Olá, sou novo aqui no fórum, não sei bem se aqui que posto a minha dúvida. Tenho um Uno-s ano 88, de segunda mão. Ele já veio do primeiro dono com o acionamento do esguicho do limpador do para-brisas num botão que fica abaixo do volante do lado direito, porém eu nunca usei pq já veio sem o reservatorio e as bombinhas lá na frente. Outra característica é que o motor do limpador tem duas velocidades (baixa e média) e a terceira opção que volta a paleta pro lugar de descanso. Não tenho limpador traseiro.
O fato é que recentemente fui limpar os satélites por dentro e quebrei o satélite do lado das chaves do limpador. Fui no ferro velho e comprei outra que vinha com a opção de chaves e esguichos frontais e traseiros, ou seja, a mais completa das versões. Quando eu fui trocar e colocar ela no meu uno vi que o limpador nao ligava, foi aí que percebi q essa versão que comprei tinha 3 velocidades de limpador, e acho q meu motor não reconheceu esse circuito. O que eu fiz foi pegar o circuito antigo que estava bom e colocar ele de volta no lugar porem com a carcaça nova e deixar a alavanca de baixo desativada mesmo. Mas o que eu queria saber é como eu coloco o botão do esguicho frontal funcionar nesse circuito, já que o original não tinha o esguicho, só o limpador.
Tirei essas duas fotos, a de cima é do circuito original, apenas com limpador e duas velocidades, a de baixo é do circuito que comprei com limpador frontal com 3 velocidades, esguichos frontal e traseiro e limpador traseiro com uma velocidade. Além disso nas chavinhas de acionar tem um detalhe que muda, na minha versão antiga de duas velocidades, a chavinha tem 4 saliencias que dão o contato no circuito, na versão de 3 velocidades e esguicho ela tem apenas 3. O que eu quero é usar o circuito original meu de duas velocidades, mas incorporar nele a opção do esguicho. Eu queria saber qual dessas 4 pontas (macho) de cima que chega a fase da bateria. O que eu fiz foi pegar essa alavanca de cobre da segunda foto e incorporar ela no circuito de cima pra pegar a fase, mas preciso saber qual das pontas chega a fase.
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Circuito da chave do limpador e esguicho
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Olá, Lucas!lucasoap escreveu: Eu queria saber qual dessas 4 pontas (macho) de cima que chega a fase da bateria. O que eu fiz foi pegar essa alavanca de cobre da segunda foto e incorporar ela no circuito de cima pra pegar a fase, mas preciso saber qual das pontas chega a fase.
Correto, perguntas gerais são postadas aqui mesmo.
Esse sistema de acionamento do esguicho, num botão embaixo, é original do Uno S, e a fiação é separada, para as duas funções.
Respondendo à sua pergunta, o positivo principal é o primeiro pino de cima para baixo, na chave completa. Na outra, simples, parece ser a mesma coisa.
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Então Geraldo, sobre a fiação separada, eu andei olhando e fiz um teste de continuidade e achei apenas os dois fios que levam anergia até a bombinha lá no capô, porém nas pontas que ficam debaixo do painel não tem nada encaixado, no caso creio que uma delas eu possa colocar em contato com o negativo perto da caixa de fusíveis , não? E a outra positiva eu levo pra dentro da caixa satélite e ligo ela na fase que chega do limpador. Sobre essa fase que vc disse ser a primeira perninha de cima pra baixo, realmente na versão mais completa que comprei no ferro velho ela é a primeira mesmo, inclusive nessa foto que mandei faz todo o sentido ela ser a primeira seguindo os feixes de cobre do circuito. Só que pelo que eu me lembre, na minha versão original que veio com meu uno, a fase chega na segunda ou terceira perninha, essa mudança acho que se deve a diferença entre a versão de 3 velocidades e de apenas 2, como é a do meu. Uma coisa que eu não fiz pra testar é tentar mudar os quatro cabinhos originais do meu de lugar pra ver se eles se adaptam a versão que comprei do ferro velho. Vou tentar fazer isso pra ver se funciona ou não. Valew pela dica aí!Geraldo. escreveu:Olá, Lucas!lucasoap escreveu: Eu queria saber qual dessas 4 pontas (macho) de cima que chega a fase da bateria. O que eu fiz foi pegar essa alavanca de cobre da segunda foto e incorporar ela no circuito de cima pra pegar a fase, mas preciso saber qual das pontas chega a fase.
Correto, perguntas gerais são postadas aqui mesmo.
Esse sistema de acionamento do esguicho, num botão embaixo, é original do Uno S, e a fiação é separada, para as duas funções.
Respondendo à sua pergunta, o positivo principal é o primeiro pino de cima para baixo, na chave completa. Na outra, simples, parece ser a mesma coisa.
