Fala pessoal, tudo bem? Esse post, além de uma apresentação aos colegas de fórum e clube, é o recomeço de uma história que começou lá em outubro de 2011, quando troquei meu Uno SX 2004 branco 4p por um improvável Uno Turbo 1996 amarelo.
Bom, meu nome é Lucian Woytovicz, tenho 28 anos e moro em Curitiba/PR. Minha história e paixão pelo modelo começou mais ou menos quando eu tinha 8 anos, lá em 1999. Eu babava em um Uno Turbo Amarelo que estava sempre estacionado na padaria do bairro. Aquele carro era meu sonho de consumo, pelo seu design agressivo e, principalmente, pela sua história que vocês conhecem tão bem quanto eu. Coloquei em minha cabeça que, não importa o que fizessem para me impedir, eu ainda compraria um carro daquele.
Mais de 12 anos se passaram e eis que realizei meu sonho logo aos 20 anos, em 2011, comprando um exemplar amarelo, igualzinho ao da padaria. Logo que o tirei da loja meus olhos se encheram de lágrimas (deixo claro que entrou ciscos nos meus olhos) por ter conquistado a amizade desse cara amarelo esverdeado, ou verde amarelado. Era a realização de um sonho de infância. Simplesmente inexplicável a sensação sentida naquele dia.
Fotos do dia em que o tirei da loja
Desde então, ele se tornou mais que meu meio de transporte, ele era meu porto seguro, minha segunda casa. Sabe aqueles dias que nada dá certo? É neles que costumava fazer meu ritual de paz. Ia até a garagem, olhava aquela carroceria, aquele paralama, abria a porta, me colocava confortavelmente nos bancos fantásticos do carro, olhava para aquele interior espartano e, finalmente, dava a partida para escutar o som rouco vindo do escape. Não há música no mundo que me acalme mais que o ronco de um motor a combustão, e ali eu fico por mais ou menos 5 minutos ouvindo a marcha lenta, sentindo o cheiro da gasolina queimar até finalmente engatar a primeira marcha e sair deslizando devagarinho na avenida ouvindo a sinfonia das engrenagens do cambio em conjunto com o ronco do motor. Foram inúmeros encontros, novas amizades, novas emoções.
Diversos encontros, passeios e fotos!
Infelizmente nem tudo são flores e assim como toda amizade, nós também tivemos altos e baixos. Na vida de estagiário, faltou bolso e responsabilidade e deixei de pagar um IPVA, e assim a bola de neve foi se formando até o dia em que o Detran o levou para o pátio, com dois IPVA's atrasados. Com alguma dificuldade, o tirei de lá e voltei a ser feliz com o carrinho. Lição aprendida.
Mas eu ainda travava uma luta entre com a paixão e as contas a pagar. Eu nunca desisti dele. O bolso é que nem sempre aguentava. E o pequeno notável foi se deteriorando. Manutenções deixadas de lado e a primeira pancada: turbina explodiu. O garoto andava com 1,5bar na t2 original. Óbvio que isso aconteceria. Ok.
Em 2014, ainda com sérios problemas financeiros causados pela inconsequência de conquistar um sonho tão cedo e no impulso, um vazamento de óleo iniciou o que seria a derrocada do UT. Um vazamento nas mangueiras da DH insistiam em pingar em cima o motor de arranque e pimba, o carro não ligava mais. Conserto simples, há princípio.
Vazamento cessado, motor de arranque consertado e pronto pra rua! Hmmm, não. Debímetro mostrou sinais de cansaço e parou de funcionar. CLÁSSICO. Troca a oficina. Um amigo era certificado pela Fuel Tech e preparava motores. "É agora", pensei. E sai o guincho com destino rumo à felicidade.
O processo foi doloroso, mas parecia promissor.
E lá estava, a Fuel Tech sendo instalada e eu cheio de esperança! (Sim, o antigo dono colocou um painel vermelho no bichano e, mesmo estranhando durante muito tempo, me adaptei e até gostei dele. Estou avaliando a continuidade deste no projeto.)
Do final de 2014 à 2017, passei os piores momentos da minha vida com relação ao UT. A oficina no qual ele estava só me enrolou, quebrou meu motor, peças sumiram, peças estragaram, carro ficou no tempo e as promessas, desculpas e prazos não terminavam nunca. Menos o dinheiro, que todo mês estava lá, na conta da oficina. Foram dois anos de martírio e em novembro passado, resgatei o UT de lá e o encostei na casa dos meus pais, onde segue aguardando um novo capítulo. O recomeço, como eu disse lá no início do post.
A seguir, imagens de dor e sofrimento:
Mas 2018 chegou e um novo ânimo tomou conta de mim. Com reuniões agendadas com outra oficina muito bem conceituada, com uma vida financeira mais estável e vontade de fazer acontecer, o UT está pronto para retomar seu protagonismo em minha garagem, que hoje está emprestada pro meu novo xodó, o Fiat 147 Rallye 1980 e meu Tiida SL 2012.
O fato é que não há explicação. Nada mais bonito que a relação do homem com seu carro e poucos entendem tal paixão. Eu sinceramente não ligo para o que pensam de mim ou do meu amigo de lata, ele sempre será minha melhor companhia.
