Apresentação:
Arduino pra quem não conhece é um conceito antigo, popularizado inicialmente por uma equipe de professores, estudantes e entusiastas italianos, que desenvolveram um conjunto com vários módulos de placas para diversas funções no ensino da eletrônica com informática nas universidades e colégios.
Hoje o Arduino é um projeto OpenSource de hardware e software, isto é, qualquer empresa pode construir (reproduzir, replicar) o Arduino, mas não pode usar o nome Arduino.
O nome Arduino é registrado e só pode ser usado para vender os produtos originais produzidos.
Isso possibilitou o aparecimento do Freeduino e vários [others]duínos que não lembro o nome no momento.
Hardware open source pode ser montado, desenvolvido e revendido livremente. Desde que use seu próprio nome.
Há quem diga que os [others]duínos não sejam 100% compatíveis com o Arduíno original... Não é o mérito do post agora.
O objetivo principal do post é divulgar o Arduino & similares.
Eu pessoalmente tenho um Arduino Mega 2560 'similar'http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardMega2560, e até hoje funciona 100%!
Tá... e pra que serve Arduino?
Serve para:
a) acender um led;
b) acionar um motor DC comum;
c) acionar um motor de passo;
d) ler o estado de um botão e fazer algo;
e) ler o estado de vários botões e fazer um monte de coisa;
f) conectar um GPS e fazer algo;
g) conectar um modem GRPS de celular e enviar um torpedo SMS;
h) quando conectado um módulo sensor de temperatura pode enviar essa informação por um torpedo, acionar uma luz, tocar um MP3 através de um módulo específico;
i) dá pra conectar um painel LCD e ter a velocidade do carro;
A grande sacada do Arduino é que pode ser programado! Isto é, você pode fazer coisas que antes não podia alterando o programa!
Enfim, dá pra fazer um monte de coisa...
Entenda que o Arduino é como um LEGO, existem módulos para tudo!
A forma correta de chamar é 'shield'.
Existem diversos shields para:
a) pressão atmosférica;
b) temperatura;
c) detecção de fogo;
e) detecção de movimento;
f) câmera;
g) som;
h) monitor LCD normal, simples, complexo, touch, OLED, de tudo quanto é tipo, forma e tamanho;
i) controle de relés;
j) etc... etc...
Onde pode ser aplicado?
Vou dar apenas um exemplo agora:
Ainda ontem eu li/ouvi um artigo muito interessante sobre a troca da correia dentada do uno, aliás, preciso trocar a correia dentada da minha Elba também.
O mecânico disse que existem diversas correias dentadas, falou sobre a da Goodyer, da Contitech e uma outra que eu não lembro, mas enfim... Você troca a correia dentada a cada exatamente 40.000km?
Ele disse, arrebentou a correia dentada de um uno com 32.000km na minha mão!
Ele explicou: a durabilidade da correia dentada não é determinada por quantos kilometros você anda, mas por quantas horas o motor passa ligado, girando, usando a corrente. Isso fez sentido pra mim.
Um motorista que mora em São Paulo, à apenas 5Km do trabalho e vai todo o dia de carro, leva 40 minutos pra chegar até lá, pense: esse carro tem muito mais horas de funcionamento do que kilometros andados, quando comparado com um motorista, que mora no interior, e trabalha a 20 km de onde mora, mas leva apenas 20 minutos para chegar no trabalho.
Qual é a correia dentada que possui mais desgaste? A que possui mais tempo de uso.
Obs: não sou mecânico, não estou afirmando nada, estou apenas compartilhando um pensamento.
Seria legal se o uno possuísse um módulo (dispositivo) indicador de tempo de uso ou um módulo indicador de 'horas' em que o motor passou ligado.
Nesse ponto entra o Arduino!
Nesse post, o autor criou um odometro com Arduino http://forum.arduino.cc/index.php?topic=8790.0;
Velocímetro digital para moto http://www.martyndavis.com/?p=311.
Aqui tem um Arduino com tele LCD touch controlando uma placa de relés para as mais diversas funções http://www.youtube.com/watch?v=l18WyvXnecQ.
O que eu realmente gostaria de fazer, pra começar é:
a) dispositivo contador de horas de funcionamento do motor;
b) um substituto do check control das portas e luzes da elba http://img.lojadosom.com.br/imageshop/T ... 0_7697.jpg;
Quanto tempo?
Eu tenho isso como um projeto de médio/longo prazo, o custo não é alto, mas preciso estudar elétrica automotiva, tenho pouco conhecimento, talvez 3 meses/1 ano;
Qual o custo: Talvez entre R$ 100,00 à R$ 400,00.
O que acham?
Projetos paralelos:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=QEMvhsBl48s[/youtube]
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
Arduino no UNO
-
- Fiasa Inside
- Carro: Uno Cabriolet 1987
Vc quer bolar um horímetro digital. Faz como os horímetros dos tratores: pega o sinal do alternador. Sem contar que já existe pronto pra vender e nem custa caro.
Já o check ele é muito simples. Se um sensor está fechado, ele recebe o sinal negativo e acende o led. O que pega no check original é só a montoeira de fios que entram e saem dele, mas é tudo muito simples. Com o esquema na mão, vc desvenda.
Agora vc quiser montar uma tela LCD pra substituir o quadro de instrumentos e permitir que os gráficos sejam escolhidos pelo usuário, aí o negócio vai ficar duca...
Já o check ele é muito simples. Se um sensor está fechado, ele recebe o sinal negativo e acende o led. O que pega no check original é só a montoeira de fios que entram e saem dele, mas é tudo muito simples. Com o esquema na mão, vc desvenda.
