Obrigado pelos elogios, Ingridy!!Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Fico impressionada com sua disposição, cuidado e força de vontade de fazer as coisas no SX... as calotas ficaram sensacionais!!
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Uno SX 1984.
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No sábado, aproveitei o tempo livre para lavar o carro; aqui onde moro, existe um trecho de estrada de chão. Cada vez que o Uno passa por ali, em tempo seco, a poeira espalha pela carroceria e só sai com água. Dependendo, deixo acumular um pouco para lavar de uma vez e não molhar a carroceria toda hora.
Como a cera ainda está em dia, apenas a lavagem foi suficiente. Fiz uma solução com detergente automotivo e espalhei com a esponja, depois de ter molhado a carroceria. O lava-autos tem carnaúba na composição, o que aumenta a duração da cera (diferente do detergente doméstico). Para aplicar, uso o balde e esponja.
Depois de enxaguar, sequei a carroceria com a “toalha do carro". Lavei os plásticos, caixa de rodas e calotas em separado, porque acumulam muita poeira e tenho que usar outra bucha/pano. Quando precisa, também limpo os vidros à parte, com água pura e um pano seco.
Pronto- até a próxima!
Aliás, aqui em casa acoplamos um barril plástico de 200L na saída d'água da calha no telhado da garagem e as chuvas se encarregam de mantê-lo abastecido, com custo zero. Assim, há água a vontade para lavar o Uno, garagem, etc . O único cuidado é tampar sempre as aberturas por causa do mosquito!
Abraço,
Geraldo.
Como a cera ainda está em dia, apenas a lavagem foi suficiente. Fiz uma solução com detergente automotivo e espalhei com a esponja, depois de ter molhado a carroceria. O lava-autos tem carnaúba na composição, o que aumenta a duração da cera (diferente do detergente doméstico). Para aplicar, uso o balde e esponja.
Depois de enxaguar, sequei a carroceria com a “toalha do carro". Lavei os plásticos, caixa de rodas e calotas em separado, porque acumulam muita poeira e tenho que usar outra bucha/pano. Quando precisa, também limpo os vidros à parte, com água pura e um pano seco.
Pronto- até a próxima!
Aliás, aqui em casa acoplamos um barril plástico de 200L na saída d'água da calha no telhado da garagem e as chuvas se encarregam de mantê-lo abastecido, com custo zero. Assim, há água a vontade para lavar o Uno, garagem, etc . O único cuidado é tampar sempre as aberturas por causa do mosquito!
Abraço,
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Olá, amigos do Clube do Uno!
Como em muitos Unos, o painel do SX veio sem o botão (!) que inspeciona a luz espia do circuito de freio.
Ele deve ter se quebrado há muito tempo, possivelmente, quando o painel foi aberto pela primeira vez. Aliás, já reparei que esse é um dos detalhes mais raros de encontrar intactos nos Unos com painel satélite. Pois, ele é disposto de forma que fica difícil retirar o acrílico sem quebrar o botão.
Em todo caso consegui, há algum tempo, fazer uma réplica, a partir de uma tampinha de adoçante.
Este é o botão original, em um Uno CS, que serviu de modelo. Ele é igual ao botão zerador do odômetro parcial e de ajuste das horas, só mudando a haste e o símbolo (!)
Para fazer a réplica, usei uma tampinha vermelha de adoçante "Zero Cal". Cortei com um estilete um pouco abaixo das serrilhas. Lixei a parte de cima e debaixo até nivelar.
Encontrei dois pedaços de tubinho plástico que se encaixam e colei juntos. A ponta mais larga encaixa no remanescente da haste quebrada, sob o acrílico. E a mais fina vai colada na parte de trás do futuro "botão".
Em seguida pintei de preto Acrilex. Digitalizei a imagem (!) do manual, imprimi numa folha de papel, recortei e colei.
Um pedaço de mola macia, para ficar igual ao modelo.
Ter esse botão no painel é importante, pois serve para conferir o funcionamento do circuito da lâmpada que alerta sobre o nível do fluido de freio. Já li relatos de pessoas que evitaram acidentes na estrada, porque ela acendeu e acusou baixa no reservatório. Sem contar que um painel com ele, provavelmente, nunca foi aberto.
Abraços!
Geraldo.
Como em muitos Unos, o painel do SX veio sem o botão (!) que inspeciona a luz espia do circuito de freio.
Ele deve ter se quebrado há muito tempo, possivelmente, quando o painel foi aberto pela primeira vez. Aliás, já reparei que esse é um dos detalhes mais raros de encontrar intactos nos Unos com painel satélite. Pois, ele é disposto de forma que fica difícil retirar o acrílico sem quebrar o botão.