Em breve trago novidades para os amigos do clube. Um grande abraço a todos!
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
APRESENTAÇÃO - Lucian Woytovicz/Uno Turbo i.e. 1996 Amarelo Exploit
-
- Sevel Inside
- Mensagens: 14
- Registrado em: 15/02/18, 15:32
- Carro: Uno Turbo 1996
Uno Turbo 1996 Exploit
147 Rallye 1980
Nissa Tiida SL 1.8 2012
- Digo Garcia
- Administrador
- Mensagens: 1015
- Registrado em: 14/02/13, 18:38
- Carro: 1.6R 1990 "Panda"
- Localização: São Bernardo do Campo - Sp
Seja bem vindo e parabéns pelas máquinas!
- marcoscneves
- Sevel Inside
- Mensagens: 170
- Registrado em: 28/02/13, 23:28
- Carro: Brava 1.6 16v
- Localização: São Paulo - SP / ZS
Eu diria que esse carro eh Verde esverdeado mesmo.. Fiat devia ter gente daltônica no departamento de nomear as coisas
Show o carro cara, uma pena os contratempos. Mas com um pouco de tempo e $$ vai ficar tudo resolvido.
Show o carro cara, uma pena os contratempos. Mas com um pouco de tempo e $$ vai ficar tudo resolvido.
[Um dia eu tive...] 1.6R mpi - viewtopic.php?f=6&t=4354
-
- Fiasa Inside
- Mensagens: 586
- Registrado em: 12/06/17, 13:41
- Carro: Sem Carro
- Localização: Betim / Minas Gerais
Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
-
- Sevel Inside
- Mensagens: 14
- Registrado em: 15/02/18, 15:32
- Carro: Uno Turbo 1996
Obrigado, Digo! Espero contribuir com o fórum e com o clube cada vez mais. Grande abraço!Digo Garcia escreveu:Seja bem vindo e parabéns pelas máquinas!
Uno Turbo 1996 Exploit
147 Rallye 1980
Nissa Tiida SL 1.8 2012
-
- Sevel Inside
- Mensagens: 14
- Registrado em: 15/02/18, 15:32
- Carro: Uno Turbo 1996
É verdade, Marcos! hahaha Mas eu considero ele amarelo, embora todos digam que é verde hahaha. Tudo tem seu tempo e chegou a hora do pequeno voltar a riscar um asfalto. Abraços!marcoscneves escreveu:Eu diria que esse carro eh Verde esverdeado mesmo.. Fiat devia ter gente daltônica no departamento de nomear as coisas
Show o carro cara, uma pena os contratempos. Mas com um pouco de tempo e $$ vai ficar tudo resolvido.
Uno Turbo 1996 Exploit
147 Rallye 1980
Nissa Tiida SL 1.8 2012
-
- Sevel Inside
- Mensagens: 14
- Registrado em: 15/02/18, 15:32
- Carro: Uno Turbo 1996
Isso mesmo, Alex! O nome da cor é essa mesmo e é a cor que consta no doc. Já passei algum perrengue pra explicar que era amarelo e não verde em blitz e abordagens policiais hahaha. Abraços!alexfurlan escreveu:Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
Uno Turbo 1996 Exploit
147 Rallye 1980
Nissa Tiida SL 1.8 2012
-
- Fiasa Inside
- Mensagens: 586
- Registrado em: 12/06/17, 13:41
- Carro: Sem Carro
- Localização: Betim / Minas Gerais
Tira uma foto deste trecho do site e guarde no celular. Quando for parado em blitz já tem um facilitador para provar.lucianwoyt escreveu:Isso mesmo, Alex! O nome da cor é essa mesmo e é a cor que consta no doc. Já passei algum perrengue pra explicar que era amarelo e não verde em blitz e abordagens policiais hahaha. Abraços!alexfurlan escreveu:Boa tarde, pessoas!
Na verdade, o nome desta cor é Amarelo Exploit (tom metálico com um leve toque de verde). Lançado em 1994 exclusivamente no UT.
- RE-FIAT
- Adotados
- Mensagens: 1454
- Registrado em: 04/03/13, 17:07
- Carro: ***
- Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste
Bela historia Lucian!
o sofrimento faz parte do processo, e só dá mais valor ao resultado final, tenha certeza disso!
logo mais seu Uno Turbo vai estar estalando nas ruas!!! quebrando os pescoços!!!
ah, me permita uma critica, volta o painel ao original... rsrsrsrs
depois abre uma garagem do 147! gostaria de conhece-lo!
grande abraço e seja bem vindo ao Clube do Uno Brasil!
o sofrimento faz parte do processo, e só dá mais valor ao resultado final, tenha certeza disso!
logo mais seu Uno Turbo vai estar estalando nas ruas!!! quebrando os pescoços!!!
ah, me permita uma critica, volta o painel ao original... rsrsrsrs
depois abre uma garagem do 147! gostaria de conhece-lo!
grande abraço e seja bem vindo ao Clube do Uno Brasil!
Renato
- fiatwill
- Moderador
- Mensagens: 1687
- Registrado em: 15/02/13, 17:43
- Carro: Prêmio CS 1986
- Localização: São Bernardo do Campo-SP
Que baita história, hein? Muito legal!