Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

válvula termostática com defeito ?

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Avatar do usuário
Digo Bon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 878
Registrado em: 28/02/13, 23:16
Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
Localização: Santo André - SP

galera, esse fds eu fui dar umas voltas com o meu R, e reparei que na cidade o marcador de temperatura marcava corretamente os 90º, a ventoinha funciona perfeitamente ... ate ae beleza ... mas depois que peguei a via anchieta eu reparei que a temperatura deu uma bela queda, foi lá pra 50º, e eu estava na velocidade maxima da via que era de 90 km/h, acredito que se eu tivesse acelerado mais, a temperatura iria cair mais ainda e iria fazer o meu carro perder rendimento pois que eu saiba se deve trabalhar sempre na temperatura de 90º. E ao voltar a rodar dentro da cidade, a temperatura voltou aos 90º

isso pode ser defeito na valvula termostatica ?
ImagemImagemImagem
GabrielSx
Adotados
Adotados
Mensagens: 500
Registrado em: 28/02/13, 23:17
Carro: Uno Mille Sx

Não. a válvula termostática vai se fechar para manter o motor quente, ou seja, ela vai impedir troca de água entre água do motor e água do radiador. Porém, tá frio bagarai em sp né mano? Então por mais que a válvula fique fechada o vento mantém o motor frio... se estivesse com defeito seu marcador mal sairia do mínimo :lol:
Imagem
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Não é assim não Gabriel, a válvula fecha pra água não circular, e manter o motor quente, portanto mesmo que vc esteja a 160Km/h num frio de 5ºC o motor deve ficar quente.

Pode ser a vt sim, tira ela e faz aquele teste de por na água fervendo.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Tenho quase certeza que a válvula tá ruim. No meu, a temperatura cai do mesmo jeito, mas fica no mínimo a 75° (naquela marquinha exatamente no meio entre o 50 e o 90 do painel).
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Característica da VT com defeito sim (travada aberta) ou até mesmo ausente.
Meu carro, está sem a VT e acontece exatamente o mesmo. Na cidade, com o anda e pára, fica beirando os 90º. Quando pego rodovia ou mesmo uma avenida longa sem parar, a temperatura cai bastante.
Atenciosamente,

Maggito.
Guilherme Chicalé
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 243
Registrado em: 28/02/13, 23:18
Carro: Uno "Mille" Brio

Meu Corsa também esta sem VT no transito pesado ele fica em 97°C~100°C e com pista livre fica abaixo dos 90°C mais não confio no marcador de temperatura do Corsa não, aquela trolha só marca dos 85°C aos 105°C invés de marcar dos 50°C aos 130°C.

E como disseram a sua travou aberta, menos mal, poderia travar fechada e ferrar você um pouquinho, seu carro ficou parada um tempo talvez seja sujeira, já aproveita que vai tirar ela e limpa o sistema mano.
YOU MAAANIAAAC!
pedrodopremio
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 35
Registrado em: 20/05/14, 15:23
Carro: Uno Mille iE 1996
Localização: São Paulo - SP, Brasil (Perus)

Meu premio está sem a VT. Quando ele andava eu tinha sérios problemas, ligava o motor a alcool, esperava aquecer para sair, mas após pegar uma pista livre, a marginal por exemplo, ficava frio novamente e morrendo, tinha até que puxar o afogador...
Avatar do usuário
Digo Bon
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 878
Registrado em: 28/02/13, 23:16
Carro: 1.5 R Turbo '89 "McLaren"
Localização: Santo André - SP

então terei que troca-la assim que conseguir fazer o uno voltar a rodar. o carro já é beberrão, e com a valvula travada vai beber mais ainda. pra piorar o carro é alcólatra, então ja viu ne´? pique V8
ImagemImagemImagem
Buenox
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 96
Registrado em: 04/03/13, 00:08
Carro: Mille Electronic
Localização: São Paulo

Eu instalei AQ no meu e tive de trocar a válvula só por causa da guarnição de borracha que rasgou toda :? Não sei se fiasa e sevel trabalham na mesma temperatura, mas verifique a temperatura gravada na válvula. Na minha estava 87,5 graus, mas quando fui comprar só tinha 82 graus da thomson :( (mas na caixinha a etiqueta dizia que era pro meu carro mesmo) e como eu já tinha revirado todas autopeças atrás de uma válvula que viesse com a bendita guarnição, sem sucesso, então instalei essa mesmo sob protesto, pois o cara disse que a thomson manda agora as VT sem borracha :?: .

Montei e testando na hora percebi a diferença. Com a VT antiga o ponteiro ficava nos 90 certinho, já com a válvula nova o ponteiro fica nos 80 e só chega em 90 com o carro parado, logo, pude notar também que raras vezes a ventoinha é acionada, mas mesmo assim preferia a válvula antiga... Vou fazer testes de consumo pra ver se vai mudar muito
Vlw!
Dê preferência a peças originais!
Imagem
Visite minha GARAGEM!
pedrodopremio
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 35
Registrado em: 20/05/14, 15:23
Carro: Uno Mille iE 1996
Localização: São Paulo - SP, Brasil (Perus)

Buenox escreveu:Eu instalei AQ no meu e tive de trocar a válvula só por causa da guarnição de borracha que rasgou toda :? Não sei se fiasa e sevel trabalham na mesma temperatura, mas verifique a temperatura gravada na válvula. Na minha estava 87,5 graus, mas quando fui comprar só tinha 82 graus da thomson :( (mas na caixinha a etiqueta dizia que era pro meu carro mesmo) e como eu já tinha revirado todas autopeças atrás de uma válvula que viesse com a bendita guarnição, sem sucesso, então instalei essa mesmo sob protesto, pois o cara disse que a thomson manda agora as VT sem borracha :?: .

Montei e testando na hora percebi a diferença. Com a VT antiga o ponteiro ficava nos 90 certinho, já com a válvula nova o ponteiro fica nos 80 e só chega em 90 com o carro parado, logo, pude notar também que raras vezes a ventoinha é acionada, mas mesmo assim preferia a válvula antiga... Vou fazer testes de consumo pra ver se vai mudar muito
Vlw!
Buenox, alguém aki od CUB já comentou que a VT do corcel a alcool trabalha com 88g, parece que ela vai dentro da mangueira, então tem que adaptar (Macgyver-ON). Agora lembro que a questão na época era sobre VT para sevel, não sei se o fiasa trabalha na mesma temperatura.
Responder