Em todo caso consegui, há algum tempo, fazer uma réplica, a partir de uma tampinha de adoçante.
Este é o botão original, em um Uno CS, que serviu de modelo. Ele é igual ao botão zerador do odômetro parcial e de ajuste das horas, só mudando a haste e o símbolo (!)
Para fazer a réplica, usei uma tampinha vermelha de adoçante "Zero Cal". Cortei com um estilete um pouco abaixo das serrilhas. Lixei a parte de cima e debaixo até nivelar.
Encontrei dois pedaços de tubinho plástico que se encaixam e colei juntos. A ponta mais larga encaixa no remanescente da haste quebrada, sob o acrílico. E a mais fina vai colada na parte de trás do futuro "botão".
Em seguida pintei de preto Acrilex. Digitalizei a imagem (!) do manual, imprimi numa folha de papel, recortei e colei.
Um pedaço de mola macia, para ficar igual ao modelo.
Ter esse botão no painel é importante, pois serve para conferir o funcionamento do circuito da lâmpada que alerta sobre o nível do fluido de freio. Já li relatos de pessoas que evitaram acidentes na estrada, porque ela acendeu e acusou baixa no reservatório. Sem contar que um painel com ele, provavelmente, nunca foi aberto.
Abraços!
Geraldo.
- Miguel Marques
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Eita que você é ninja eim! Ótimo trabalho e resultado, parabéns pelo empenho!
-
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Parabéns, Geraldo!
- Ingryd
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Nossa!!! Ficou incrível esse botão! Muito bem feito
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Obrigado Miguel, às vezes uma solução caseira ajuda nesses detalhes!Miguel Marques escreveu:Eita que você é ninja eim! Ótimo trabalho e resultado, parabéns pelo empenho!
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Obrigado, Alexfurlan!alexfurlan escreveu:Parabéns, Geraldo!
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Obrigado Ingrid! Ainda vou postar um tutorial com esse passo a passo, pois é algo que falta em vários Unos.Ingryd escreveu:Nossa!!! Ficou incrível esse botão! Muito bem feito
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Olá, amigos do Clube do Uno!
Ainda falando em painel, semana passada, fiz uma experiência que estava preparando há tempos: revitalizar as cores dos ponteiros e números nos mostradores. O painel satélite da linha Uno esportiva tem um designer muito bonito, com os números brancos, os ponteiros e os números limites avermelhados. Todavia, a tinta deles desbota com os anos e eles ficam apagados, diferentes do colorido vivo da fábrica.
O painel estava assim.
Um instrumento novo de Uno SX.
Para recuperar a aparência do painel, usei uma caneta hidrocor vermelha, dessas que vem em jogos de colorir.
Retirei a caixa de instrumentos do carro, levei para a mesa e fui colorindo os traços e algarismos.
Depois vim removendo o excesso de tinta do preto fosco, com um algodão úmido.
Com dos números prontos foi a vez dos ponteiros.
No tacômetro fica o único traço não vermelho, então outra caneta, amarela, foi usada.
Passei algumas mãos da "pintura" e remontei no carro. Depois de seco ficou assim.
Em 2015 fiz a primeira tentativa usando uma caneta marca-texto, mas as cores não ficaram nítidas, desbotaram logo. Agora com a caneta comum, o resultado está melhor.
Abraço a todos!
Geraldo.
Ainda falando em painel, semana passada, fiz uma experiência que estava preparando há tempos: revitalizar as cores dos ponteiros e números nos mostradores. O painel satélite da linha Uno esportiva tem um designer muito bonito, com os números brancos, os ponteiros e os números limites avermelhados. Todavia, a tinta deles desbota com os anos e eles ficam apagados, diferentes do colorido vivo da fábrica.
O painel estava assim.
Um instrumento novo de Uno SX.
Para recuperar a aparência do painel, usei uma caneta hidrocor vermelha, dessas que vem em jogos de colorir.
Retirei a caixa de instrumentos do carro, levei para a mesa e fui colorindo os traços e algarismos.
Depois vim removendo o excesso de tinta do preto fosco, com um algodão úmido.
Com dos números prontos foi a vez dos ponteiros.
No tacômetro fica o único traço não vermelho, então outra caneta, amarela, foi usada.
Passei algumas mãos da "pintura" e remontei no carro. Depois de seco ficou assim.
Em 2015 fiz a primeira tentativa usando uma caneta marca-texto, mas as cores não ficaram nítidas, desbotaram logo. Agora com a caneta comum, o resultado está melhor.
Abraço a todos!
Geraldo.