Valeu!.:run4fun:. escreveu:Top o trampo!
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Uno Mille EP 1.0 i.e 95
- Gabrielmigliavasca
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Valeu!Kael escreveu:Ficou topo em. Parabéns.
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Bom pessoal, faz tempo que nao postava por aqui, recentemente fiz a troca de todas as peças do freio traseiro, o mesmo tinha um vazamento pelo cilindro de roda esquerdo, contaminando assim as lonas e tambores ainda originais com 20 anos de uso.
Aproveitei que acabou ja uma parte da reforma da minha casa e consegui por o carro de volta ao pátio dos fundos, macaqueamos o carro e um amigo meu me ajudou nos diagnósticos.
Lado direito desmontado, apenas poeira de lona, coisa normal e sem vestígios de um possível vazamento de fluido de freio.
Os tambores ainda com a logo fiat pra quem curte ver essas coisas como eu.
Já o lado esquerdo, a suspeita apareceu. Tinha um cilindro de roda com vazamento e bem sério por sinal, a lona virou uma grande meleca e ao freiar ela as vezes colava.
Isso é o que vira a lona quando está contaminada por fluido, umas limalhas de lona.
Antes de sair comprando peça mandei um lava jato nesse lado pra avaliar melhor, notamos ainda as peças eram todas originais desde a fabricação do carro 20 anos atrás. Cilindros ATE e lonas Colbreq ATE que nem estavam tam gastas assim, porem tava tudo contaminado, optamos por fazer por completo e ja deixar tudo novo. Gastei 170 Reais de peças, tudo novo e das melhores marcas, (essas são algumas vantagens do uno mille, peças de baixo custo, o bolso agradece $)
Fiz a correria de procurar as melhores peças, Lonas Fras-LE, os rebites, Cilindros de roda originais ATE, tambores de freio Freemax Carbon Painted ja vem pintado de preto e brunido por dentro, acabamento muito bonito por sinal.
Uma curiosidade, os tambores de uno sao iguais dos Autobianchi A112, Essa é pra quem ja jogou o game de play station 2 Gran turismo 4 vai saber do que falo heheh, aquele carrinho que tu ganha e lembra muito os 147 brasileiros.
Fizemos os freios em etapas por falta de tempo e as condições climáticas não tavam ajudando, bastante calor e quando vê chuva forte.
começamos então após limpar com lava jato os dois lados pra tirar toda sujeira, trocamos os cilindros de roda e flexíveis de freio que ainda eram originais fiat.
Aqui ja no lugar o Flexível de freio novo
Peças retiradas, eu de curioso abri o cilindro que estava com defeito, e descobri que o mesmo estava emperrado por ferrugem, de tantos anos que nunca tinham trocado o fluido de freio
Essa parte estriada estava totalmente comida pela ferrugem, e se desgastou ficando com alguns buracos, e por fim emperrada e sem movimento algum o que ocasionou o rompimento da borracha que retem o pistao na posiçao.
detalhe pra bolinha de ferrugem dentro do cilindrinho.
Feito essa parte partimos pra etapa 2 duas semanas depois.
na segunda etapa seria trocada as lonas e instalado os novos tambores de freio.
Removendo as lonas velhas ja contaminadas e vitrificadas pelo tempo
Vitrificada
Aqui ja rebitando as novas lonas de freio. Procedimento simples, querendo qualquer um consegue fazer tendo as ferramentas claro.
Lonas rebitadas
Agora só instalar no espelho do tambor.
detalhe do novo cilindro de roda original ATE
Conjunto instalado, da um trabalho meio difícil na parte de montar as molas, elas tem uma tensão fodástica e pouco espaço, fizemos força, mas utilizando algumas técnicas que vi em alguns vídeos do Marcelo Tonella, foi mais fácil.
A coisa ficou asism, tudo novinho.
E para finalizar trocamos tambem os flexíveis dianteiros.
Por fim fizemos mais uma limpeza no sistema e sangramos todas rodas, coloquei fluido de freio dot4 da Pentosin de fabricação alemã.
aqui uma amostra do fluido velho com sujeira.
Aqui Sob a bancada todas as peças que substituimos. Todos flexíveis de freio, tambores traseiros, lonas traseiras, rebites, clilindros de roda e fluido de freio.
Infelizmente eu nao fotografei antes de por as rodas mas o tambor novo aparece uma bordinha pelo furo da roda.
Tanquinho limpo com fluido novinho.
Ficou tao forte o flash que mal aparece o fluido dentro.
Fizemos a regulagem do freio de mao, e depois uns testes pra assentamento, ficou excelente, é outra coisa agora. Por enquanto é isso.
Aproveitei que acabou ja uma parte da reforma da minha casa e consegui por o carro de volta ao pátio dos fundos, macaqueamos o carro e um amigo meu me ajudou nos diagnósticos.
Lado direito desmontado, apenas poeira de lona, coisa normal e sem vestígios de um possível vazamento de fluido de freio.
Os tambores ainda com a logo fiat pra quem curte ver essas coisas como eu.
