Boa noite galera,
Recentemente adquiri um fiat elba 96 i.e, deu zica no motor, quero uma opinião de quem conhece motor sevel. Obrigado..
Pouco mais de um - 1 UM um .... 1 mês com o carango e só alegria, paixão certeira, estava até vendendo meu gol bola, disposto a firmar um relacionamento com o "Elbão" ...
tudo é muito belo.. carro legal.. completão.. inteiro...
Disposto a eliminar os mínimos detalhes .. p deixa-lo zero.
daiiii logo veio a crise.
O motor começou a subir óleo pelo TBI jorrando tudo na gasolina causando fumaça no escape, notei excesso de pressão, pelos vazamentos na vareta de óleo e tampa. ao tirar a mangueira do TBI parece um compressor de fumaça e óleo, bem forte.
Depois de limpar mangueira, bomba de óleo, trocar ant-chamas e outras tentativas levei num mecânico de confiança.
O mecânico mexeu o dia todo no carro e condenou o motor, dizendo ser problemas com anéis, camisa riscada ou coisa do tipo que isso está gerando pressão de ar na parte de baixo e dai o óleo sobe.
Levei noutros dois mecânicos e esses nem ficaram olhando nada, já condenaram de cara, ao ver a vareta de óleo jorrando e a mangueira do tbm espirrando óleo com fumaça.
BELEZA... paciência acontece.
Agora vem a pergunta. Vale a pena fazer esse motor inteiro.? já sei que p isso vou desembolsar de 2300 a 3000 temers
e para resolver o problema se for anéis, pistão e não mecher em mais nada, gasto uns 1500 ai é arrumar e vende-lo direto do mecânico.
Agora se arrumar inteiro ele vai aguentar "KA- c - TE" igual o meu GOL 1.6 mi? , quero dizer, posso confiar nele que vai aguentar pelo menos mais uns 80mil sem estress tocando o terror, viagens com carro cheio, eventualmente pegas e arrancadas sem se preocupar?
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HELP - Motor do elba criando pressão na vareta e TBI
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- fiatwill
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Se esse motor for bem feito, com um bom mecânico, pode ter certeza: você vai ter um baita motor, e é sim confiável. Na Argentina o Fiat Duna foi fabricado até 1999 pelo que me lembro, com esse mesmo motor, e batia recordes de rodagem entre outros. Lá ele é tão difundido quando o VW AP aqui no Brasil.
Eu acho que o problema desse motor começa sempre com donos e mecânicos negligentes.
Só não adianta economizar. Faz bem feito.
Eu acho que o problema desse motor começa sempre com donos e mecânicos negligentes.
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Will, Obrigado pelo retorno brother.fiatwill escreveu:Se esse motor for bem feito, com um bom mecânico, pode ter certeza: você vai ter um baita motor, e é sim confiável. Na Argentina o Fiat Duna foi fabricado até 1999 pelo que me lembro, com esse mesmo motor, e batia recordes de rodagem entre outros. Lá ele é tão difundido quando o VW AP aqui no Brasil.
Eu acho que o problema desse motor começa sempre com donos e mecânicos negligentes.
Só não adianta economizar. Faz bem feito.
Já estou começando a mobilização para fazer o motor do EL'Elbão.
Eu fico um pouco receoso devido o motor apresentar problemas com tão pouco tempo de uso, e ser um problema que condena logo o motor todo... pelo histórico dele, vi que a ultima vez que foi feito retifica foi a menos de 50 mil km. foi em 2012. (Feito motor todo, biela bronzina rolamento pistão etc. )
Sei pois sou o terceiro dono, e tenho todas as notas de tudo que foi feito no carro desde as revisões de fabrica em 97 e 98 até os dias de hoje. Os antigos donos foram legais em guardar esses papeis, tenho uma noção boa de como está o carro.
Meu medo e de só durar isso de novo, imagino que um motor desse original deve ser um foguete, mas depois de feito com as peças que encontramos no mercado brasileiro. Longe da qualidade original de fabrica não vai ficar a mesma coisa, Os ERMANOS tem a vantagem de encontrar essas peças originais mais fácil e com baixo custo.
cotando as peças pelo mercado livre, + retifica vão 1800$ Temers ... Meio salgadinho pensando que a mão de obra vai ficar mínimo 600$
- fiatwill
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Cara, vou ter que te desanimar um pouco no custo: Por menos de $3000 não dá pra ficar zero mesmo, na maioria dos casos. As peças você encontra. Procura peças pro Tipo 1.6. O motor é o mesmo, mas tem funcionário de auto-peças que só sabe ler catálogo, não sabe realmente o que diz, e até mecânicos também. Procura um bom mecânico que dá certo. Com certeza alguma coisa de errado aconteceu pra esse motor dar problema com uma km tão baixa.
- Digo Garcia
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Tbém sou da opinião que esse motor foi retificado de maneira incorreta para já apresentar problemas tão cedo.
- RE-FIAT
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com certeza tem coisa errada aí!
no mercado nacional temos boas marcas que te garantem a qualidade do serviço, tais como Metal Leve, Mahle, Cofap, Sabó, e por aí vai!
quanto a sua outra duvida, um Sevel desses aguenta tanto ou mais 'Kcete' que o AP1.6! Fica tranquilo, inclusive você vai se surpreender!
no mercado nacional temos boas marcas que te garantem a qualidade do serviço, tais como Metal Leve, Mahle, Cofap, Sabó, e por aí vai!
quanto a sua outra duvida, um Sevel desses aguenta tanto ou mais 'Kcete' que o AP1.6! Fica tranquilo, inclusive você vai se surpreender!
Renato
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Obrigado amigos.
Essa dica das peças do tipo 1.6 i.e é show.
Vou começar a mexer nele mês que vem.
Ainda estou esperançoso que só vou trocar os anéis, o pistão que zuou, retifica e já era.
fé é a ultima que morre.
Essa dica das peças do tipo 1.6 i.e é show.
Vou começar a mexer nele mês que vem.
Ainda estou esperançoso que só vou trocar os anéis, o pistão que zuou, retifica e já era.
fé é a ultima que morre.