Pessoal muito se fala sobre comandos de válvulas, dizem que um tem 288 graus outro 272 e por ai vai........primeiro essa graduação p´ser levada a serio devemos conhecer que padrão o fabricante do comando usou p´aferir essa graduação.
Por exemplo medido a 1mm que é o padrão europeu, 1,27 que é o padrão americano,ou mesmo a medição em folga 0, essa ultima nunca devemos considerar pois isso muda muito de acordo com o desenho de rampa do comando e tb nunca devemos comparar um comando medido com 1mm com outro medido com folga zero ou 1,27,costumo chamar de comando medido e vendido como folga zero de comando burro e vendido por pessoa que não sabe nada, mas infelizmente esse é o padrão Brasileiro, hoje em meus projetos adoto o padrão Europeu,por exemplo um comando da marca inglesa Cat Cams medido a 0,1mm tem 324 graus de permanência e o mesmo medido a 1mm de folga tem sua duração de 272 graus,outro exemplo é o crane part number 764-0012 que é declarado como um 280 e na verdade tem 239,5 de duração a 1mm,imaginem um 296 medido a 1mm quantos graus ele tem com folga zero rsrsrsrs.
Muitos ainda desconhecem esses dados e isso muito significa p´uma boa preparação pois se o preparador desconhece essas diferenças fuja dele pois não sabe oque está fazendo,poque por incrível que pareça essa é a peça principal p´um bom funcionamento de um motor preparado.
Muito significa tb seu Lobe Center, perfil do came e outras que ainda vou citar por aqui.
Para saberem mais sobre comandos de válvulas estou testando muitos modelos e uma parte do teste vai ser divulgado na revista Race Master desse mês......p´quem gosta ou usa motor Sevel vale apena conferir.
Esses dados são de alguns comandos que medi a 1mm de folga,testei todos e depois ponho os resultados aqui.
Comandos Fiat Sevel
Modelo____________________Lift______________Permanência__________Lobe center
Original 1.6_________________8,5_______________192 Ad 200 Es_______________115
Uno Turbo_____________ 9,4 Ad 8,7 Es___________ 226 Ad 232 Es_______________117
Racer rt95 ( uno turbo plus)__ 9,50_________________232_____________________112
Racer ra117________________11,70_________________262____________________ 108
Racer ra115________________11,50_________________260____________________ 109
Racer rt115________________11,50_________________260____________________ 112
Racer rt115 plus____________ 11,50______________260 Ad 272 Es______________ 117
Racer ra10_________________10,50_________________252____________________ 108..........duração a folga de trabalho........ 280
Racer RA121________________12,10________________ 264____________________ 108
Racer RA124________________12,40________________ 266____________________ 108
Racer RA125 Plus-------------------12,50-----------------------------270------------------------------------107 duração a folga de trabalho................ 310
Circelli Iava__________________9,5______________230 Ad 234 Es_______________ 108
Balestrini bh29______________12,50_________________258____________________108
Balestrini bh10_______________9,75_________________250____________________
Balestrini bm20m_____________11,50________________ 270____________________
Balestrini bh 25_______________12,5_________________263____________________
Balestrini bh 27_______________12,5_________________258____________________107
Balestrini bh9_________________9,6_____________248 Ad 252 Es________________108
Balestrini f3__________________12,0_________________270_____________________106,5
Balestrini f5__________________12,6_________________270_____________________
Cat cams 1900203____________10,45________________ 258 _____________________
Cat cams 1900213____________11,30________________ 272 _____________________
Piper cams BP285_____________10.40________________ 262_____________________
Abaixo uma tabela muito boa de quase todos os comandos de válvulas Fiat p´motor Sevel
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Comandos de valvulas
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Tem uns comandinhos assimétricos aí. Isso mostra a variedade de opções que a fábrica ofereceu, mas pena que na tabela não consta a capacidade cúbica de cada versão que a Fiat lançou. Pra nós que tivemos apenas 2 versões desse motor no Brasil (1.5 e 1.6) garimpar essas informações seria bastante útil pra conhecer o Sevel a fundo.
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tenho todos esses dados e pela numeração do motor pode saber em qual carro ele era equipado,posteriormente agrego essa informação.
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O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...
Isso é bom, quer dizer que ainda tem caldo pra tirar do meu motor, rsrsrs.
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Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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sem folga tem 280 DAM,se fosse 280 a 1mm teria uns 360 rsrsrsrs.DAM escreveu:O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...
Isso é bom, quer dizer que ainda tem caldo pra tirar do meu motor, rsrsrs.
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Ah tá, entendi...kkkkkkkkkkkkkkFernando Kfouri escreveu:sem folga tem 280 DAM,se fosse 280 a 1mm teria uns 360 rsrsrsrs.DAM escreveu:O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...
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Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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Uma dúvida, que acredito que seja a mesma de vários é, o que difere de um comando para uma preparação aspirada para um comando para preparação turbo?
Abraços!!
Abraços!!
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alguns comandos de aspro servem perfeitamente em um motor turbo dependendo da configuração,ao contrario é muito dificil de acontecer,pois comandos turbo trabalham com lobe muito alto p´o aspirado,reparem nas diferenças do comando do sevel original e do uno turbo.
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Renato
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legal.....olha eu ai com o veio carlini testando os comandos rsrsrsrsr
Valeu RE-FIAT por complementar a materia.
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