Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno S 1.3 1989/1990 - "Viatura"

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

fiatwill escreveu:Poxa! Que trato!

Sugestão: Eu fiz a iluminação dos satélites do meu em led branco. No seu, se fizer em led verde pra combinar com a iluminação original do painel ficaria muito bom, e acredito que seja mais fácil do que ressucitar o sistema original de fibra óptica.
No caso, em 89, a Fiat já não usava mais esse sistema de fibra ótica, a partir de 87 ela colocou lâmpadas direto nos acrílicos.
Mas, não sei se o S do Wallace veio com os bocais, por ser um modelo básico.
O seu Prêmio 86 usava fibras óticas, Fiatwill?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Thiago Oliveira 2018
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 144
Registrado em: 05/03/18, 01:03
Carro: Uno Mille Eletronic 93
Localização: Olímpia - SP

Se precisar de um tutorial de como montar os Leds no satélite posso postar um tutorial
Imagem
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Geraldo. escreveu:
fiatwill escreveu:Poxa! Que trato!

Sugestão: Eu fiz a iluminação dos satélites do meu em led branco. No seu, se fizer em led verde pra combinar com a iluminação original do painel ficaria muito bom, e acredito que seja mais fácil do que ressucitar o sistema original de fibra óptica.
No caso, em 89, a Fiat já não usava mais esse sistema de fibra ótica, a partir de 87 ela colocou lâmpadas direto nos acrílicos.
Mas, não sei se o S do Wallace veio com os bocais, por ser um modelo básico.
O seu Prêmio 86 usava fibras óticas, Fiatwill?
O Geraldo disse meu carro veio com uma iluminação de fábrica na cor verde. Após abrir a caixa salélite observei que havia uma lâmpada incandecente envolvida com uma capa verde. Ela estava acesa quando desmontei porém com um brilho muito fraco:
Imagem

Desmontei a caixa para limpeza:
Imagem

Arrumei o conector quebrado:
Imagem

Imagem

Imagem

Testei com uma fote 12V depois da limpeza:

Imagem

Imagem

Descobri que o problema era somente quando ligado no carro.
As duas lâmpadas de iluminação trabalham em série (compartilham o mesmo positivo) e quando liguei apenas uma o brilho até ficou normal, mas ligando as duas juntas, sumia o brilho (apesar de ambas acenderem). Não descobri o problema. Desconfio que o valor da resistência de ambas as lâmpadas em série esteja muito alta causando o baixo brilho.

Por esse motivo liguei o positivo da lâmapada do satélite esquerdo no positivo pós acionamento dos faroletes (mantive o negativo original). Observem os dois fios amarelos saindo do conector:

Imagem

Um deles é meu positivo enchertado. Já no lado direito eu usei o positivo original, porém liguei no negativo que estava no conector do limpador de para brísas (Último fio de cima para baixo). Esqueci de tirar foto.

Assim ficou o resultado final:
Imagem

Vou manter a iluminação original, porém já vi alguns com LED que ficaram muito bonitos.

Obrigado geraldo, por lembrar de verificar a iluminação, achei que meu carro nem tinha. Obrigado Fiatwill! Obrigado também Thiago pela disposição de disponibilizar um tutorial. Abraços
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Puxa, que legal Wallace, ficou muito bom o reparo! O Uno S vinha com esse luxo, que a maioria dos Milles não tem.
Existem outras dicas de iluminação:
-O quadro de instrumentos usa duas lâmpadas, e aí, a da direita, parece que não está iluminando.
-O acrílico dos controles de ventilação, no console central, acende também, junto com o anel verde, em volta do isqueiro.
Tem várias fotos dessa parte, quando fiz a manutenção no meu: viewtopic.php?f=6&t=4839&p=26376&hilit= ... 815#p26376
Curti o rádio-relógio Sharp, de época:
Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Geraldo. escreveu:
fiatwill escreveu:Poxa! Que trato!

