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DÁ PRA FICAR CONFORTÁVEL?

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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TONY GAVA
Usuário
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Mensagens: 2
Registrado em: 07/12/15, 10:50
Carro: UNO WAY ECONOMY 2011

Bom dia!

estou a procura de sugestôes sobre como deixar meu Uno o mais confortável POSSIVEL, e nada melhor do que questionar no fórum da turma que mais entende do assunto, na pratica!

acabei de adquirir um way 2011 quadrado, em um negócio; e pela economia que dizem que ele tem, deixarei para minha esposa usar na cidade.. levar as crianças na escola, ir para o trabalho mercado etc...

primeiro dia andando com o carro, senti ele bem mole, pensei, poxa ta bem confortável; me enganei, levei no auto center, os quatro amortecedores estourados. Resultado, kit novos para diateira e traseira COFAP, rolamentos, coxins, alinhamento, balanceamento, cambagem, reparo feixe de mola.
Saindo do auto center, o susto, conforto zero...;/ carro 100% estável, e seguro pra esposa andar.. mas conforto.. zero.

então peço a ajuda de vocês, o que posso fazer para amenizar a natureza seca do meu uninho? coloco molas esportivas? fiquei sabendo que a traseira é facão e não tem molas esportivas para traseira, mola esportiva talvez ficariam muito mole, e estouraria os amortecedores, se estes não fossem preparados, por favor, ajudem ? :) :D

muitissimo obrigado desde já!!
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Maggito
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Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Olá. Normalmente, suspensão nova fica com essa característica dura mesmo, mas com o tempo ela vai cansando um pouco e fica mais macio.
Seu carro é o Mille Way, sei que os amortecedores (e provavelmente as molas) são maiores que os do Mille comum. Será que realmente utilizaram os amortecedores corretos? Pois, se utilizarem amortecedores "menores" com molas maiores, realmente vai aumentar a carga da mola por pressão e sim, sacrificar o conforto.

A traseira é feixe de molas mesmo, o método mais seguro de alterar a altura é arqueando (para levantar) ou desarqueando (para rebaixar) o feixe. Esse processo é relativamente rápido e fácil de fazer, mas exige prensa hidráulica e um profissional que realmente entenda de feixe de molas.
Molas esportivas podem alterar a altura do carro e deixar mais confortável ou até mais duro - dependendo da mola, pois o propósito da mola é realmente deixar o conjunto mais firme.
Uma solução de contorno seria colocar molas de Corsa antigo ou Celta na dianteira - vai deixar o conjunto um pouco mais baixo, mas talvez encontre o conforto que procura.
Ou também, colocando o conjunto de molas e amortecedores do Mille comum, também poderia chegar no que você procura.

O que eu faria nessa situação: Antes de trocar as peças recém instaladas, aguardaria a suspensão "cansar" por natureza, coisa de uns 3 meses.
Atenciosamente,

Maggito.
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Digo Garcia
Administrador
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Mensagens: 1015
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Concordo com o Maggito...
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Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
TONY GAVA
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Mensagens: 2
Registrado em: 07/12/15, 10:50
Carro: UNO WAY ECONOMY 2011

Muitissimo obrigado!!

a suspensão é a certa sim; mas resolvemos mudar a estratégia. vou por ele à venda, e partir para outro, inclusive completo.
mas muito obrigado pela explicação. vivendo e aprendendo! rs.

tem algum lugar aqui no forum para classificado? como posto fotos? muito obrigado novamente.


atenciosamente.
Maggito escreveu:Olá. Normalmente, suspensão nova fica com essa característica dura mesmo, mas com o tempo ela vai cansando um pouco e fica mais macio.
Seu carro é o Mille Way, sei que os amortecedores (e provavelmente as molas) são maiores que os do Mille comum. Será que realmente utilizaram os amortecedores corretos? Pois, se utilizarem amortecedores "menores" com molas maiores, realmente vai aumentar a carga da mola por pressão e sim, sacrificar o conforto.

