Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Pergunta: Torque e potência - Carros flex, como funciona?

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
Flash
Adotados
Adotados
Mensagens: 140
Registrado em: 28/02/13, 23:30
Carro: Ex Uno CSL - Atual: pejo/marea

Olá camaradas, a dúvida é o seguinte: Eu tenho uma kombi flex 1.4, mas a pergunta também abrange a qualquer carro flex

Eu fico maluco por que não entendo como podemos ganhar torque e potência em faixas de rotações diferentes usando etanol e gasolina...Na verdade eu entendo mas não compreendo.

No meu caso, a kombi abastecida no etanol gera 80cv a 4800 rpm e 12,7 kgfm de torque a 3500 rpm, ok

Na gasolina, ela chega a 78cv a 4800 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3500 rpm

No uso, ela realmente é diferente na gasolina, embora tenha a perca insignificante de 0,2 kgfm, ela tem a aceleração mais fácil, mas o que isso significa? Eu apertar menos o acelerador pra subir uma rampa por exemplo

Já no alcool, ela fica mais lenta de aceleração e sente mais em subidas de morro, nada MUITO significante, porém dá pra sentir isso usando no dia a dia o carro

A resposta é fácil, a central identifica o combustivel, altera a vazão de combustivel, quantidade de ar admitido, muda o ponto e usa de acordo com o combustivel abastecido

O que fica complicado é que a kombi usa uma taxa de 11:1, razoavelmente alta pra gasolina e baixa pra alcool, mas um fire usa taxa de 12,5:1...

Como posso tirar potencia e torque, em alguns casos como na chevrolet que de 95cv na gasolina no motor 1.4, passa a ser de 104cv no alcool, tirar tanta potencia, torque, torque x rotação, sem modificações mecanicas como comando e escapamento variavel, num simples abastecimento diferente???
Constellation a alcool- Carniçawagem
uno conversivel
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 126
Registrado em: 01/03/13, 09:25
Carro: Uno Cabriolet 1987
Localização: Belém-PA

Depende do projeto do motor e da central. Nós, pobres usários, não temos muito o que fazer. Melhoraria aumentando a taxa de compressão e programação da central, coisa simples de fazer... hehehehe
Se conforma que dói menos.
caioferrari
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 7
Registrado em: 08/02/16, 23:43
Carro: Mille

A curva de torque potência está relacionada com o ponto de ignição do carro naquela rotação. E isso tem a ver com o tempo que o combustível demora para se incendiar.
Cada combustível tem seu mapa...
Rony M. Machado
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 93
Registrado em: 14/02/13, 20:40
Carro: Uno EP - Silver Millho
Localização: Morungava jungle!!!

todo carro flex puxa o projeto ou mais pro lado da Gasolina... (menores taxas, caso do 1.4 VW) ou pro Etanol.
No caso da VW eles entendem que a maioria dos usuários preferem Gasolina e focaram o projeto mais para rodar com este combustível.
Já no caso por exemplo dos GM 1.4 (taxa : 12,4:1) é praticamente um carro a Etanol que roda com gasolina. No Etanol o motor solta...na Gasolina fica nitidamente mais amarrado.

CARRO FLEX = PATO (Não se ofendam , mas é verdade) O pato , nada, voa e corre....total flex ... porem ele não faz nada disso direito.
Não tem como ter um carro multicombustivel que rode bem em todos os combustíveis . (não significa também que rode mal em todos)

Então....Carro flex é isso. Escolha o combustível que é melhor aceito pelo motor e seja feliz.
RONY- UNO EP - SILVER MILLHO! OH YEAHH 8-)
viewtopic.php?f=6&t=3864
caioferrari
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 7
Registrado em: 08/02/16, 23:43
Carro: Mille

Rony, eu discordo de você em algumas partes.

O avanço da eletrônica fez com que os flex se tornassem muito eficientes em qualquer combustível. Os motores mais modernos possuem eficiência de dar inveja em qualquer combustível.

Outra coisa que discordo é quanto a estar mais preparado para um combustível do que para outro. Concordo quando você diz dos motores Etanol que também rodam na gasolina. Mas o contrário não é verdade. Todo motor, mesmo com baixa taxa de compressão, desenvolve melhor no Etanol do que na gasolina porque a injeção explora bem o ponto para aproveitar melhor a energia de combustão.
Meu Fire é um desses Flex de primeira geração. A performance é notavelmente melhor no etanol do que na gasolina. É a taxa é pequena...
Rony M. Machado
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 93
Registrado em: 14/02/13, 20:40
Carro: Uno EP - Silver Millho
Localização: Morungava jungle!!!

caioferrari escreveu:Rony, eu discordo de você em algumas partes.

O avanço da eletrônica fez com que os flex se tornassem muito eficientes em qualquer combustível. Os motores mais modernos possuem eficiência de dar inveja em qualquer combustível.

Outra coisa que discordo é quanto a estar mais preparado para um combustível do que para outro. Concordo quando você diz dos motores Etanol que também rodam na gasolina. Mas o contrário não é verdade. Todo motor, mesmo com baixa taxa de compressão, desenvolve melhor no Etanol do que na gasolina porque a injeção explora bem o ponto para aproveitar melhor a energia de combustão.
Meu Fire é um desses Flex de primeira geração. A performance é notavelmente melhor no etanol do que na gasolina. É a taxa é pequena...
Perfeitamente... não quero dizer que os carros flex são ruins.
Mas o fato inegável é que ele são um projeto feito para ter o ponto de equilíbrio mais adequado entre os 2 combustíveis.
Fato é que mesmo com a eletrônica tão evoluída não vemos carros de alta performance Flex (quando falo alta é ALTA mesmo) .
Portanto, é mais que normal que os carros Flex se comportem melhor com algum tipo de combustível, novamente ressaltando que não significa que se ele funciona melhor por exemplo na gasolina que ele irá funcionar mal (ou terá diferença gritante ) ao rodar com etanol.

A eletrônica vem a compensar com atraso de ponto, mudança de vasão e press de combustível, variação de atraso ou adiant. de comando de valvulas e até variação no coletor. porem uma coisa é inegável.... o combustível a ser utilizado é totalmente afetado pela taxa de compressão. tal essa que é fixa. E que em projetos FLEX visam um meio termo entre os 2 combustíveis.
RONY- UNO EP - SILVER MILLHO! OH YEAHH 8-)
viewtopic.php?f=6&t=3864
Responder