Sugestão: Eu fiz a iluminação dos satélites do meu em led branco. No seu, se fizer em led verde pra combinar com a iluminação original do painel ficaria muito bom, e acredito que seja mais fácil do que ressucitar o sistema original de fibra óptica.
No caso, em 89, a Fiat já não usava mais esse sistema de fibra ótica, a partir de 87 ela colocou lâmpadas direto nos acrílicos.
Mas, não sei se o S do Wallace veio com os bocais, por ser um modelo básico.
O seu Prêmio 86 usava fibras óticas, Fiatwill?
O meu era em fibra, tinha uma lâmpada debaixo do painel e todas as fibras sanido dali. Quando desmontei tudo pra trocar o painel elas estavam quebradiças, bem ruins mesmo, mas a lâmpada ainda acendia. Deixei sem nada por uns anos e depois coloquei os leds. Inclusive preciso rever isso, porque não tá mais acendendo do lado direito rsrs.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Geraldo. escreveu:Puxa, que legal Wallace, ficou muito bom o reparo! O Uno S vinha com esse luxo, que a maioria dos Milles não tem.
Existem outras dicas de iluminação:
-O quadro de instrumentos usa duas lâmpadas, e aí, a da direita, parece que não está iluminando.
-O acrílico dos controles de ventilação, no console central, acende também, junto com o anel verde, em volta do isqueiro.
Tem várias fotos dessa parte, quando fiz a manutenção no meu:
Curti o rádio-relógio Sharp, de época:
Obrigado Geraldo! Realmente agora que vc falou eu reparei que o lado direito do painel não está iluminado. Pode ser lâmpada queimada. Vou abrir p ver. Em relação aos acrílicos no console central vou tentar repetir o trabalho que vc teve, seguindo os passos da sua garagem.
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

fiatwill escreveu:
Geraldo. escreveu:
fiatwill escreveu:Poxa! Que trato!

Sugestão: Eu fiz a iluminação dos satélites do meu em led branco. No seu, se fizer em led verde pra combinar com a iluminação original do painel ficaria muito bom, e acredito que seja mais fácil do que ressucitar o sistema original de fibra óptica.
No caso, em 89, a Fiat já não usava mais esse sistema de fibra ótica, a partir de 87 ela colocou lâmpadas direto nos acrílicos.
Mas, não sei se o S do Wallace veio com os bocais, por ser um modelo básico.
O seu Prêmio 86 usava fibras óticas, Fiatwill?
O meu era em fibra, tinha uma lâmpada debaixo do painel e todas as fibras sanido dali. Quando desmontei tudo pra trocar o painel elas estavam quebradiças, bem ruins mesmo, mas a lâmpada ainda acendia. Deixei sem nada por uns anos e depois coloquei os leds. Inclusive preciso rever isso, porque não tá mais acendendo do lado direito rsrs.
Esse sistema de fibra era bem inteligente (pois economiza fios, lâmpadas), mas aparentemente não tão confiável quanto o sistema de lâmpadas direto nos acrílicos.
Avatar do usuário
wallaceparaizo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 75
Registrado em: 17/12/17, 02:28
Carro: UNO S - 1.3 Fiasa G 1989/1990
Localização: Juiz de Fora - MG

Boa noite.
Hoje resolvi resgatar uma foto antiga para comparar com que está o carro hoje:
Imagem

Algumas poucas novidades:

Coloquei um retrovisor novo paralelo por R$ 28,00, (precisava ser objetivo devido a segurança) e comprei as borrachas que levantam o tampão do porta-malas:

Imagem

Imagem

Imagem

Também coloquei luz do porta-malas, aproveitando que o suporte de tampão de uno CS 1988 que comprei, ja veio com interruptor e receptáculo para a lâmpada. Essa dica dos conectores no chicote eu vi no canal do Migliavasca.

Imagem

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AfIL0t6QgYg[/youtube]

Confesso que procurei os suportes simples, pois são mais condizentes ao Uno S, mas o em melhor estado era este do CS. Gostei do resultado. É muito prático em lugares pouco iluminados. Outra modificação que pretendo fazer para aumentar a praticidade de uso do carro é trocar o sistema de esguicho do para brísas de manual para elétrico. O original não está funcionando mais.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

As fibras são interessantes porque acendem os botões também. Mas, o brilho é muito fraquinho, só perceptível no escuro... as vantagens/desvantagens dos dois sistemas praticamente se equivalem.
Na porta direita, tem um detalhe, que é a sigla: BDA INF L etc, tem a ver com o passado de "viatura"?
O carro evoluiu muito! Falta pouco, para ele ficar no estado do pátio de Betim:

Imagem

Esse esguicho manual é uma curiosidade do S e do Mille. Soube da existência dele há pouco tempo, quando um colega perguntou sobre o as ligações do esguicho elétrico. Sempre achei que aquele botão era um interruptor. De repente, dá para consertar o seu. Pode estar só entupido.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

wallace!

ótimos up's!!! o carro tá ficando cada dia melhor!

obs: pinta as rodas de prata! rsrsrsrs
Renato
Responder