Bem nesse ultimo mês foi novamente necessário cuidar da manutenção do uno, Afinal é o carro usado diariamente em todas condições, então, o mesmo tem que estar o melhor possível.
Meu carro a tempos apresentava uma lentidão enorme pra dar temperatura, no inverno forte isso ficou muito mais evidente, o carro não aquecia e ao pegar estrada esfriava muito rápido mesmo. Bastando dar uma acelerada forte devido ao fluxo grande de água ele rapidamente perdia a temperatura e esfriava.
Decidi então realizar a troca da vauvula termostática novamente. Já havia trocado ela em 2012, porem não ficou bom, decidi ir atrás de uma idêntica a que vinha de fábrica. Consegui uma Whaler 82ºC igualzinha zero bala.
Esta era a que veio de fábrica. Olha o estado que tava, nem abria mais:
Comprei uma VDO, A vauvula em si é boa, funciona, porem o grande vilão da história, foi o anel de vedação dela, coloquei ele novinho e ao abrir uma surpresa, ele tava pior que o da que veio no carro que tinha ja seus 16 anos de uso, este VDO nao aguentou 2 anos e se deteriorou.
A vauvula eu testei, e está boa, funciona bem, o defeito com certeza era o anel que tava deixando a água passar
Resultado, como a Whaler que comprei tempos atrás não veio o kit juntas e o tal anel de vedação e eu nem me lembrei desse detalhe e não consegui achar avulso, não deu outra, comprei mais uma vauvula termostática porem da marca Magneti Marelli que custou 40 reais e ficará de reserva.
Entao fui no meu mecânico e começamos a troca da vauvula, instalei a whaler nova original usando kit anel de vedaçao e junta da magneti marelli. O resultado foi uma vedaçao perfeita.
Aqui desmontado, olha como é ali dentro, tem um rebaixo onde a borracha deve se acomodar. só limpar bem antes de instalar a nova peça
Antes de fechar eu limpei essa sujeira, mas nao cheguei a fotografar.
Parafusos limpos tambem, nao adianta muito limpar e engraxar, eles simplesmente enferrujam facil, mesmo com graxa.
Fizemos o teste no fogão pra ver se funcionava bem, teste ok!
Fria
Quente
Aqui ja encaixando a nova válvula
Instalada a vauvula, em casa dei seguimento, desmontei o radiador e fiz a limpeza completa do sistema, que pasmem saiu quase que limpa a água. O aditivo coolant funciona muito bem, tava a um ano e meio no meu carro.
Radiador novinho da marca Visconde.
Porem ele ficou com sujeira sedimentada, comprei uma ferramenta top, uma escovinha de lavar mamadeiras de bebê, lavei ele por dentro. E ai a sujeira foi saindo aos poucos.
Troquei tambem o cebolão do radiador por um novo da marca Iguaçú.
Este antigo era MTE Thomson e nao estava bom, ligava bem antes do que devia e ficava ligado um tempao.
Depois até tinha ja feito um teste de trocar o sensor da temperatura da água Da injeção, mas sem chance, o uno EP rejeitou todos, fica todo errado com qualquer sensor exceto o jaeger made in France que veio de fábrica e que por sinal ainda funciona mas tava um lixo, Visualmente falando:
Peguei o mesmo e decidi dar um trato nele, peguei bombril e massa de polir e dalhe polimento até desencardir. E aqui o resultado:
E a mesa cheia das peças, Da esquerda pra direita a vauvula da Magneti Marelli, a VDO e a Whaler antiga, caco do parafuso que quebrou na hora de abrir(pra variar), Cebolão MTE antigo, Sensor de painel original Nixon antigo(está funcionando), Sensor de temperatura de água da injeção novo da MTE que não deu certo.
coloquei tudo no lugar e botei o coolant novamente, usei um litro e meio apenas. tinha comprado a mais pois tinha pego numa promoção na época. Ele é bem viscoso bem concentrado, tive bons resultados com esse produto, custa um pouco mais, porem é muito bom, vale o investimento!
Detalhe da cor que ficou o tanquinho integrado ao radiador depois de limpo.
Painel antes rodando normal, a temperatura raramente passava desse ponto.
Painel Atualmente rodando em qualquer situação, vejam a diferença. ele baixa no máximo meio risco quando anda rápido ou muito tempo em alguma reta. Fora que em 10 minutos o carro ja dá a temperatura correta e nao esfria enquanto anda como acontecia antes.
Quando chega mais ou menos por aqui a ventoinha liga fica em torno de 20 segundos ligada e desliga fazendo esse ciclo várias vezes até o carro começar a se movimentar e o vento da rua abaixar a temperatura. Antes ficava ligada por um tempo muito longo e entrava em ação muito antes da temperatura correta.
Depois de toda essa trabalheira, finalmente resolvi o problema de temperatura do meu carro. Alguma hora tinha que dar certo!
Por enquanto é isso. Em breve posto mais novidades.