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Sevel 1.6 TURBO!

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
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Robson Becher
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Beleza galera!
O kit já está a caminho, Comprei na BEEP TURBO, A turbina será uma T25 MASTER POWER MOD: R384 Refrigerada a agua.

No mais o projeto está parado, aguardando chegada das peças, principalmente a flauta e o kit turbo.
O motor ainda não está pronto, pois houve contratempos na retifica, O eixo do comando auxiliar estava gasto e precisou ser substituido, e não estamos encontrando eixos em bom estado.
Enfim nada que me desanime.kkkkkkkkk
Tenho uma duvida quanto aos bicos que devo usar, Lembrando que vou usar no maximo 0,6 de pressão, a potencia vai ficar em torno de 150/160 CV's
Segundo o site da FUEL TECH com 160 CV's e usando 80% dos bicos posso usar bicos com 42 LB de vazão.
Alguem sabe um bico com essa vazão num preço razoavel?
Obrigado.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
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Robson Becher escreveu:Beleza galera!
O kit já está a caminho, Comprei na BEEP TURBO, A turbina será uma T25 MASTER POWER MOD: R384 Refrigerada a agua.

No mais o projeto está parado, aguardando chegada das peças, principalmente a flauta e o kit turbo.
O motor ainda não está pronto, pois houve contratempos na retifica, O eixo do comando auxiliar estava gasto e precisou ser substituido, e não estamos encontrando eixos em bom estado.
Enfim nada que me desanime.kkkkkkkkk
Tenho uma duvida quanto aos bicos que devo usar, Lembrando que vou usar no maximo 0,6 de pressão, a potencia vai ficar em torno de 150/160 CV's
Segundo o site da FUEL TECH com 160 CV's e usando 80% dos bicos posso usar bicos com 42 LB de vazão.
Alguem sabe um bico com essa vazão num preço razoavel?
Obrigado.

Compre os deka de 80lbs... vc tem que pensar a longo prazo, a parte mecânica (miolo e caixa) suporta mais de 160 cavalos tranquilo.. eu iria de Siemens Deka de no mínimo 60lbs e máximo 80lbs (os de 80 no álcool já pulsam bem pouco na lenta, ficando levemente rica a mistura).

Lembre-se que bicos de boa qualidade com bom leque te fornecerão economia, linearidade de mistura, poucas ou nenhuma falha, confiabilidade.. ou seja, invista em algo que realmente vai usar no dia a dia. Quando troquei a injeção peguei 4 bicos de GTI emprestados até turbinar e colocar os bicos certos, o valor não é dos mais baixos, mas comprei uma vez só apenas.

Segue o comparativo entre turbinas disponíveis para os kits básicos para o FIAT 1.6

TURBO AUTOMOTIVO GT25 BIAGIO (USO ESTA)
COMPRESSORA A/R 42
ROTOR 50,5 MM
EIXO 46,5 MM
CARCAÇA QUENTE A/R 47 MONOFLUXO


TURBO AUTOMOTIVO BIAGIO T2 (PEQUENA DEMAIS PARA O 1.6)
COMPRESSORA A/R 48
ROTOR 34 MM
EIXO 36,5 MM
CARCAÇA QUENTE A/R 35

TURBO MASTER POWER T25 (R384- REFRIGERADA A ÁGUA) (SUA ESCOLHA, ACREDITO QUE VÁ BEM ATÉ 200cv´s)
COMPRESSORA A/R ---NNN---
ROTOR 38 MM
EIXO 42,7 MM
CARCAÇA QUENTE A/R ---NNN---




Comparei várias turbinas quanto a utilização na cidade e estrada, acredito que a sua vai ter uma pegada muito rápida próximo aos 2500rpm. Com a configuração escolhida de potência, ela atende muito bem, mas futuramente ficará limitado a pressão máxima e rpm máximo para alimentação, pois o rotor é pequeno e o eixo vai proporcionar boa rotação nela bem cedo.

A GT25 meu mecânico já acha que ela "assopra" muito.. para ter uma idéia, vou trocar semana que vem a válvula de prioridade que veio no kit, pois a 2000rpm já espirra demais e nem pressão positiva tem ainda nessa rotação, então usarei uma de 50mm com mola mais forte, e melhor qualidade.

Certamente não terá problemas de montagem e espaços com essa turbina, apesar de não ser fornecido o tamanho do caracol frio e quente.
Como já lhe falei, hoje eu gastaria o mesmo valor do kit porém com peças de melhor qualidade, como válvula de prioridade boa, dosador modelo original, pressurização e mangueiras... tive e estou tendo que gastar duas vezes com a parada.
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Robson Becher
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Galera seguinte,
Estou tendo uns contratempos com a ignição.
quando da partida no motor, ele pega e em seguida apaga, como se faltasse sinal de rotação.
seguindo a logica, troquei sensor de rotação,
mas continua o mesmo problema, estou na duvida se pode ser a bobina, pois o problema parece ser realmente de ignição, pois as vezes chega a dar um "estouro"
, ou seja os bicos injetaram, mas não houve faisca. e quando retorna a faisca o excesso queima de uma vez só.

alguem já teve este tipo de roblema com FUEL TECH?

