Vi algumas matérias sobre o'rings e as ferramentas para abrir o alojamento.
Existem ferramentas que servem para fazer no lugar, mas criam um pequeno canal para alojamento de um fio de cobre/bronze/aço de cerca de 1mm de diâmetro.
Acho que o diâmetro do fio oferece uma ótima vedação, pq a área de contato é pequena e a força de contato de fechamento torna-se elevada. O que não gostei foi a maneira em que é feita a emenda do fio, normalmente por transpasse ou solda.
Aqui o método que será utilizado, abrindo uma cavidade no bloco que guia um anel em bronze, de largura e espessura controlada, com maior área de contato e boa resistência, a desvantagem está na manutenção, que exige nova confecção de anéis a cada retirada de cabeçote. Os anéis são usinados a partir de um tubo de bronze. Há várias maneiras de fazer o alojamento, há quem prefira fazer uma cavidade que os guie em duas seções ou apenas abrir um rebaixo no topo do cilindro e encaixar o anel, mas há riscos de na hora da montagem ele ser pressionado e escapar para dentro do próprio cilindro.
A junta original é "usinada" para retirar a parte da vedação metálica, deixando o serviço de vedação para os o'rings e a vedação da água pela junta...
[Creditos BLOG DO COXA 455]
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Problemas junta de aço
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- Robson Becher
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Muito se fala em orings no bloco.
Mas como fazer, quem procurar, qual a melhor forma, Arames ou canos?
é viavel? não estraga o bloco? é reversivel?
Tenho varias duvidas a respeito assim como muitos, acredito.
Se alguem puder acrescentar mais informação será muito útil.
Tive problemas com a junta da Elba, mas descobrimos que o problema foi por causa do bloco empenado.
O mesmo deveria ter sido plainado quando foi encamisado, mas não foi.
Agora o motor está desmontado, e estou querendo fazer os orings mas as informações ainda são poucas.
Aonde a gente procura, só acha algumas fotos e pouca informação tecnica.
Tipo quanto de expessura deve ter o oring, quanto de expessura deve ter o canal no bloco?
esse tipo de informação está dificil encontrar.
E agora quem poderá nos ajudar?
Abraço.
Mas como fazer, quem procurar, qual a melhor forma, Arames ou canos?
é viavel? não estraga o bloco? é reversivel?
Tenho varias duvidas a respeito assim como muitos, acredito.
Se alguem puder acrescentar mais informação será muito útil.
Tive problemas com a junta da Elba, mas descobrimos que o problema foi por causa do bloco empenado.
O mesmo deveria ter sido plainado quando foi encamisado, mas não foi.
Agora o motor está desmontado, e estou querendo fazer os orings mas as informações ainda são poucas.
Aonde a gente procura, só acha algumas fotos e pouca informação tecnica.
Tipo quanto de expessura deve ter o oring, quanto de expessura deve ter o canal no bloco?
esse tipo de informação está dificil encontrar.
E agora quem poderá nos ajudar?
Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
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Robson, tenho um jogo de orings em casa de reserva guardados, vou medi-los para você e postar um desenho com as medidas de usinagem do bloco e dos anéis.
Os anéis são feitos a partir de tubos de cobre, é rápido para fazer, porém todos tem que ter a mesma espessura.
Para abrir o canal no bloco, é necessário afiar uma ferramenta com a largura correta e fazer o contorno em cada cilindro.
Amanha posto aqui um desenho cotado.
Os anéis são feitos a partir de tubos de cobre, é rápido para fazer, porém todos tem que ter a mesma espessura.
Para abrir o canal no bloco, é necessário afiar uma ferramenta com a largura correta e fazer o contorno em cada cilindro.
Amanha posto aqui um desenho cotado.
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O´ring não "estraga" o bloco???
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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Não sei quanto a ser refere a estragar... o fato é que a vedação melhora e ponto, aspro ou turbo é melhor.
Quanto a não ter volta isso é certo, não tem como voltar atras, mas acredito que dê para usar uma junta comum se quiser mais tarde, não sei porque faria isso, no meu caso o dia que tirar o turbo (duvido esse dia), o motor fica como está e pronto.
Quanto a não ter volta isso é certo, não tem como voltar atras, mas acredito que dê para usar uma junta comum se quiser mais tarde, não sei porque faria isso, no meu caso o dia que tirar o turbo (duvido esse dia), o motor fica como está e pronto.
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Me referia a isso, o fato de não poder voltar atrás, sei lá...acho que a palavra certa era "condena" o bloco, rsrsrsrrs, tipo, vai ficar assim pra sempre.FERNANDO PF escreveu:Não sei quanto a ser refere a estragar... o fato é que a vedação melhora e ponto, aspro ou turbo é melhor.
