Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno Mille EP 1.0 i.e 95

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Pedro Henrique J.S escreveu:Oi Gabriel, a grade do Uno EP ela tem o suporte dos parafusos que vão em cima ou não?Porque meu pai comprou uma numa Auto Peças e ela não tinha o suporte dos parafusos e ela é paralela.
eae, então, a minha atual grade sim, é orginal, antes eu tinha uma paralela do modelo 93 que tinha uma logo a mais da fiat.

A atual tem uma trava de metal com um parafuso sextavado 10" que vai bem em cima no meio, na parte de baixo vao tres pinos que encaixam em 3 furos com 3 borrachinhas, e bem na tela da grade, parte preta, tem um para fuso philips em cada lado que vai aparafusado numa buchinha que fica presa num buraco da carcaça do farol.

Qualquer duvida estou a disposição.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Dando uma voltinha no uno

Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Pedro Henrique J.S
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 47
Registrado em: 27/04/13, 13:24
Carro: Mille Economy 09/10

Gabrielmigliavasca escreveu:
Pedro Henrique J.S escreveu:Oi Gabriel, a grade do Uno EP ela tem o suporte dos parafusos que vão em cima ou não?Porque meu pai comprou uma numa Auto Peças e ela não tinha o suporte dos parafusos e ela é paralela.
eae, então, a minha atual grade sim, é orginal, antes eu tinha uma paralela do modelo 93 que tinha uma logo a mais da fiat.

A atual tem uma trava de metal com um parafuso sextavado 10" que vai bem em cima no meio, na parte de baixo vao tres pinos que encaixam em 3 furos com 3 borrachinhas, e bem na tela da grade, parte preta, tem um para fuso philips em cada lado que vai aparafusado numa buchinha que fica presa num buraco da carcaça do farol.

Qualquer duvida estou a disposição.
Obrigado..
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Bem nesse ultimo mês foi novamente necessário cuidar da manutenção do uno, Afinal é o carro usado diariamente em todas condições, então, o mesmo tem que estar o melhor possível.

Meu carro a tempos apresentava uma lentidão enorme pra dar temperatura, no inverno forte isso ficou muito mais evidente, o carro não aquecia e ao pegar estrada esfriava muito rápido mesmo. Bastando dar uma acelerada forte devido ao fluxo grande de água ele rapidamente perdia a temperatura e esfriava.

Decidi então realizar a troca da vauvula termostática novamente. Já havia trocado ela em 2012, porem não ficou bom, decidi ir atrás de uma idêntica a que vinha de fábrica. Consegui uma Whaler 82ºC igualzinha zero bala.

Esta era a que veio de fábrica. Olha o estado que tava, nem abria mais:
Imagem

Comprei uma VDO, A vauvula em si é boa, funciona, porem o grande vilão da história, foi o anel de vedação dela, coloquei ele novinho e ao abrir uma surpresa, ele tava pior que o da que veio no carro que tinha ja seus 16 anos de uso, este VDO nao aguentou 2 anos e se deteriorou.
Imagem

A vauvula eu testei, e está boa, funciona bem, o defeito com certeza era o anel que tava deixando a água passar
Imagem

Resultado, como a Whaler que comprei tempos atrás não veio o kit juntas e o tal anel de vedação e eu nem me lembrei desse detalhe e não consegui achar avulso, não deu outra, comprei mais uma vauvula termostática porem da marca Magneti Marelli que custou 40 reais e ficará de reserva.
Imagem

Imagem

Entao fui no meu mecânico e começamos a troca da vauvula, instalei a whaler nova original usando kit anel de vedaçao e junta da magneti marelli. O resultado foi uma vedaçao perfeita.

Aqui desmontado, olha como é ali dentro, tem um rebaixo onde a borracha deve se acomodar. só limpar bem antes de instalar a nova peça
Imagem

Antes de fechar eu limpei essa sujeira, mas nao cheguei a fotografar.

