago Oliveira, o Mille dele tem ar quente.
Quanto as datas, esse sistema está um pouco diferente, mas acho que a leitura é a mesma: onde fica o último ponto. Assim temos:
O porta objetos: foi fabricado em 10-1989
O comando de ventilação: fabricado em 10-1990
Não vejo um sentido para a etiqueta, exceto “OC” coincidir com “october” mês que foi feita a peça. Provavelmente, uma identificação interna na linha de montagem.
Então: o porta objetos pode ser original, embora não explique as marcas no carpete.
O comando de ventilação, não é original, com certeza. Quem fez o transplante retirou o conjunto, e colocou um de Mille no lugar. Ainda bem que a maioria das peças é a mesma, exceto os controles do ventilador.
Era importante saber a data do painel de instrumentos. Parece que os instrumentos dentro, vêm carimbados com a data também. Mas, não justifica desmontar tudo só para ver isso. Em todo caso, uma pista importante: seu painel tem o ícone do farol de milha, embaixo do alto?
Agora, por favor, queria ver imagens da forração listrada das portas, para comparar com os bancos.
Sim tem o botão do farol de minha no meu fica debaixo do botão do injetor, o que fica debaixo do alto é a lanterna e o farol o farol de milha é um botao embaixo do injetor, sobre os tampão se porta a 3 anos quando eu peguei já não era o mesmo decido igual dos bancos era bastante semelhante com aquele Top que mostrei e na época ele estavam tudo despedacando e empenados e acabei jogando fora, agora se o console e original qual seria o comando de ventilação, pois se o console não fosse original talvez poderá ter uma chance de ser o mesmo do 1.5R agora que painel ele utiliza
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Entendi, mas no caso, eu estou perguntando se tem ícone do farol de milha, na grade de luzes espia, no seu painel de instrumentos.
Imagem
Se o seu porta objetos for original, você pode usar: aquele controle ventilador simples de duas velocidades, ou o de ar quente.
Para ter controle de A/C teria que usar aquele porta objetos maior do 1.5 R.
Já, o console aceita qualquer um dos três painéis daquela lista: o simples, o ar quente e o A/C.
Esse tecido que aparece no Top do Facebook e em alguns Top de leilão, é do Uno CS 88, talvez 89. https://www.youtube.com/watch?v=WABJNm3sYnA Muito misterioso...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Thiago Oliveira 2018
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 144
Registrado em: 05/03/18, 01:03
Carro: Uno Mille Eletronic 93
Localização: Olímpia - SP

Olá, segue as fotos.

Foto das polias, todas simples.

Imagem

O ar quente começa com duas mangueiras no motor.

Imagem

Passa pelo motor até a parede corta fogo

Imagem

E chega dentro do carro aonde passa pela válvula marca Sofica( a minha está desativada, pois está entopida. ). Entra em um radiador e volta para o motor.

Imagem

Foto do radiador do ar quente

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Entendi, mas no caso, eu estou perguntando se tem ícone do farol de milha, na grade de luzes espia, no seu painel de instrumentos.
Imagem
Se o seu porta objetos for original, você pode usar: aquele controle ventilador simples de duas velocidades, ou o de ar quente.
Para ter controle de A/C teria que usar aquele porta objetos maior do 1.5 R.
Já, o console aceita qualquer um dos três painéis daquela lista: o simples, o ar quente e o A/C.
Esse tecido que aparece no Top do Facebook e em alguns Top de leilão, é do Uno CS 88, talvez 89. https://www.youtube.com/watch?v=WABJNm3sYnA Muito misterioso...
Sim tem esse ícone do milha sim, mas é meio confuso qual painel de ventilação saiu original no Top porque se o meu consolê é orinal o painel mais completo na época era o com ar quente mas daí tem o caso da polia dupla, todos os Top que vi até agora tem esse console então é pra ser original, as CSL de 87 88 só tinha ar quente e quando vinha com A/C vinha com o isqueiro no console certo? A onde eu moro também não ajuda é cidade de interior será que se eu for na fiat aqui da minha cidade consigo alguma informação?
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Thiago Oliveira 2018 escreveu:Olá, segue as fotos.

Foto das polias, todas simples.

Imagem

O ar quente começa com duas mangueiras no motor.

Imagem

Passa pelo motor até a parede corta fogo

Imagem

E chega dentro do carro aonde passa pela válvula marca Sofica( a minha está desativada, pois está entopida. ). Entra em um radiador e volta para o motor.

Imagem

Foto do radiador do ar quente

Imagem
Obrigado me tirou uma dúvida mas agora minha dúvida é sobre o comando de ventilação quai quer informaçao sobre a versão Top já vai me ajudar muito
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Exatamente, Julio, com esse console pequeno, o painel mais completo possível é o de ar quente. Para usar o A/C, precisa do console grande do R.
No verdade, todos os Prêmios CSL vinham com o console grande do R. E, naqueles com A/C, o isqueiro ficava lá.
Se a polia dupla for original, indica que seu Top tinha A/C. Assim, usaria o console maior, que teria deixado aquelas marcas no carpete...É uma hipótese.
Agora, achei um dado importante: se o seu painel de instrumentos tem o ícone da milha, ele é bem original do Top. É um dos poucos painéis
-fora da linha esportiva- que vem com esse ícone ativado de fábrica. Em quase todos os outros painéis, esse ícone é cego, até mesmo o do computador de bordo. E isso acontece porque o Top é o único Uno "civil" com faróis de milha de fábrica. Parece uma pista interessante.
Você pode procurar a concessionária da cidade, ou entrar em contato com a Fiat pelos canais de atendimento, no site dela.
E, também, achar no Facebook o dono daquele Top cinza, pode dar informações preciosas.
Agradeço ao Thiago pela ajuda das fotos!
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:
Exatamente, Julio, com esse console pequeno, o painel mais completo possível é o de ar quente. Para usar o A/C, precisa do console grande do R.
No verdade, todos os Prêmios CSL vinham com o console grande do R. E, naqueles com A/C, o isqueiro ficava lá.
Se a polia dupla for original, indica que seu Top tinha A/C. Assim, usaria o console maior, que teria deixado aquelas marcas no carpete...É uma hipótese.
Agora, achei um dado importante: se o seu painel de instrumentos tem o ícone da milha, ele é bem original do Top. É um dos poucos painéis
-fora da linha esportiva- que vem com esse ícone ativado de fábrica. Em quase todos os outros painéis, esse ícone é cego, até mesmo o do computador de bordo. E isso acontece porque o Top é o único Uno "civil" com faróis de milha de fábrica. Parece uma pista interessante.
Você pode procurar a concessionária da cidade, ou entrar em contato com a Fiat pelos canais de atendimento, no site dela.
E, também, achar no Facebook o dono daquele Top cinza, pode dar informações preciosas.
Agradeço ao Thiago pela ajuda das fotos!
Mas que é meio estranho é até podia ser que ele vinha com o comprido igual do R mas o mais estranho sei lá eu imagino que se estivesse trocado o console não ia ser conhecidencia ele substituir por um que saiu no Top, porque de todos os top que já vi esse console tá em todos só se na época que foi feito a troca se encontrava mais peças com especificações que era do Top.
Responder