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Aditivo do radiador orgânico ou inorgânico?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
RacingR
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Mensagens: 26
Registrado em: 22/04/13, 18:05
Carro: Uno 1.5R 1989

Tenho um Uno 1.5R 1989 Álcool, vou trocar o fluido do radiador, agora que foi trocada a bomba de água, tem os novos "paraflu" agora Petronas Coolant 11 e UP, o 11 é inorgânico de cor esverdeada, e o UP é orgânico de cor avermelhada, comprei 3 litros do UP, está certo ou devo devolver e pegar o 11 inorgânico?
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fiatwill
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Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
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Cara... como o manual recomenda o Paraflu 11, eu fui no Coolant 11...
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Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
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Robson Becher
Sevel Inside
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Carro: Elba CS 1.6 MPI
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Estou usando o COOLANT UP na Elba, até agora sem problemas.
A diferença é apenas que o organico tem de ser substituido de tempos em tempos, pois como o nome diz ele é organico e se deteriora com o tempo.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Jorge Tank
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Carro: UNO IE 96

EU uso orgânico, uso Havoline XLC (cor laranka) que não é tão caro, é o mesmo utilizado nos motores da GM com qualidade excelente. O veículo pode ser antigo e pode-se utilizar produtos modernos. Para que utilizar um óleo inferior tipo SF, se já temos óleos superiores como o SJ, SL, SM, e por aí vai. O aditivo orgânico dura mais tempo e se deteriora menos, pesquise na Internet e verá o que estou falando. O importante é não misturar aditivo organico com inorgânico, senão terá problemas. O circuito do arrefcedimento precisa ser limpo e esgotado se mudar o tipo do aditivo. Já usei Paraflu/Tutella original e não gostei, embora proteja contra corrosão, mantendo as sujidades em suspensão, notei que a temperatura do motor não se mantinha normal, parece que o produto não cumpria a função. Os únicos aditivos inorgânicos que confio são o RadCool e os da Wurth, além dos utilizados pelas montadoras, o resto é tudo enganação. Meu carro é um Uno 96 IE com GNV, então não posso descuidar do arrefecimento, senão a junta de cabeçote já era.
.:run4fun:.
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No Prêmio uso sempre Paraflu Inorgânico, pois é o que o manual recomenda. Troquei o bujão, a tampa do reservatório e mandei 2L de Paraflu pra 2L de água desmineralizada pra dentro do motor. Sempre que precisa completar, completo uma vez com água desmineralizada e outra com o Paraflu.
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andre ciccarino
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Carro: Prêmio C.S. 1.3 1986
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Uma pergunta diferente:

Meu Prêmio vem usando água no radiador a um tempo já, essa semana foi trocado a carcaça da válvula termostática para sanar o vazamento que vinha ocorrendo (por esta razão não colocava nenhum aditivo no radiador, pois iria vazar rápido), agora o mecânico que fez o serviço disse que não vale a pena colocar o aditivo pois ele iria lavar demais as peças o que acarretaria num problema no bloco e peças deste setor, assim a sujeira acumulada poderia entupir algum duto ou algo semelhante.
Queria não mais ver aquela sujeira escura que sai do radiador, pensei em de repente por meio litro deste aditivo rodar uma semana e repetir este processo até que limpe por completo! Alguém tem uma outra maneira?
Jorge Tank
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Registrado em: 21/04/14, 18:56
Carro: UNO IE 96

Andre, o aditivo do circuito de arrefecimento tem 2 funções : Abaixar o ponto de ebulição da água (que é o melhor líquido para troca de calor) e evitar corrosão dos componentes. Bomba corroída não bombeia direito, o motor irá superaquecer e até pode fundir ou queimar a junta. Não tem jeito, precisa usar aditivo correto e na proporção certa, nada de colocar água de torneira, use água destilada / desmineralizada. No seu caso, o circuito já está corroído, a ferrugem pode ser da água que está adicionando ou dos próprios componentes. O jeito é limpar e gastar dinheiro, senão terá problemas futuros como até queimar uma junta de cabeçote por falha do arrefecimento. Na limpeza pode se usar um aditivo de limpeza lenta como o RadClean, onde vc irá usar por uma semana e depois limpar ou usar um aditivo de ação rápida (10 min com o motor ligado), mas este é muito agressivo. Após a limpeza, recomendo trocar todas as mangueiras, trocar selos de água do bloco, tubo de água, checar a bomba de água, válvula termostática e se não conseguir limpar bem o radiador, melhor trocá-lo também. Se o radiador estiver em bom estado, pode-se fazer "palitagem", o especialista desmonta a grade e limpa os dutos. Se tiver muito sujo mesmo, será bom repetir a limpeza depois de uma semana, até ficar normal. Não esquece de testar a tampa do radiador (precisa usar bomba/manometro, mecanico bom tem essa ferramenta). Boa sorte.
RacingR
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Carro: Uno 1.5R 1989

Coloquei Coolant 11 inorgânico, como original no manual, alguém sabe o quanto se deve apertar a tampa do radiador?
.:run4fun:.
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Eu aperto até não conseguir mais! hauhauhauhauhaua
Sério!
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fiatwill
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Carro: Prêmio CS 1986
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Pelo que sei, o certo é apertar moderadamente, nem muito nem pouco. Até porque, além de tampa ela é uma válvula, então não pode estar muito apertada. Apertando demais, ela "deixa de ser válvula".
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