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Você tem razão, aí o positivo é diferente, o circuito é bem mais simples. Os fios que encontrou foram cortados?
Acho que a maior dificuldade é transplantar o sistema do interruptor de esguicho, do modelo completo, para a chave simples, pois, os terminais positivos são diferentes. Ás vezes pode ser mais prático reativar o antigo interruptor no painel, se ainda funcionar.
Quanto a mudar a posição dos fios é uma boa experiência, mas o motor deve continuar com duas velocidades.
Acho que a maior dificuldade é transplantar o sistema do interruptor de esguicho, do modelo completo, para a chave simples, pois, os terminais positivos são diferentes. Ás vezes pode ser mais prático reativar o antigo interruptor no painel, se ainda funcionar.
Quanto a mudar a posição dos fios é uma boa experiência, mas o motor deve continuar com duas velocidades.
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Oi, depois de um ano que eu consegui comprar as peças pra fazer essa montagem rsrsrs. Eu pesquisei e pelo que notei meu carro originalmente possuía um esguicho manual, sem ser eletrico. Você apertava o botão embaixo do painel e esse botão empurrava com pressão a água. Por isso havia só os fios de espera debaixo do painel esperando (eles não foram cortados). Semana que vem quando chegar o reservatório de água que comprei vou tentar instalar pra ver se dá certo. Se alguém aqui do fórum tiver um satélite com apenas o esguicho frontal e limpador como esse do link abaixo e puder me mostrar como é o circuito elétrico dentro dele eu agradeceria, assim eu posso tentar fazer uma adaptação no meu aki.Geraldo. escreveu:Você tem razão, aí o positivo é diferente, o circuito é bem mais simples. Os fios que encontrou foram cortados?
Acho que a maior dificuldade é transplantar o sistema do interruptor de esguicho, do modelo completo, para a chave simples, pois, os terminais positivos são diferentes. Ás vezes pode ser mais prático reativar o antigo interruptor no painel, se ainda funcionar.
Quanto a mudar a posição dos fios é uma boa experiência, mas o motor deve continuar com duas velocidades.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4e54cc8ebd
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Essa é novidade. Não sabia que o Uno usava esse esguicho de bomba manual também. Poste fotos aqui, para vermos!lucasoap escreveu:Oi, depois de um ano que eu consegui comprar as peças pra fazer essa montagem rsrsrs. Eu pesquisei e pelo que notei meu carro originalmente possuía um esguicho manual, sem ser eletrico. Você apertava o botão embaixo do painel e esse botão empurrava com pressão a água. Por isso havia só os fios de espera debaixo do painel esperando (eles não foram cortados). Semana que vem quando chegar o reservatório de água que comprei vou tentar instalar pra ver se dá certo. Se alguém aqui do fórum tiver um satélite com apenas o esguicho frontal e limpador como esse do link abaixo e puder me mostrar como é o circuito elétrico dentro dele eu agradeceria, assim eu posso tentar fazer uma adaptação no meu aki.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4e54cc8ebd
Tenho um satélite como o que você pediu e aqui estão as fotos do circuito elétrico:
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Olá, muito obrigado pelas fotos. Vai ajudar bastante, pelo que vi a malha e igual a versão com os dois esguichos, mas sem a parte de baixo. Só gostaria que você me esclarecesse duas dúvidas. Seu limpador de para brisa frontal é de apenas duas velocidades ou ele tem temporizador? E quanto a alavanquinha de contato do satélite, ela tem três ou 4 bolinhas de cobre na ponta? Sobre o botão manual do esguicho, eh um idêntico a esse:Geraldo. escreveu:
Essa é novidade. Não sabia que o Uno usava esse esguicho de bomba manual também. Poste fotos aqui, para vermos!
Tenho um satélite como o que você pediu e aqui estão as fotos do circuito elétrico:
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A chave tem temporizador; são três posições, lenta, média e rápida.lucasoap escreveu: Olá, muito obrigado pelas fotos. Vai ajudar bastante, pelo que vi a malha e igual a versão com os dois esguichos, mas sem a parte de baixo. Só gostaria que você me esclarecesse duas dúvidas. Seu limpador de para brisa frontal é de apenas duas velocidades ou ele tem temporizador? E quanto a alavanquinha de contato do satélite, ela tem três ou 4 bolinhas de cobre na ponta? Sobre o botão manual do esguicho, eh um idêntico a esse:
Existem três contatos (bolinhas) de cobre.
Esse sistema de esguicho manual parece bem primitivo, não pensei que em 90 ainda usasse. Mas o importante é funcionar...
Ah, quando postar as fotos, coloque o link delas entre as tags [img]-[img] para elas aparecerem direto no ambiente. Já coloquei para você.