A traseira é feixe de molas mesmo, o método mais seguro de alterar a altura é arqueando (para levantar) ou desarqueando (para rebaixar) o feixe. Esse processo é relativamente rápido e fácil de fazer, mas exige prensa hidráulica e um profissional que realmente entenda de feixe de molas.
Molas esportivas podem alterar a altura do carro e deixar mais confortável ou até mais duro - dependendo da mola, pois o propósito da mola é realmente deixar o conjunto mais firme.
Uma solução de contorno seria colocar molas de Corsa antigo ou Celta na dianteira - vai deixar o conjunto um pouco mais baixo, mas talvez encontre o conforto que procura.
Ou também, colocando o conjunto de molas e amortecedores do Mille comum, também poderia chegar no que você procura.

O que eu faria nessa situação: Antes de trocar as peças recém instaladas, aguardaria a suspensão "cansar" por natureza, coisa de uns 3 meses.
pedroabni
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Registrado em: 29/04/16, 10:07
Carro: uno fire 08
Localização: São Vicente - SP

galera, desculpa ressuscitar mais um tópico, mas foi nesse que mais me identifiquei, tenho sentido a traseira do uno (2008) muito dura, amortecedores não vazam, não tem folga nas buchas, e nem nenhum "nhec nhec" vindo da traseira, porém em buracos e até lombadas o carro passa com a dianteira e da pra sentir o "molejo" da suspensão, qdo passa a traseira meu deus, é seca, parece que nao tem curso na traseira, não sei explicar ao certo, gostaria da opinião de vcs se isso eh "normal" ou eu to deixando passar algo na manutenção do uninho, abraços



et.: nao adianta pedir ajuda e omitir fatos kkkk a traseira do meu uno esta com a cambagem um pouco mais negativa que o normal (na minha opinião) o pseudo alinhador do autocenter colocou na rampa e no olhômetro disse que não precisava corrigir a cambagem, concordei ali na hora mas fiquei de passar em outro autocenter e ainda nao tive tempo, ouvi dizer q qdo acontece isso eh o feixe de molas que ja esta "cansado" , será q esse desconforto tem alguma relação ? se sim, compensa comprar um feixe novo "paralelo" ? liguei na autopeças e custa R$ 153,00 e nem o vendedor sabe informar a marca, as ferramentas pra trocar eu tenho e já vi vários vídeos nao me parece difícil, tava pensando em trocar ... o q vcs acham ?
renatobeiri
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Mensagens: 2
Registrado em: 10/11/20, 10:56
Carro: siena 2011

pedroabni escreveu: 01/11/16, 10:40 galera, desculpa ressuscitar mais um tópico, mas foi nesse que mais me identifiquei, tenho sentido a traseira do uno (2008) muito dura, amortecedores não vazam, não tem folga nas buchas, e nem nenhum "nhec nhec" vindo da traseira, porém em buracos e até lombadas o carro passa com a dianteira e da pra sentir o "molejo" da suspensão, qdo passa a traseira meu deus, é seca, parece que nao tem curso na traseira, não sei explicar ao certo, gostaria da opinião de vcs se isso eh "normal" ou eu to deixando passar algo na manutenção do uninho, abraços



et.: nao adianta pedir ajuda e omitir fatos kkkk a traseira do meu uno esta com a cambagem um pouco mais negativa que o normal (na minha opinião) o pseudo alinhador do autocenter colocou na rampa e no olhômetro disse que não precisava corrigir a cambagem, concordei ali na hora mas fiquei de passar em outro autocenter e ainda nao tive tempo, ouvi dizer q qdo acontece isso eh o feixe de molas que ja esta "cansado" , será q esse desconforto tem alguma relação ? se sim, compensa comprar um feixe novo "paralelo" ? liguei na autopeças e custa R$ 153,00 e nem o vendedor sabe informar a marca, as ferramentas pra trocar eu tenho e já vi vários vídeos nao me parece difícil, tava pensando em trocar ... o q vcs acham ?
meu primeiro carro foi um mille fire 2002, e sempre achei a suspensão traseira dura e muito baixa, estourei 2 tanques de gasolina em 6 meses, eu levava em autocenter duvidosos da vida, e no máximo alinhavam só a roda da frente, e nunca identificavam o problema, como era meu primeiro carro eu não entendia nada do assunto.

até que quando fui trocar o escapamento, em uma oficina que mexia em escapamento e suspensão, um mecânico honesto me mostrou que o feixe de mola estava ruim.

meu fiat as peças era super baratas, mas o estado de conversação do meu estava ruim, mas é o que eu podia pagar na época, ai optei por vender, pois consertar todos os problemas, iria ultrapassar o valor do carro
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