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Dados tecnicos motor sevel 1.6

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
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Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
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Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

Os dados abaixo são do motor gasolina 92 cv injetado,depois posto dos outros,esse material pode servir p´quem vai fazer retifica,manutenção e regulagem desses motores

Imagem









Motor Construção
Nº de cilindros 04 em linha
Cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2
Diâmetro x Curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4
Ciclo / tempos Otto 04 tempos
Taxa de compressão (:1) 9,5 +- 0,3 :1
Distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93
Aspiração Natural
Material do bloco do motor Ferro fundido
Material do cabeçote Alumínio
Motor - Dados
Nº de mancais 05
Tipo de pistões Com pino móvel
Nº de anéis de segmento 03 por pistão
Diâmetro dos cilindros (mm):
Classe A 86,400 a 86,410
Classe B 86,410 a 86,420
Classe C 86,420 a 86,430
Diâmetro dos pistões (mm):
Classe A 86,352 a 86,362
Classe B 86,359 a 86,371
Classe C 86,368 a 86,378
Folga entre pistão e cilindro (mm)
Classe A 0,038 a 0,058
Classe B 0,039 a 0,061
Classe C 0,042 a 0,062
Espessura dos anéis (mm):
1º anel (de compressão) 1,478 a 1,490
2º anel (raspador) 1,728 a 1,740
3º anel (de óleo) 2,975 a 2,990
Medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):
1º anel (de compressão) 1,535 a 1,555
2º anel (raspador) 1,780 a 1,800
3º anel (de óleo) 3,020 a 3,040
Abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):
1º anel (de compressão) 0,30 a 0,50
2º anel (raspador) 0,30 a 0,50
3º anel (de óleo) 0,25 a 0,50
Folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):
1º anel (de compressão) 0,045 a 0,077
2º anel (raspador) 0,040 a 0,072
3º anel (de óleo) 0,030 a 0,065
Diâmetro do pino do pistão (mm): 21,994 a 21,997
Diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,999 a 22,002
Folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,008
Diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) 22,004 a 22,009
Diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041
Folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,010 a 0,016
Diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972
Interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102
Diâmetro do munhão do virabrequim (mm):
Classe A 50,794 a 50,800
Classe B 50,787 a 50,793
Classe C 50,780 a 50,786
Diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):
Classe A 54,507 a 54,510
Classe B 54,511 a 54,515
Classe C 54,516 a 54,520
Folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,019 a 0,050
Diâmetro do moente do virabrequim (mm):
Classe A 45,518 a 45,523
Classe B 45,510 a 45,517
Classe C 45,503 a 45,509
Diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):
Classe A 48,641 a 48,646
Classe B 48,635 a 48,640
Classe C 48,630 a 48,634
Folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060
Folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120
Espessura do casquilho do munhão (mm)
Classe A 1,840 a 1,844
Classe B 1,844 a 1,848
Classe C 1,850 a 1,854
Espessura do casquilho da biela (mm)
Classe A 1,537 a 1,541
Classe B 1,540 a 1,544
Classe C 1,544 a 1,548
Espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360
Folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265
Diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):
Diâmetro 1 35,593 a 35,618
Diâmetro 2 31,940 a 31,960
Diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
Diâmetro 1 35,664 a 35,684
Diâmetro 2 32,000 a 32,020
Diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):
Diâmetro 1 38,818 a 38,852
Diâmetro 2 35,154 a 35,188
Folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):
Diâmetro 1 0,046 a 0,091
Diâmetro 2 0,040 a 0,080
Diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):
Diâmetro 1 38,700 a 38,730
Diâmetro 2 35,036 a 35,066
Interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152
Cabeçote - Dados
Volume da câmara de combustão no cabeçote (cm³): 32
Diâmetro do tucho (mm): 36,975 a 36,995
Diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 37,000 a 37,025
Folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,005 a 0,050
Diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 14,040 a 14,058
Diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 13,950 a 13,977
Interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,063 a 0,108
Diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 8,022 a 8,040
Válvulas:
Admissão:
Diâmetro da haste (mm): 7,974 a 7,992
Diâmetro da base (mm): 39,30 a 39,70
Ângulo: 45°25' a 45°35'
Escape:
Diâmetro da haste (mm): 7,974 a 7,992
Diâmetro da base (mm): 30,85 a 31,15
Ângulo: 45°25' a 45°35'
Sede das válvulas:
Admissão (ângulo) 45° +- 5'
Escape (ângulo) 45° +- 5'
Folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)
Admissão 0,030 a 0,066
Escape 0,030 a 0,066
Folga de regulagens de válvulas (a frio - em mm):
Admissão 0,030 a 0,066
Escape 0,030 a 0,066
Espessura dos calços de regulagem da folga de válvulas (mm):
Fases da distribuição (Admissão - em ° ):
Início 6° APMS
Término 46° DPMI
Fases da distribuição (Escape - em ° ):
Início 47° APMI
Término 7° DPMS
Folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0,1mm
Empeno máximo do cabeçote 0,1mm
Nº de dentes da correia dentada 138
Diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,989 a 30,014
2º 47,980 a 48,005
3º 48,180 a 48,205
4º 48,380 a 48,405
5º 48,580 a 48,605
Diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):
1º 29,944 a 29,960
2º 47,935 a 47,950
3º 48,135 a 48,150
4º 48,335 a 48,550
5º 48,535 a 48,550
Folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070
Folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340
Elevação do came (mm):
Admissão 9,2
Escape 9,25
Altura do came + altura da base (mm):
Admissão 38,04 a 38,33
Escape 38,09 a 38,38
Alimentação
Injeção de combustível Eletrônica Magneti Marelli MPI 1 G7, semi sequencial indireta
Bomba de combustível Elétrica
Filtro de ar A seco tipo caixa
Dispositivo anti-poluição Conversor catalítico, sistema de controle de emissões evaporativas e recirculação dos gases do cárter
Pressão da linha de combustível 3 bar
Teor de CO em marcha lenta < 0,5 %
(Medido antes do conversor catalítico)
Performance
Potência ABNT (cv/Kw) 92,0 / 67,7
Regime de rotação (rpm) 5750
Torque ABNT (kgm/daNm) 13,0 / 12,8
Regime de rotação (rpm) 2750
Marcha lenta (rpm): 850 +- 50
Distribuição
Nº de válvulas por cilindro 02
Eixo comando de válvulas 01 no cabeçote
Acionamento da distribuição Correia dentada
Lubrificação
Sistema Forçada com bomba de engrenagens
Filtro de óleo De vazão total
Pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºC)
01 bar a 1000 rpm e 100°C
04 bar a 4000 rpm e 100°C
Arrefecimento
Sistema A água com bomba centrífuga
Vaso de expansão Separado do radiador
Temperatura de abertura da válvula termostática 88 +- 2°C
Termostato Com by pass controlado
Tipo de refrigeração forçada
Pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +- 0,1
Temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade
Liga 92 +- 2°
Desliga 87 +- 2°
Temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades
1ª veloc. - Liga 92 +- 2°
1ª veloc. - Desliga 87 +- 2°
2ª veloc. - Liga 97 +- 2°
2ª veloc. - Desliga 92 +- 2°
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