Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Ventilação interna funciona só na velocidade máxima

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
igor.mso
Usuário
Usuário
Carro: Uno Mille SX 97/98 YOUNG

Estou precisando de uma ajuda. Tenho um Uno 98 com ar condicionado e ar quente, do nada a ventilação interna para de funcionar as velocidades intermediárias, somente a velocidade máxima.
Chegaram a falar que seria problema da resistência que faz o papel de reduzir as velocidades e a mesma esta presente próxima do eletroventilador interno.
Alguém sabe informar qual o local dessa resistência???
fiatwill
Moderador
Moderador
Carro: Prêmio CS 1986

Acho que você vai ter que trocar o ventilador. Ruim vai ser achar esse ventilador... os mais comuns tem só duas velocidades.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
igor.mso
Usuário
Usuário

Mas pelo que entendi, é a resistência que comanda os estágios da ventilação.
fiatwill
Moderador
Moderador

igor.mso escreveu:Mas pelo que entendi, é a resistência que comanda os estágios da ventilação.
Sim, e ela fica no ventilador.
Imagem
freire83
Usuário
Usuário
Carro: fire 2003

fiatwill escreveu:
igor.mso escreveu:Mas pelo que entendi, é a resistência que comanda os estágios da ventilação.
A resistência fica presa na caixa de ventilação. mesmo que fosse necessário trocar o ventilador, ate onde eu seu, depois que o painel satelite saiu de linha, todas as caixas de ventilação de ar condicionado são iguais. Por exemplo, eu tenho um 2003 que adaptei um ar de um 2011
igor.mso
Usuário
Usuário

freire83 escreveu:
fiatwill escreveu:
A resistência fica presa na caixa de ventilação. mesmo que fosse necessário trocar o ventilador, ate onde eu seu, depois que o painel satelite saiu de linha, todas as caixas de ventilação de ar condicionado são iguais. Por exemplo, eu tenho um 2003 que adaptei um ar de um 2011
Então preciso tirar a caixa de ventilação para trocar a resistência?
fiatwill
Moderador
Moderador

Todas as caixas de ventilação de todos os Unos de 1984 a 2013 são iguais, com excessão da parte da frente (painel central). A diferença principal é a ventilação lateral e o ventilador com 5 velocidades (ambos só existem nos Unos com AC). Nos outros Unos a ventilação é apenas central e com 2 velocidades, mas o design da caixa em si é basicamente a mesma.

No seu caso, como só funciona uma das velocidades, ou o botão tem algum defeito ou as resistências do ventilador, que ficam no próprio, queimaram. O que você precisa fazer é retirar a caixa e colocar 12V em cada um dos fios (o preto é terra, e os outros, cada um corresponde a uma velocidade). Funcionaram todas? Troca o botão do painel. Não funcionaram todas? Troca o ventilador.
Imagem
igor.mso
Usuário
Usuário

fiatwill escreveu:Todas as caixas de ventilação de todos os Unos de 1984 a 2013 são iguais, com excessão da parte da frente (painel central). A diferença principal é a ventilação lateral e o ventilador com 5 velocidades (ambos só existem nos Unos com AC). Nos outros Unos a ventilação é apenas central e com 2 velocidades, mas o design da caixa em si é basicamente a mesma.

No seu caso, como só funciona uma das velocidades, ou o botão tem algum defeito ou as resistências do ventilador, que ficam no próprio, queimaram. O que você precisa fazer é retirar a caixa e colocar 12V em cada um dos fios (o preto é terra, e os outros, cada um corresponde a uma velocidade). Funcionaram todas? Troca o botão do painel. Não funcionaram todas? Troca o ventilador.
Valeu amigão! Vou testar os comando da ventilação e se tudo estiver certo, desmonto o ventilador para conferir.
freire83
Usuário
Usuário
Carro: fire 2003

fiatwill escreveu:Todas as caixas de ventilação de todos os Unos de 1984 a 2013 são iguais, com excessão da parte da frente (painel central). A diferença principal é a ventilação lateral e o ventilador com 5 velocidades (ambos só existem nos Unos com AC). Nos outros Unos a ventilação é apenas central e com 2 velocidades, mas o design da caixa em si é basicamente a mesma.

no meu carro, a caixa que eu instalei ( original) possui o resistor aparafusado a lateral da caixa de ventilaçao. para o ventilador seguem apenas dois fios, acredito que eu poderia substituir o resistor sem desmontar a caixa
fiatwill
Moderador
Moderador

Eu nunca vi essa caixa, mas nesse caso pode ser sim. Mesmo assim, por funcionar só uma velocidade, ainda aposto no ventilador.
Imagem
Responder