Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

[SWAP] Motor do Linea 1.9 para o cofre do Uno

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Bom dia a todos,

Depois de muito pesquisar por aqui e conversas com conhecidos que já fizeram essa maldade, gostaria de compartilhar e colher mais informações por aqui sobre o transplante desse motor 1.9 16v do Linea para o meu Uno 1.6. Observei que no 1.6 "basicamente" é um suporte de motor e o espaço. Ok! Já li que é uma porcaria fazer isso e vai gastar muito. Ok!

Mas vamos as informações que poderão ajudar para que eu e mais alguns façam isso.
O carro já consta com câmbio completo do Palio 1.6 16v que já ouvi dizer ser plug and play no motor do linea (me arrisco dizer que usam o mesmo câmbio).

Bora lá galera, toda informação será válida.

Cotei até o E-Torq mas teria que ser motor e câmbio e não to afim de mudar câmbio mais uma vez (o novo ta novo :D ).

Abraço e obrigado a todos.
Obs: Será executado até o último minuto de 2016
Avatar do usuário
Maggito
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

O cambio do Palio 16v é plug and play no motor do Linea sim, mas não são exatamente os mesmos câmbios.
O do Linea usa "bolachões" como no UT, com isso, semi-eixos mais curtos. Enquanto do Palio (e demais Unos), utilizam trizetas e semi-eixos mais longos. Acredito que deva mudar bastante coisa na relação também.

Basicamente, o que teria que fabricar / adaptar, seria sim o suporte de coxim que vai perto das correias. Esse, não existe um que encaixe perfeitamente nessa aplicação, teria que fazer adaptações sim ou fabricar um exclusivo - na minha humilde opinião, nada absurdo e bastante válido. Já ví alguns utilizando esse suporte da Doblo 1.6 16v, com pouca adaptação a mais e já ví também casos que foram feitos suportes completamente do zero.

Pode ter algum problema do coletor de admissão pegar no radiador e/ou na carcaça da ventoinha - isso resolveria deslocando o conjunto ou passando a ventoinha (e invertendo o sentido dela) para frente do radiador. Até poderia adaptar de algum outro carro que utilize na frente do radiador já, por exemplo de Peugeot 206 / 207 ou até mesmo aquelas universais.

Creio eu que pode ter que adaptar alguma coisa no coletor de escape também, devido a altura e posição. Talvez seja até mais prático fabricar um exclusivo.

Coloque esses "prós e contras" no papel, tenha em mente a utilização de uma boa injeção programável, cote os valores e vai pro abraço!

Veja esse tópico aqui, do membro dj.turbo. Está colocando um motor de Palio 1.6 16v no dele, com cilindrada elevada para 1.9. Esses dois motores sim, são bem parecidos e a adaptação seria a mesma:

viewtopic.php?f=6&t=3299
Atenciosamente,

Maggito.
Responder