Já o lado esquerdo, a suspeita apareceu. Tinha um cilindro de roda com vazamento e bem sério por sinal, a lona virou uma grande meleca e ao freiar ela as vezes colava.
Isso é o que vira a lona quando está contaminada por fluido, umas limalhas de lona.
Antes de sair comprando peça mandei um lava jato nesse lado pra avaliar melhor, notamos ainda as peças eram todas originais desde a fabricação do carro 20 anos atrás. Cilindros ATE e lonas Colbreq ATE que nem estavam tam gastas assim, porem tava tudo contaminado, optamos por fazer por completo e ja deixar tudo novo. Gastei 170 Reais de peças, tudo novo e das melhores marcas, (essas são algumas vantagens do uno mille, peças de baixo custo, o bolso agradece $)
Fiz a correria de procurar as melhores peças, Lonas Fras-LE, os rebites, Cilindros de roda originais ATE, tambores de freio Freemax Carbon Painted ja vem pintado de preto e brunido por dentro, acabamento muito bonito por sinal.
Uma curiosidade, os tambores de uno sao iguais dos Autobianchi A112, Essa é pra quem ja jogou o game de play station 2 Gran turismo 4 vai saber do que falo heheh, aquele carrinho que tu ganha e lembra muito os 147 brasileiros.
Fizemos os freios em etapas por falta de tempo e as condições climáticas não tavam ajudando, bastante calor e quando vê chuva forte.
começamos então após limpar com lava jato os dois lados pra tirar toda sujeira, trocamos os cilindros de roda e flexíveis de freio que ainda eram originais fiat.
Aqui ja no lugar o Flexível de freio novo
Peças retiradas, eu de curioso abri o cilindro que estava com defeito, e descobri que o mesmo estava emperrado por ferrugem, de tantos anos que nunca tinham trocado o fluido de freio
Essa parte estriada estava totalmente comida pela ferrugem, e se desgastou ficando com alguns buracos, e por fim emperrada e sem movimento algum o que ocasionou o rompimento da borracha que retem o pistao na posiçao.
detalhe pra bolinha de ferrugem dentro do cilindrinho.
Feito essa parte partimos pra etapa 2 duas semanas depois.
na segunda etapa seria trocada as lonas e instalado os novos tambores de freio.
Removendo as lonas velhas ja contaminadas e vitrificadas pelo tempo
Vitrificada
Aqui ja rebitando as novas lonas de freio. Procedimento simples, querendo qualquer um consegue fazer tendo as ferramentas claro.
Lonas rebitadas
Agora só instalar no espelho do tambor.
detalhe do novo cilindro de roda original ATE
Conjunto instalado, da um trabalho meio difícil na parte de montar as molas, elas tem uma tensão fodástica e pouco espaço, fizemos força, mas utilizando algumas técnicas que vi em alguns vídeos do Marcelo Tonella, foi mais fácil.
A coisa ficou asism, tudo novinho.
E para finalizar trocamos tambem os flexíveis dianteiros.
Por fim fizemos mais uma limpeza no sistema e sangramos todas rodas, coloquei fluido de freio dot4 da Pentosin de fabricação alemã.
aqui uma amostra do fluido velho com sujeira.
Aqui Sob a bancada todas as peças que substituimos. Todos flexíveis de freio, tambores traseiros, lonas traseiras, rebites, clilindros de roda e fluido de freio.
Infelizmente eu nao fotografei antes de por as rodas mas o tambor novo aparece uma bordinha pelo furo da roda.
Tanquinho limpo com fluido novinho.
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Fizemos a regulagem do freio de mao, e depois uns testes pra assentamento, ficou excelente, é outra coisa agora. Por enquanto é isso.
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show!
Renato
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Bem Vindo ao fórum! Cuidar do carro não tem mistério, só manter a manutenção em ordem, e o carro limpo que ele vai durar muito tempo. Crie uma garagem e posta umas fotos do CS ano 90. Valeu!leoclorca escreveu:Sou novo aqui no forum, porem tenho um fiat uno cs 1.5 1990 ja faz uns 3 anos....sempre gostei de cuidar do carro, queria saber lidar com o meu igual vc faz no seu, parabéns pelo exemplar!
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Parabéns pela disponibilidade de postar um passo a passo tão detalhado!
Abs!
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Sensacional! Adoro os fiat uno e gosto mais ainda de pessoas caprichosas e que fazem manutenção em casa...parabens pelo empenho!
Uma sugestão seria instalar isolamento acustico com manta asfaltica no carro, ficaria demais!
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- Gabrielmigliavasca
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Valeu!.:run4fun:. escreveu:Parabéns pela disponibilidade de postar um passo a passo tão detalhado!
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Então, eu nao cheguei a colocar manta asfaltica nesse carro, mas no Uno turbo 94 coloquei. Fica um resultado muito bom.Giovanefortuna escreveu:Sensacional! Adoro os fiat uno e gosto mais ainda de pessoas caprichosas e que fazem manutenção em casa...parabens pelo empenho!
Uma sugestão seria instalar isolamento acustico com manta asfaltica no carro, ficaria demais!
Nesse EP só coloquei camada dupla de feltro grosso betumado, ja deu uma diferença nos ruidos.
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