Olá, amigos do Clube do Uno!
Prosseguindo com o pente-fino no interior do Uno, agora, foi a vez do console central, que estava com a iluminação fraca. Ali, duas pequenas lâmpadas acendem o isqueiro e o acrílico transparente onde ficam os símbolos dos comandos de ventilação, o que, naturalmente, ajuda na hora operá-los no escuro e valoriza o interior. Inclusive, hoje em dia, as montadoras investem muito nisso e os painéis dos carros, parecem árvores de natal, com tantas luzes, números, desenhos que acendem junto com os faróis...
Assim, desmontei a tampa dos controles, para ver o que estava acontecendo.
Por isso a iluminação estava amarelada: um plástico preto fino faz o fundo do acrílico contra os números brancos. Com os anos, ele ressecou e ficou ondulado.
O jeito foi fazer um novo fundo para o acrílico. Usei o cartão de embalagem Sucrilhos e recortei no desenho do plástico original.
Depois de alguns ajustes, pintei de preto.
Enquanto isso, fiz uma limpeza no acrílico e nas lâmpadas pinguinho, para tirar a poeira acumulada com resíduos de silicone. A serigrafia estava frágil, precisou cuidado para não tirar os desenhos.
O isqueiro também acende um anel colorido. Assim, poli o acrílico verde e os contatos de cobre. Aproveitei para consertar o acendedor de cigarros, pois, as garras metálicas, muito abertas, deixavam o êmbolo da resistência solta. É um acessório que nunca usei, mas se está no carro "tem" que funcionar!
Voltei o acrílico na moldura e colei de leve o novo fundo nos pontos, com Super-Bonder.
De noite!
O próximo passo agora, é fazer uma revisão na iluminação dos controles satélites. Acho que dá para melhorar bastante.
Antes de encerrar por hoje, uma curiosidade: esses botões arredondados do ventilador, não são de Uno e sim do Spazio/Oggi. Provavelmente, a FIAT ainda estava ajustando as linhas de produção, por isso a troca.
Abraço!
Geraldo.
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Uno SX 1984.
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sensacional Geraldo!
Renato
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Show esse cuidado com o painel central to pra revisar também!
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Pode revisar sim, que melhora muito! Cuidado apenas, na hora de limpar o acrílico por dentro, pois a tinta dos desenhos pode soltar. Passe bem de leve um algodão seco.Miguel Marques escreveu:Show esse cuidado com o painel central to pra revisar também!
Editado pela última vez por Geraldo. em 01/10/18, 20:09, em um total de 1 vez.
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Muito obrigado, Renato!RE-FIAT escreveu:sensacional Geraldo!
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Muito bom Geraldo! Minhas lâmpadas da ventilação não acendem.. preciso ver isso um dia com calma kkk
- Geraldo.
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Olá, Ingridy!Ingryd escreveu:
Muito bom Geraldo! Minhas lâmpadas da ventilação não acendem.. preciso ver isso um dia com calma kkk
Isso é fácil de consertar, existem no Youtube vários vídeos que ensinam como acessar as lâmpadas. Por exemplo, este: https://www.youtube.com/watch?v=710k8jr5PIY
Fica ótimo a noite!
- Geraldo.
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Olá amigos do Clube do Uno!
Estou postando a segunda parte da revisão que fiz na iluminação do Uno SX, dessa vez nos controles satélites. Em geral, a iluminação interna dos carros na década de 80 não é esmerada, mas no Fiat Uno é diferente, ele tem todos os botões e logogramas dos comandos iluminados individualmente, o que era muito avançado para a época.
Retirei os botões e a tampa com os comandos, ela sai facilmente para frente, com a ajuda de uma chave de fenda.
Interessante que essa iluminação é feita através de uma única lâmpada, debaixo do painel, que acende um sistema de fibras óticas, as quais levam a luz até os pontos. A fibra ótica tem a mesma aparência de um fio elétrico comum, mas por dentro há uma resina flexível e transparente, condutora de luz. Uma ponteira de plástico verde deixa a luz colorida.
A lâmpada usada pela fábrica é toda especial, uma SDK de 5 W, com cabeça chata, em forma de lente, própria para iluminar fibras óticas. Infelizmente, aqui ela queimou há décadas e não existe reposição. Assim, uso um LED 12v de lanterna, um tanto azulado, mas que funciona bem.
Os botões estavam amarelados pelo uso, por isso, deixei a superfície deles de molho num pouquinho de água sanitária, para branquear o plástico do desenho.
Limpando por dentro dos botões, com cotonete. Qualquer poeira atrapalha a iluminação.