Vou fazer umas analizes mais profundas e conferir se na hora que corta, falta sinal ou falta corrente na bobina.

depois eu posto o resultado aqui, pra ajudar alguem que tiver problema parecido.

abraço.
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FERNANDO PF
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Robson Becher escreveu:Galera seguinte,
Estou tendo uns contratempos com a ignição.
quando da partida no motor, ele pega e em seguida apaga, como se faltasse sinal de rotação.
seguindo a logica, troquei sensor de rotação,
mas continua o mesmo problema, estou na duvida se pode ser a bobina, pois o problema parece ser realmente de ignição, pois as vezes chega a dar um "estouro"
, ou seja os bicos injetaram, mas não houve faisca. e quando retorna a faisca o excesso queima de uma vez só.

alguem já teve este tipo de roblema com FUEL TECH?

Vou fazer umas analizes mais profundas e conferir se na hora que corta, falta sinal ou falta corrente na bobina.

depois eu posto o resultado aqui, pra ajudar alguem que tiver problema parecido.

abraço.
Está usando a FT350? Se for tem que esperar o painel iniciar por completo para dar partida, se vc ligar direto, no fim da inicialização ela corta a ignição e depois retorna.

Quanto aos estouros, acho que não é ignição, a minha fazia até acertar bem a partida a frio... abaixo de 600rpm eu acho que ela marca como 0rpm no paineil, fazendo um pulso de partida a frio.


Acontece na FT350 somente com o uso de roda fônica, quando eu usava distribuidor não fazia. Os outros modelos não fazem. Para matar a charada teste com uma FT300.. foi assim que descobri essa mania da FT350.
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Robson Becher
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FERNANDO PF escreveu:
Está usando a FT350? Se for tem que esperar o painel iniciar por completo para dar partida, se vc ligar direto, no fim da inicialização ela corta a ignição e depois retorna.

Quanto aos estouros, acho que não é ignição, a minha fazia até acertar bem a partida a frio... abaixo de 600rpm eu acho que ela marca como 0rpm no paineil, fazendo um pulso de partida a frio.


Acontece na FT350 somente com o uso de roda fônica, quando eu usava distribuidor não fazia. Os outros modelos não fazem. Para matar a charada teste com uma FT300.. foi assim que descobri essa mania da FT350.
Acho que é isso mesmo Fernando, percebí de uns dias pra cá, que se eu demorar um pouco com a chave ligada, não fazia o corte.
Estranho isso, mas vou ter que me adaptar a isso!
A do estouro, ainda não descobri mas vou verificar esta questão da partida a frio.

Obrigado
abraço.
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Robson Becher
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Beleza pessoal?
Como sabem meu motor estava com problemas, no bloco, que estava empenado.
Por isso alguns acharam que estava com pouca potencia.
E realmente estava (112 cv's roda)
O que queria saber é que agora que estou montando novamente, consegui um comando com permanencia 288, com 110 de lobe center.

Será que funcionaria legal no turbo?
ou seria mais viavel deixar o original?

Espero alguem que entenda mais pois o motor deve ser montado só semana que vem.

Abraço.
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FERNANDO PF
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Robson Becher escreveu:Beleza pessoal?
Como sabem meu motor estava com problemas, no bloco, que estava empenado.
Por isso alguns acharam que estava com pouca potencia.
E realmente estava (112 cv's roda)
O que queria saber é que agora que estou montando novamente, consegui um comando com permanencia 288, com 110 de lobe center.

Será que funcionaria legal no turbo?
ou seria mais viavel deixar o original?

Espero alguem que entenda mais pois o motor deve ser montado só semana que vem.

Abraço.

Se tivesse uns 116-117 de lobe eu montaria...
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Robson Becher
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Bem não montei o camando, o motor está rodando denovo todo orignal, apenas com kit turbo.

O que ainda tenho duvidas, é quanto ao ponto de ignição.?

Qual melhor ponto deixar para turbo?

Quantos graus de inicio e de final?

Sei que cada motor tem uma diferença, mas apenas uma referencia seria de muita importancia.

Lembrando que o motor é gasolina e cabeçote original, e uso alcool.

Se alguem puder ajudar agradeço novamente.

Abraço.
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Robson Becher escreveu:Bem não montei o camando, o motor está rodando denovo todo orignal, apenas com kit turbo.

O que ainda tenho duvidas, é quanto ao ponto de ignição.?

Qual melhor ponto deixar para turbo?

Quantos graus de inicio e de final?

Sei que cada motor tem uma diferença, mas apenas uma referencia seria de muita importancia.

Lembrando que o motor é gasolina e cabeçote original, e uso alcool.

Se alguem puder ajudar agradeço novamente.

Abraço.
com 1kg poderá usar de olho fechado 22º final (eu uso 24º nessa pressão)... quanto ao ponto incial fase aspirada:

1000 = Ponto de lenta
1200 = 10 a 15º
em 3000 - 30º
a partir de 4000 = 32º

Não postei todas as faixas de rotação por preguiça de digitar... faça o atraso por MAP a partir do seu mapa por rotação. Eu não usaria menos de 22º de ponto final... usei 16º sem saber por questão de erro de posicionamento de roda fonica, mas na injeção o mapa era mais adiantado... perdia 35cv´s sem saber. A contrapressão era maior e o calor no escape também, além de vir naturalmente mais pressão, mas menos potência.

Tenho o mapa de avanço seguro que fizemos no dinamometro com 1bar de pressão no curso da Fueltech (o instrutor baixou pressão e fez um mapa extremamente seguro, veio 227cv´s), me manda email luisfernandopf@gmail.com que te mando ele.
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