Agora vc quiser montar uma tela LCD pra substituir o quadro de instrumentos e permitir que os gráficos sejam escolhidos pelo usuário, aí o negócio vai ficar duca...
-
- Adotados
- Carro: Ex Uno CSL - Atual: pejo/marea
Arduino é uma coisa fantástica, sabendo programar ele bacaninha da pra fazer o que voce quiser no carro, simular testes de falhas ou detecta-las, controlar sensores...Ou seja, da pra fazer uma fueltech atraves dele, mas ai vai TRABALHO pra cacete
Constellation a alcool- Carniçawagem
- natamattos
- Sevel Inside
- Carro:
Cara uso o Arduino no curso de Eng. Elétrica. Ele é uma mão na roda e pode fazer chover. Só tem que primeiramente escolher o que deseja e partir para programação!
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM
Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410
Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
GARAGEM
Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410
Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
-
- Usuário
- Carro: Uno Way 08
- Contato:
Estive olhando o post, e fiquei interessado em montar um para min tbm, dar um UP no painel do Uno..
trabalhei com mecatronica a um tempo atras (hj sou gerente de ti), e acredito que não seja muito complicado desenvolver um projeto bacana, como os amigos comentaram daria ate para montar uma fueltech (sim, vai dar um trabalho do caraio)
Mas olhando este http://www.instructables.com/id/1990-Mu ... fo-Center/ link achei interessante começar a desenvolver alguns controles / gráficos / para um motor fire.
Considerando que a minha intenção ainda e colocar um kit turbo básico, daria para analisar a pressão, oleo, etc..
a questão de controlar os bicos injetores dai .. teria que estudar um pouco, quem sabe com a ajuda da galera a gente não desenvolve um produto bacana..
Detefon, qual arduino vc usaria para o seu projeto?
trabalhei com mecatronica a um tempo atras (hj sou gerente de ti), e acredito que não seja muito complicado desenvolver um projeto bacana, como os amigos comentaram daria ate para montar uma fueltech (sim, vai dar um trabalho do caraio)
Mas olhando este http://www.instructables.com/id/1990-Mu ... fo-Center/ link achei interessante começar a desenvolver alguns controles / gráficos / para um motor fire.
Considerando que a minha intenção ainda e colocar um kit turbo básico, daria para analisar a pressão, oleo, etc..
a questão de controlar os bicos injetores dai .. teria que estudar um pouco, quem sabe com a ajuda da galera a gente não desenvolve um produto bacana..
Detefon, qual arduino vc usaria para o seu projeto?
OEM+ | EuroLook | BlackWay
- Detefon
- Sevel Inside
- Carro: Elba
Então @estebanruiz, eu tenho comigo um arduino mega 2560 r3, foi o primeiro que comprei sem saber nada.
Não sei se vou usar exatamente esse.
Gosto muito do 86duino http://www.86duino.com/?page_id=11, mas ainda não sobrou grana pra comprar.
Penso com muito interesse no 86duino por ter um processador perto de 300MHz e uma memória RAM de 128Mb, algo incrível para esses duínos da vida, num preço de US$ 49,00! Acredito que essa capacidade ajuda muito no display TFT.
Mas há muitas opções por aí...
No começo acho que até monto com o 2560 mesmo, pra ver como fica o produto final.
Não é de uma complexidade assim tão grande.
Protocolo I2C facilita muito, economiza muita fiação...
@uno conversível, eu entendo sua posição de que á produtos prontos por aí, mas pessoalmente eu sou do tipo que adora fazer as coisas.
O computador de bordo da minha elba, aquele que acende um led com as portas abrem, ou indica se uma luz está queimada possui alguns ULN2003, acho que é possível reproduzir de forma simples essa carinha.
Não sei se vou usar exatamente esse.
Gosto muito do 86duino http://www.86duino.com/?page_id=11, mas ainda não sobrou grana pra comprar.
Penso com muito interesse no 86duino por ter um processador perto de 300MHz e uma memória RAM de 128Mb, algo incrível para esses duínos da vida, num preço de US$ 49,00! Acredito que essa capacidade ajuda muito no display TFT.
Mas há muitas opções por aí...
No começo acho que até monto com o 2560 mesmo, pra ver como fica o produto final.
Não é de uma complexidade assim tão grande.
Protocolo I2C facilita muito, economiza muita fiação...
@uno conversível, eu entendo sua posição de que á produtos prontos por aí, mas pessoalmente eu sou do tipo que adora fazer as coisas.
O computador de bordo da minha elba, aquele que acende um led com as portas abrem, ou indica se uma luz está queimada possui alguns ULN2003, acho que é possível reproduzir de forma simples essa carinha.
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
- Detefon
- Sevel Inside
Bem, chegou a hora de fazer o primeiro teste, já tenho algumas pecinhas que chegaram da china, e o primeiro paço é este:
Como identificar se o motor está funcionando?
Não manjo de elétrica automotiva.
Alguém me dá uma dica aqui?
Ou mais simples ainda, se eu fosse conectar uma lâmpada que ficasse ligada somente quando o motor está ligado, isso seria possível?
Qual seria esse fio?
Abraços.
Como identificar se o motor está funcionando?
Não manjo de elétrica automotiva.
Alguém me dá uma dica aqui?
Ou mais simples ainda, se eu fosse conectar uma lâmpada que ficasse ligada somente quando o motor está ligado, isso seria possível?
Qual seria esse fio?
Abraços.
-
- Fiasa Inside
- Carro: Uno Cabriolet 1987
Sinal de rotação do motor.
- Detefon
- Sevel Inside
hum... pode ser, obrigado pela dica "uno conversivel"uno conversivel escreveu:Sinal de rotação do motor.