Desmontei e limpei o acrílico com os logogramas. O fundo preto é preso por quatro garras, com jeito ele solta, liberando a peça transparente.
O satélite esquerdo pronto. Aqui temos: pisca alerta, injetor de gasolina, farol de milha, lanterna, farol, farol alto, lampejador do alto, 7 comandos em 7,5 cm X 10 cm: isso é a genialidade italiana!
Limpei e poli as ponteiras verdes da fibra ótica. A lâmpada dos controles satélites, juntamente com a do painel de ventilação, tem o funcionamento e a intensidade controlada pelo potenciômetro/interruptor que aparece embaixo, num anel cromado. Acho que a luz do quadro de instrumentos deveria entrar nesse circuito também, mas por algum motivo isso não acontece, ela é fixa, acendendo com os faróis.
Tudo repedido no satélite direito.
Por fim, retirei a sede da lâmpada, aparafusada sob o painel. Mais polimento, no refletor e na base das fibras.
Todo conjunto montado após a limpeza.
Com esse trabalho, a iluminação dos satélites melhorou de sobremodo, ficou mais nítida no escuro, desenhando todos os símbolos em verde. Na foto, dá para ter uma ideia, embora a imagem esteja muito tênue, por causa da câmera do tablet...
Depois de alguns anos, acho que em 87-88, a Fiat abandonou o sistema de fibras óticas e passou a colocar uma lâmpada "pinguinho" em cada ponto iluminado. Mesmo assim, valeu a criatividade dessa solução inicial.
Abraço,
Geraldo.
Estou postando a segunda parte da revisão que fiz na iluminação do Uno SX, dessa vez nos controles satélites. Em geral, a iluminação interna dos carros na década de 80 não é esmerada, mas no Fiat Uno é diferente, ele tem todos os botões e logogramas dos comandos iluminados individualmente, o que era muito avançado para a época.
Retirei os botões e a tampa com os comandos, ela sai facilmente para frente, com a ajuda de uma chave de fenda.
Interessante que essa iluminação é feita através de uma única lâmpada, debaixo do painel, que acende um sistema de fibras óticas, as quais levam a luz até os pontos. A fibra ótica tem a mesma aparência de um fio elétrico comum, mas por dentro há uma resina flexível e transparente, condutora de luz. Uma ponteira de plástico verde deixa a luz colorida.
A lâmpada usada pela fábrica é toda especial, uma SDK de 5 W, com cabeça chata, em forma de lente, própria para iluminar fibras óticas. Infelizmente, aqui ela queimou há décadas e não existe reposição. Assim, uso um LED 12v de lanterna, um tanto azulado, mas que funciona bem.
Os botões estavam amarelados pelo uso, por isso, deixei a superfície deles de molho num pouquinho de água sanitária, para branquear o plástico do desenho.
Limpando por dentro dos botões, com cotonete. Qualquer poeira atrapalha a iluminação.
Desmontei e limpei o acrílico com os logogramas. O fundo preto é preso por quatro garras, com jeito ele solta, liberando a peça transparente.
O satélite esquerdo pronto. Aqui temos: pisca alerta, injetor de gasolina, farol de milha, lanterna, farol, farol alto, lampejador do alto, 7 comandos em 7,5 cm X 10 cm: isso é a genialidade italiana!
Limpei e poli as ponteiras verdes da fibra ótica. A lâmpada dos controles satélites, juntamente com a do painel de ventilação, tem o funcionamento e a intensidade controlada pelo potenciômetro/interruptor que aparece embaixo, num anel cromado. Acho que a luz do quadro de instrumentos deveria entrar nesse circuito também, mas por algum motivo isso não acontece, ela é fixa, acendendo com os faróis.
Tudo repedido no satélite direito.
Por fim, retirei a sede da lâmpada, aparafusada sob o painel. Mais polimento, no refletor e na base das fibras.
Todo conjunto montado após a limpeza.
Com esse trabalho, a iluminação dos satélites melhorou de sobremodo, ficou mais nítida no escuro, desenhando todos os símbolos em verde. Na foto, dá para ter uma ideia, embora a imagem esteja muito tênue, por causa da câmera do tablet...
Depois de alguns anos, acho que em 87-88, a Fiat abandonou o sistema de fibras óticas e passou a colocar uma lâmpada "pinguinho" em cada ponto iluminado. Mesmo assim, valeu a criatividade dessa solução inicial.
Abraço,
Geraldo.
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muito bom mesmo Geraldo! parabéns! melhor do que 0 km!
Renato
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Muito top Geraldo, parabéns!