Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Gostaria de compartilhar um pouco da minha história e ler o que o pessoal mais experiente tem a dizer.
Tudo começou com um motor fervendo, por um mal contato nos fios da cebolinha do radiador.
A temperatura da Elba foi lá pros 110 ou mais... esperei abaixar, de vez em quando eu dava contato sem ligar o motor, e nada do ventilador funcionar, tinha um certo receio de mexer nos fios com a água a mais de 100 graus, e se estoura uma mangueira e vai nas mãos ou no rosto...
Algum tempo depois, mexi nos fios e o ventilador voltou à vida, então liguei o motor para fazer a água circular, e a temperatura foi baixando.
Depois disso o carro ficou um pouco pior, mas ainda respondia sem problemas.
Só que a umidade no escapamento aumentou muito.
Deixei no mecânico para trocar a junta do cabeçote e alguns dias depois, ele liga pedido para dar um pulo lá para ver o motor.
Dos 10 parafusos do cabeçote ele conseguiu tirar 7, 3 estavam literalmente soldados no bloco do motor.
Que vontade de dizer um palavrão.
Chegou nesse ponto, ele falou que tem que tirar o motor e levar para a retífica para levar um banho/tratamento químico para ver se desengripa os parafusos.
Dois dias depois, nada... A alternativa dada foi meter uma serra na parte do cabeçote para ver se consegue cortar os parafusos sem prejudicar o bloco.
Até o momento não sei de mais nada.
Estou procurando por aí, e até que encontro cabeçote para o SEVEL, para botar a Elba na ativa novamente, mas encontrei uma opção que está me dando uma coceira, venho perguntar o que vocês acham:
Uma das auto peças / desmanche diz que tem um motor sevel de fiat TIPO MPI 1.6, e faz o motor completo (fios, chicote, injeção, etc) por R$ 2.200,00.
Eu estou com uma certa urticária... penso que uma injeção eletrônica pode vir a melhorar o consumo da Elba, segundo o vendedor ele diz que dá certo. Não sou mecânico, mas SEVEL (do TIPO) deve encaixar no lugar do outro SEVEL (da Elba).
O que os senhores acham?
É uma boa?
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
Colocar motor de TIPO na ELBA
- Detefon
- Sevel Inside
- Mensagens: 41
- Registrado em: 07/05/14, 20:12
- Carro: Elba
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
-
- Usuário
- Mensagens: 6
- Registrado em: 31/05/15, 13:43
- Carro: PREMIO
- Localização: Belo Horizonte MG
Cara o tipo e MPI mesmo? Se sim boto fé de vc pegar, chora o valor ve se cai pra uns 1800$ que eu acho que vale a pena, mas pega tudo que puder da injeção.
- fiatwill
- Moderador
- Mensagens: 1687
- Registrado em: 15/02/13, 17:43
- Carro: Prêmio CS 1986
- Localização: São Bernardo do Campo-SP
Velho, a grosso modo, se você tirar os periféricos, vai ver que o motor da Elba e o do Tipo são exatamente iguais! Se colocar esse motor aí do Tipo ficar mais barato doque fazer o da Elba, vai fundo!
Dá uma olhada na minha garagem. Coloquei um motor de Tipo no meu Prêmio, mas mantive carburado.
Dá uma olhada na minha garagem. Coloquei um motor de Tipo no meu Prêmio, mas mantive carburado.
- Detefon
- Sevel Inside
- Mensagens: 41
- Registrado em: 07/05/14, 20:12
- Carro: Elba
Bem, hoje fiquei sabendo mesmo, tiveram que fazer uma incisão no cabeçote para "atorar" os parafusos, e assim desgrudar o cabeçote do bloco do motor.
@flatwill, muito obrigado pelo retorno, é uma grande pena que as fotos não aparece.
Na minha concepção "leiga", sevel é sevel, e o sevel do tipo deve servir na elba também. Mas como você disse: sem os periféricos!
Aproveitando o embalo? A caixa de marchas do tipo serve na elba?
@flatwill, muito obrigado pelo retorno, é uma grande pena que as fotos não aparece.
Na minha concepção "leiga", sevel é sevel, e o sevel do tipo deve servir na elba também. Mas como você disse: sem os periféricos!
Aproveitando o embalo? A caixa de marchas do tipo serve na elba?
Fiat Elba CSL 1991 1.6 gas
- Digo Garcia
- Administrador
- Mensagens: 1015
- Registrado em: 14/02/13, 18:38
- Carro: 1.6R 1990 "Panda"
- Localização: São Bernardo do Campo - Sp
Tudo bem?
A mecânica do Tipo serve na Elba sim.
O câmbio, vc pode manter o mesmo da Elba, pois o Tipo tem câmbio com trambulador "em cima", e dependendo do ano da sua Elba, o câmbio dela é o sistema com trambulador embaixo.
Se o seu câmbio está bom, eu nem mexia..pois o câmbio do Tipo pode estar pior..
Vc vai ter que comprar um tanque de combustível dos Unos injetados, com suporte para bomba elétrica interna, ou fazer como o pessoal que injeta ou turbina carburados, adaptar uma bomba elétrica externa.
A mecânica do Tipo serve na Elba sim.
O câmbio, vc pode manter o mesmo da Elba, pois o Tipo tem câmbio com trambulador "em cima", e dependendo do ano da sua Elba, o câmbio dela é o sistema com trambulador embaixo.
Se o seu câmbio está bom, eu nem mexia..pois o câmbio do Tipo pode estar pior..
Vc vai ter que comprar um tanque de combustível dos Unos injetados, com suporte para bomba elétrica interna, ou fazer como o pessoal que injeta ou turbina carburados, adaptar uma bomba elétrica externa.
- Maggito
- Fiasa Inside
- Mensagens: 180
- Registrado em: 14/02/13, 21:21
- Carro: Mille i.e. "Mille"
- Localização: São Paulo - SP
Se colocar o cambio do Tipo, teria que colocar os semi-eixos dos Unos 1.6 que utilizam trambulador por cima, no caso (como o Digo disse), se a sua Elba tiver trambulador por baixo.
Também teria que adaptar o acionamento das marchas e, nesse caso, seria até bacana adaptar um acionamento por cabos.
Se seu cambio estiver bom, eu também não trocava. Vai gastar uma moeda com a adaptação, correndo o risco do cambio do Tipo tá ruim e ainda ter que fazer uma revisão nele.
Também teria que adaptar o acionamento das marchas e, nesse caso, seria até bacana adaptar um acionamento por cabos.
Se seu cambio estiver bom, eu também não trocava. Vai gastar uma moeda com a adaptação, correndo o risco do cambio do Tipo tá ruim e ainda ter que fazer uma revisão nele.
Atenciosamente,
Maggito.
Maggito.