Prosseguindo com o pente-fino no interior do Uno, agora, foi a vez do console central, que estava com a iluminação fraca. Ali, duas pequenas lâmpadas acendem o isqueiro e o acrílico transparente onde ficam os símbolos dos comandos de ventilação, o que, naturalmente, ajuda na hora operá-los no escuro e valoriza o interior. Inclusive, hoje em dia, as montadoras investem muito nisso e os painéis dos carros, parecem árvores de natal, com tantas luzes, números, desenhos que acendem junto com os faróis...

Assim, desmontei a tampa dos controles, para ver o que estava acontecendo.

Por isso a iluminação estava amarelada: um plástico preto fino faz o fundo do acrílico contra os números brancos. Com os anos, ele ressecou e ficou ondulado.

O jeito foi fazer um novo fundo para o acrílico. Usei o cartão de embalagem Sucrilhos e recortei no desenho do plástico original.

Depois de alguns ajustes, pintei de preto.

Enquanto isso, fiz uma limpeza no acrílico e nas lâmpadas pinguinho, para tirar a poeira acumulada com resíduos de silicone. A serigrafia estava frágil, precisou cuidado para não tirar os desenhos.

O isqueiro também acende um anel colorido. Assim, poli o acrílico verde e os contatos de cobre. Aproveitei para consertar o acendedor de cigarros, pois, as garras metálicas, muito abertas, deixavam o êmbolo da resistência solta. É um acessório que nunca usei, mas se está no carro "tem" que funcionar!

Voltei o acrílico na moldura e colei de leve o novo fundo nos pontos, com Super-Bonder.


De noite!
O próximo passo agora, é fazer uma revisão na iluminação dos controles satélites. Acho que dá para melhorar bastante.

Antes de encerrar por hoje, uma curiosidade: esses botões arredondados do ventilador, não são de Uno e sim do Spazio/Oggi. Provavelmente, a FIAT ainda estava ajustando as linhas de produção, por isso a troca.
Abraço!
Geraldo.