Fernando Kfouri escreveu:sempre motor,pois um potencia de roda sempre tem muitas variaveis na medição,que podem interferir em até 20% do resultado do ensaio dinamométrico.
........já cheguei a ver um carro perder até 10% de potencia na roda no dinamometro só de apertarem as cintas que seguram o carro p´baixo,.....
deixo a pergunta....
de que vale a potencia nas rodas se alguém vai com o carro desalinhado ou com folgas no dia de testar no dino?
Até que enfim alguém que confirme o que percebi a alguns anos atrás. Fabriquei um dinamômetro de rolos para motos e tive ele em minha garagem por alguns anos... era notável a diferença de indicação de potência em relação a amarração por cintas e a calibragem de pneus.
Parabéns por mostrar isso ao público Fernando... duvido, mas duvido mesmo que 10% dos preparadores do país entendam isso.
Nota: evitem comparar resultados de potência em dinamômetros de ROLOS distintos, em locais diferentes, a não ser que seja um dinamômetro de bancada, medindo a potência no virabrequim. Existe norma para isso, e a maioria dos motores com potência maior que 100% da original aguentaria o teste no tempo determinado (1min) a cada intervalo de 500rpm.
Não existe normalização para ensaio de motores ou veículos em dinamômetro de rolos, o que vale é a comparação de ganho ou perda em cima de um mesmo dinamômetro..
Se for preparar seu carro, faça a verificação de potência antes e depois no mesmo dinamômetro, essa diferença será o resultado de ganho válido.
No caso se valores na roda, é o que se aplica na dinamica de rua/autodromo... é o valor válido. Não adianta ter um motor de 300cv´s e jogar para a roda/chão somente 220cv.. a diferença é convertida em calor na transmissão, eixos, atrito de pneus por desalinhamento.. etc. Eis a questão de veículos com potencias de motor diferentes onde em muitos casos o de menor potência ter melhor desempenho dinâmico, o que interessa é entregar o que se produz para o chão com o mínimo de perda (quem pratica ciclismo sabe o que estou falando.. ande em uma bike de 800 reais e depois ande em uma de 30000 reais, verá o que é entregar potência para o solo e a bruta diferença de desempenho)
Ainda há a falta de definição e conceitos aqui de torque e potência separadamente... e o que cada um influi no comportamento do carro (creio que cabe a um outro tópico com a interpretação correta de uma curva de torque x potência.). Onde só potência máxima não significa muito, tens que avaliar o comportamento da curva de torque ao longo das variações de rpm.