A válvula dash-pot do meu uno ep está com problema de encolhimento quando liga o carro.
Testei tudo:troquei as duas eletroválvulas,troquei a cápsula dash-pot,verifiquei se tinha mangueira entupida,testei sensor de temperatura da água,e interruptor de máxima,está tudo ok.só que quando ligo o carro,mesmo frio,a cápsula dash-pot fica "meio encolhida"sem força para empurrar o batente do acelerador. As eletroválvulas estão acionando e dasacionando de acordo com a temperatura do carro mas a cápsula dash-pot fica sempre meio encolhida independente da temperatura do carro. Qualquer dica será muito bem vinda.
sem mais outro
natenska
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válvula dash-pot do uno ep
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Olhe este vídeo do Youtube que mostra o funcionamento correto : "Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e Sistema de partida a frio Funcionando" -->> https://www.youtube.com/watch?v=fNCHSNpY7jA
É o contrário.. Quando o motor está desligado e com o motor frio, a Dash-Pot fica com a mola estendida= carro mais acelerado. Não é o Dash-pot que faz o carro acelerar, a função dela é estar com a mola estendida quando o motor está frio para deixar mais acelerado, depois que o motor esquenta a mola se contrai devido ao vácuo e rotação da marcha lenta diminui. Outra função dela é evitar a poluição, após acelerar forte, ela segura a desaceleração, encostando no batente da borboleta, retardando o fechamento brusco da borboleta para dar tempo de queimar o resto do combustível/hidrocarbonetos, mantendo a entrada de ar e evitar poluentes de queima incompleta saindo pelo escape.
Em operação de temperatura normal do motor, quando se acelerar muito, cria-se o vácuo e a membrana interna move-se comprimindo a mola e ela se contrai , se afastando do batente da borboleta.
Se o dash-pot está já encolhendo com o motor frio em marcha-lenta, a montagem está errada e a membrana está operacional=sem furos. Cheque o diagrama da tubulação, que meio complicada de montar. O diagrama dela está no site da Fiat (dicas para reparador, procure algo relacionado ao módulo G7, no fórum tem um link para este). Boa sorte. Tem um vídeo no Youtube que mostra o Dash-pot em funcionamento. O link é este :
É o contrário.. Quando o motor está desligado e com o motor frio, a Dash-Pot fica com a mola estendida= carro mais acelerado. Não é o Dash-pot que faz o carro acelerar, a função dela é estar com a mola estendida quando o motor está frio para deixar mais acelerado, depois que o motor esquenta a mola se contrai devido ao vácuo e rotação da marcha lenta diminui. Outra função dela é evitar a poluição, após acelerar forte, ela segura a desaceleração, encostando no batente da borboleta, retardando o fechamento brusco da borboleta para dar tempo de queimar o resto do combustível/hidrocarbonetos, mantendo a entrada de ar e evitar poluentes de queima incompleta saindo pelo escape.
Em operação de temperatura normal do motor, quando se acelerar muito, cria-se o vácuo e a membrana interna move-se comprimindo a mola e ela se contrai , se afastando do batente da borboleta.
Se o dash-pot está já encolhendo com o motor frio em marcha-lenta, a montagem está errada e a membrana está operacional=sem furos. Cheque o diagrama da tubulação, que meio complicada de montar. O diagrama dela está no site da Fiat (dicas para reparador, procure algo relacionado ao módulo G7, no fórum tem um link para este). Boa sorte. Tem um vídeo no Youtube que mostra o Dash-pot em funcionamento. O link é este :
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Ae Jorge Tank, pelo que vc descreveu do sistema e por ter dito que a montagem das mangueiras é complicado acho que você está se referindo ao sistema dash-pot dos unos carburados, pois no EP a montagem é fácil e a função é só deixar o carro acelerado na fase fria.