Bom dia amigos do Clube do Uno Brasil!
Preciso de uma ajuda com meu Uno Mille EX 2000 que já algum tempo tem me deixado preocupado!
Ele oscila a rotação do motor! Quando parado, é perceptivel pelo som do motor e na rua ele perde potência! Tem vezes que parece que vai morrer! E o pior, o defeito é intermitente! Tem dia que o bicho anda que é uma beleza!
O que já foi feito:
Foram trocadas as velas, bomba de gasolina, filtro de gasolina, algumas mangueiras e sensor de temperatura a um ano atrás.
Confesso que o carro fico bom em relação a outros defeitos que tinha, porem passado um tempo, esse defeito voltou e fica naquela, vai e vem!!!
O que fiz por conta:
Andei me informando e vendo alguns vídeos sobre defeitos e resolvi verificar os cabos de vela e a sonda Lambda!
Medi os cabos de vela e encotrei valores diversos: um com 1K7, outro com 2K1, outro com 2K2 e o ultimo com 2K7.
A sonda Lambda tem quatro fios (2 brancos, 1 preto e 1 cinza) que segundo o video, o preto é o sinal e que em relação ao chassi (negativo) tem que oscilar em torno dos 400mV! O que encontrei foi 20mV com leve oscilação, e nota, retirei a conexão da sonda e o carro continuou funcionando igual, ser modificar em nada! A tensão no multimeltro ficou igual!!
Agora pergunto, fiz os testes corretamente? Se sim, no caso da sonda, a tensão que vem para a sonda proveniente da central não deveria ter uma tensão mais elevada ( uns 2 volts por exemplo) para que a sonda fizesse a tal variação em ralação ao negativo???
Me ajudem a desvendar este mistério!!!
Desde já, obrigado!
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Uno Mille EX oscilando rotação
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Geralmente quando a sonda lambda estraga, em teste individual no scanner o sinal de oscilação é nulo ou da uma pequena oscilada e trava sucessivamente. Porem a luz de anomalias da injeção fica acesa direto. Um sintoma de Sonda Lambda com problema, seria o aumento consideravel no consumo de combustivel e fumaça preta pelo escapamento causada pela mistura Ar x Combustivel imperfeita. Quanto à falhas na aceleração e oscilação na marcha lenta podem ser causados por ( Bobinas, Sensor de Lenta, Posição da Borboleta, Map ) já que o resto vc trocou.
Acredito que o mais correto, seria vc procurar seu mecânico de confiança e pedir pra ele passar o scanner. Porem em muitos casos com falhas intermitentes o scanner não detecta nenhum erro. Dai o certo é partir para o teste individual de cada sensor.
Verifique também o chicote por completo e seus conectores. Chicotes com emendas e conectores oxidados ou quebrados também causam falhas. Boa sorte, espero q consiga resolver !!
Acredito que o mais correto, seria vc procurar seu mecânico de confiança e pedir pra ele passar o scanner. Porem em muitos casos com falhas intermitentes o scanner não detecta nenhum erro. Dai o certo é partir para o teste individual de cada sensor.
Verifique também o chicote por completo e seus conectores. Chicotes com emendas e conectores oxidados ou quebrados também causam falhas. Boa sorte, espero q consiga resolver !!
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Tenho um EX 99, 2 dias depois que peguei começou as vezes a rotação la nas alturas, oscilando sozinho ou muito baixa de ficar tremendo.
No meu caso era uma emenda muito mal feita no conector do sensor de posição da borboleta, estavam os fios somente "enrolados" e oxidados. Cortei as pontas e refiz a solda e ficou beleza, nunca mais oscilou, levei na oficina foi colocado o scanner e apagado o erro que exixtia referente ao sensor.
No meu caso era uma emenda muito mal feita no conector do sensor de posição da borboleta, estavam os fios somente "enrolados" e oxidados. Cortei as pontas e refiz a solda e ficou beleza, nunca mais oscilou, levei na oficina foi colocado o scanner e apagado o erro que exixtia referente ao sensor.
Matheus Costa do Amaral
# Mille EX 1.0 2p pelado + ar quente Ano 1999
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