Imagem

Imagem

Parafusos limpos tambem, nao adianta muito limpar e engraxar, eles simplesmente enferrujam facil, mesmo com graxa.
Imagem

Fizemos o teste no fogão pra ver se funcionava bem, teste ok!
Fria
Imagem

Quente
Imagem

Aqui ja encaixando a nova válvula
Imagem

Instalada a vauvula, em casa dei seguimento, desmontei o radiador e fiz a limpeza completa do sistema, que pasmem saiu quase que limpa a água. O aditivo coolant funciona muito bem, tava a um ano e meio no meu carro.
Imagem

Radiador novinho da marca Visconde.
Imagem

Porem ele ficou com sujeira sedimentada, comprei uma ferramenta top, uma escovinha de lavar mamadeiras de bebê, lavei ele por dentro. E ai a sujeira foi saindo aos poucos.
Imagem

Troquei tambem o cebolão do radiador por um novo da marca Iguaçú.
Este antigo era MTE Thomson e nao estava bom, ligava bem antes do que devia e ficava ligado um tempao.
Imagem

Imagem

Imagem

Depois até tinha ja feito um teste de trocar o sensor da temperatura da água Da injeção, mas sem chance, o uno EP rejeitou todos, fica todo errado com qualquer sensor exceto o jaeger made in France que veio de fábrica e que por sinal ainda funciona mas tava um lixo, Visualmente falando:
Imagem

Peguei o mesmo e decidi dar um trato nele, peguei bombril e massa de polir e dalhe polimento até desencardir. E aqui o resultado:
Imagem

E a mesa cheia das peças, Da esquerda pra direita a vauvula da Magneti Marelli, a VDO e a Whaler antiga, caco do parafuso que quebrou na hora de abrir(pra variar), Cebolão MTE antigo, Sensor de painel original Nixon antigo(está funcionando), Sensor de temperatura de água da injeção novo da MTE que não deu certo.
Imagem

coloquei tudo no lugar e botei o coolant novamente, usei um litro e meio apenas. tinha comprado a mais pois tinha pego numa promoção na época. Ele é bem viscoso bem concentrado, tive bons resultados com esse produto, custa um pouco mais, porem é muito bom, vale o investimento!
Imagem

Detalhe da cor que ficou o tanquinho integrado ao radiador depois de limpo.
Imagem

Painel antes rodando normal, a temperatura raramente passava desse ponto.
Imagem

Painel Atualmente rodando em qualquer situação, vejam a diferença. ele baixa no máximo meio risco quando anda rápido ou muito tempo em alguma reta. Fora que em 10 minutos o carro ja dá a temperatura correta e nao esfria enquanto anda como acontecia antes.
Imagem

Quando chega mais ou menos por aqui a ventoinha liga fica em torno de 20 segundos ligada e desliga fazendo esse ciclo várias vezes até o carro começar a se movimentar e o vento da rua abaixar a temperatura. Antes ficava ligada por um tempo muito longo e entrava em ação muito antes da temperatura correta.
Imagem

Depois de toda essa trabalheira, finalmente resolvi o problema de temperatura do meu carro. Alguma hora tinha que dar certo!

Por enquanto é isso. Em breve posto mais novidades.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Frighetto32
Adotados
Adotados
Mensagens: 542
Registrado em: 01/03/13, 08:10
Carro: Clio
Localização: Santo André-SP

DA hora Gabriel!! Parabéns pela dedicação!
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6
chicoguaiba
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 98
Registrado em: 21/03/13, 22:31
Carro: UNO RUA
Localização: Cachoerinha - RS

show, tenho que fazer isso no meu também.
me tira uma dúvida se possível, meu uno é carburado, originalmente a álcool, possui dois sensores de temperatura, um na válvula e outro no cabeçote, saberia me dizer qual deles marca a temperatura do painel? o outro é do sistema de partida a frio. obrigado
Carlos Gonçalves
UNO RUA
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Com certeza é o Mille EP mais inteiro do grupo!

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
allex2000
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 18
Registrado em: 27/07/14, 18:20
Carro: Elba Weekend
Localização: Sorocaba - SP

chicoguaiba escreveu:show, tenho que fazer isso no meu também.
me tira uma dúvida se possível, meu uno é carburado, originalmente a álcool, possui dois sensores de temperatura, um na válvula e outro no cabeçote, saberia me dizer qual deles marca a temperatura do painel? o outro é do sistema de partida a frio. obrigado
Chico, o que marca no painel é o sensor da válvula.

Valeu!
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

chicoguaiba escreveu:show, tenho que fazer isso no meu também.
me tira uma dúvida se possível, meu uno é carburado, originalmente a álcool, possui dois sensores de temperatura, um na válvula e outro no cabeçote, saberia me dizer qual deles marca a temperatura do painel? o outro é do sistema de partida a frio. obrigado
Aqui na foto vemos uma peça vermelha com uma parte em latao, com um fio saindo de dentro de uma capinha, ali é o sensor da tempreratura que manda a informação pro ponteiro do painel.

Imagem
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Frighetto32 escreveu:DA hora Gabriel!! Parabéns pela dedicação!
Valeu!
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Responder