Quanto a não ter volta isso é certo, não tem como voltar atras, mas acredito que dê para usar uma junta comum se quiser mais tarde, não sei porque faria isso, no meu caso o dia que tirar o turbo (duvido esse dia), o motor fica como está e pronto.
E o cabeçote?? Dizem que marca né, ou seja, toda vez que tirar, tem que plainar até sair a marca, é assim??
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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é assim mesmo DAM.
Por azar minha solenoide de partida a frio arriou... desceu toda a gasolina para o motor com ele parado.. toquei arranque e deu um calço hidráulico, na verdade o motor nem girou, ficou travado, depois de uns minutos tentei novamente e pegou, afogado. Aí vi que o problema era a solenoide que não vedava mais e ele puxava gasolina do reservatório direto. Parei o carro e por sorte eu tinha uma broca 6mm dentro do carro que usei para colocar no conector no lugar da mangueira da gasolina.
O resultado dessa pecinha de 30 reais foi um problema em um dos orings, depois disso o carro começou a ficar estranho na lenta. Depois de deixar o carro 10min desligado e voltar a fazer funcionar começou a sair vapor de água no escape.. por alguns segundos apos a partida.
Vou ter que tirar o cabeçote essa semana e refazer os orings... aproveitarei para dar um trato na fixação do motor (calços em PU) e roscas de cabeçote (coletores)
Por azar minha solenoide de partida a frio arriou... desceu toda a gasolina para o motor com ele parado.. toquei arranque e deu um calço hidráulico, na verdade o motor nem girou, ficou travado, depois de uns minutos tentei novamente e pegou, afogado. Aí vi que o problema era a solenoide que não vedava mais e ele puxava gasolina do reservatório direto. Parei o carro e por sorte eu tinha uma broca 6mm dentro do carro que usei para colocar no conector no lugar da mangueira da gasolina.
O resultado dessa pecinha de 30 reais foi um problema em um dos orings, depois disso o carro começou a ficar estranho na lenta. Depois de deixar o carro 10min desligado e voltar a fazer funcionar começou a sair vapor de água no escape.. por alguns segundos apos a partida.
Vou ter que tirar o cabeçote essa semana e refazer os orings... aproveitarei para dar um trato na fixação do motor (calços em PU) e roscas de cabeçote (coletores)
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Fernando, tu fez esse trabalho na Pibe em Porto Alegre ?
Além disso, fazendo orings eu posso utilizar os parafusos originais de cabeçote? (Novos obviamente).
Por fim no seu caso, você realizou o trabalho abri as sedes para colocação dos orings no bloco e no cabeçote correto?
Além disso, fazendo orings eu posso utilizar os parafusos originais de cabeçote? (Novos obviamente).
Por fim no seu caso, você realizou o trabalho abri as sedes para colocação dos orings no bloco e no cabeçote correto?
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Fiz o serviço aqui na cidade mesmo. Tive que tirar o cabeçote esta semana, vou aproveitar para modificar o perfil dos orings para conseguir maior força de fechamento (vedação). O pessoal costuma a fazer o que todos fazem, o que um fez e deu certo.. pronto.. eu resolvi mudar por uma questão de lógica.Daredevil666 escreveu:Fernando, tu fez esse trabalho na Pibe em Porto Alegre ?
Além disso, fazendo orings eu posso utilizar os parafusos originais de cabeçote? (Novos obviamente).
Por fim no seu caso, você realizou o trabalho abri as sedes para colocação dos orings no bloco e no cabeçote correto?
Atual:
Mudança:
Estou com problema de contrapressão nessa turbina, ela tem carcaça .36, apesar de seus rotores serem do mesmo tamanho de um APL... essa contrapressão é osso, estou estudando a possibilidade de colocar a turbina em cima da caixa de transmissão, e deixar tudo preparado para receber uma turbina com carcaça quente maior, porém de mesmas dimensões de rotores e carcaça fria (penso em uma MPR4449-1 com valvula integrada).
Só fiz o alojamento no bloco e utilizei parafusos originais novos.
Vou trocar os parafusos pelos do AP antigo (bielinha), estes não são elásticos e aguentam um bom torque, o problema é encontrá-los. Farei rosca nova no bloco, pois o diametro é levemente maior e o passo da rosca muda também. Mas pode usar parafusos novos originais sem problema.. 10kg de torque.
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Nesse caso te repasso a dica que o Fernando me passou: Como vais retrabalhar as roscas no bloco pra usar os parafusos do AP antigo, podes utilizar os prisioneiros de 118mm da SPA Turbo.
Sobre os orings, entendi a sua intenção na mudança do perfil do oring, porém no seu cabeçote existe já as sedes para que os novos perfis encaixem-se perfeitamente pra obter a vedação desejada?
Sobre os orings, entendi a sua intenção na mudança do perfil do oring, porém no seu cabeçote existe já as sedes para que os novos perfis encaixem-se perfeitamente pra obter a vedação desejada?
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