Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Politriz usando furadeira - Faça você mesmo

Área destinada a tutoriais criados por membros do Clube do Uno Brasil.
Responder
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

Bom, pessoas, vi vários videos e manuais na internet e acabei chegando a esta minha versão.
Serve para todos que, assim como eu, não tem dinheiro ou não querem pagar o preço por uma máquina politriz (em torno de R$250,00 à R$400,00 uma de boa qualidade).
Materiais e ferramentas utilizados:
Uma furadeira;
Uma broca fina;
Quatro CD's velhos;
Uma parte de um ferro de soldas velho, não sei o nome (mas pode ser feito com parafuso rosqueado grande e porcas);
Três parafusos pequenos rosqueados com porcas;
Uma boina para politriz (eu estou desenvolvendo uma boina caseira, depois posto fotos).
Imagem
Imagem


Vamos começar?
Primeiro, usando a furadeira e uma broca fina, furar os 4 CD's, conforme imagem.
Imagem

Encaixar os CD's na peça antiga do ferro de solda e apertar com os parafusos rosqueados e porcas.
Imagem
Imagem
Imagem

Colocar a boina.
Imagem
Imagem
Imagem

Agora é só aproveitar a benfeitoria. Pode ser utilizada para lustrar o carro, polir o motor, lustrar panelas, geladeira, fogão, etc.

OBS.: Ao usar a furadeira para lustrar carro, geladeira, fogão, utilizar uma rotação baixa na furadeira. Se a furadeir não tiver como controlar no gatilho a rotação, NÃO aconselho usá-la para esta finalidade.

Alguns videos que fiz testanto várias etapas do processo de criação.
Video 1 - CD's ainda soltos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rjNXaEbxmu8[/youtube]

Video 2 - CD's presos e com boina.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=u6xhfAnd4pg[/youtube]

Video 3 - Teste prático na geladeira.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kGw9rKIk24o[/youtube]
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1453
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

bem bacana hein Alex!
Renato
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

RE-FIAT escreveu:bem bacana hein Alex!
Verdade. :D
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Avatar do usuário
Miguel Marques
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 420
Registrado em: 28/02/13, 23:59
Carro: Mille SX
Localização: Boa Esperança - MG
Contato:

Olha ficou excelente em! Realmente se a furadeira não tiver controle de RPM não é recomendado.
Acesse minha garagem
Mille SX
LEGO PROJECT
viewtopic.php?f=6&t=4615
ricardo.clemente
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 15
Registrado em: 31/01/18, 01:10
Carro: Uno CS 1.5 1993
Localização: Campinas, SP

Fala Galera! Primeramente, parabens pela ideia!!

Eu trabalho com polimentos aos finais de semana, a ideia eh otima mas queria lembrar voces de tomarem muito cuidado, pois de trata de uma adaptacao!! Lembrando tambem que isso forca a furadeira consideravelmente, pois ela nao eh um equipamento voltado a manter o torque por tanto tempo, ao contrario de uma politriz. Eh um otimo quebra galho, mas nao indico para a etapa de corte/refino, ela serviria mais para a etapa de lustro/enceramento, ou seja, mais para um acabamento, o trabalho grosso mesmo, tem q ser feito por uma politriz.
alexfurlan
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 586
Registrado em: 12/06/17, 13:41
Carro: Sem Carro
Localização: Betim / Minas Gerais

ricardo.clemente escreveu:Fala Galera! Primeramente, parabens pela ideia!!

Eu trabalho com polimentos aos finais de semana, a ideia eh otima mas queria lembrar voces de tomarem muito cuidado, pois de trata de uma adaptacao!! Lembrando tambem que isso forca a furadeira consideravelmente, pois ela nao eh um equipamento voltado a manter o torque por tanto tempo, ao contrario de uma politriz. Eh um otimo quebra galho, mas nao indico para a etapa de corte/refino, ela serviria mais para a etapa de lustro/enceramento, ou seja, mais para um acabamento, o trabalho grosso mesmo, tem q ser feito por uma politriz.
Bom dia, Ricardo!
A idéia é mesmo para encerar o carro. Valeu.
Alexandre Furlan
Members CUB MG: viewtopic.php?f=12&t=4483
Responder