Parabéns Geraldo!
Como sempre, atencioso com o carrinho.
Bela história e decisão acertada a do seu pai.
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Uno SX 1984.
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Grato, Alex Furlan, faço questão de ir preservando essas histórias, junto com carro!alexfurlan escreveu:Parabéns Geraldo!
Como sempre, atencioso com o carrinho.
Bela história e decisão acertada a do seu pai.
Abraço,
Geraldo.
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Olá, amigos do Clube do Uno!
Depois da limpeza da frente e dos faróis, fui trabalhar a parte de trás do carro, nas lanternas traseiras.
Retirei a lanterna direita e o suporte; estava muito sujo. Deve ter décadas a última limpeza aqui, se é que limpou alguma vez.
Lavei e limpei com solvente o lugar, poli com cera.
Tem um ponto de corrosão no vão da tomada. Removi a ferrugem dele com uma escova. Uma parte da chapa foi corroída e ficou um vão no lugar.
Apliquei uma tinta grossa para parar a corrosão
A moldura da lanterna limpa também, junto com a bandeja das lâmpadas
A moldura montada.
Vedei com massa o buraco, para não entrar mais água e parar de enferrujar. Tenho que ver como resolver isso, talvez refazendo a sede com massa plástica, ou levando num funileiro para soldar o metal.
Lado direito pronto.
Do lado esquerdo foi a mesma coisa. A diferença é que não tinha ferrugem.
L E pronto. Aqui a lanterna está um pouco amarelada. O sol quando nasce pega em cheio desse lado na garagem e apesar da capa, atinge a lente. Essas lanternas são Mikron, estão no carro a uns dez anos, substituindo as de fábrica que se quebraram. Naturalmente, ainda pretendo colocar peças novas FIAT, mas o preço delas está muito caro.
Esses são os remanescentes das lanternas originais MCarto '84. Algum dos donos anteriores deve ter batido nelas e depois colou o acrílico, pois tem várias marcas Araldite por dentro. O reparo durou muitos anos, mas acabou soltando e não teve como colar.
As lanternas prontas. Apesar de serem áreas pequenas, todos esses pontos e frestas, que acostumamos a ver sempre sujos, ajudam bastante a aparência, quando limpos. Agora vou cuidar do para-choque traseiro e das guarnições laterais, para completar o conjunto!
Depois da limpeza da frente e dos faróis, fui trabalhar a parte de trás do carro, nas lanternas traseiras.
Retirei a lanterna direita e o suporte; estava muito sujo. Deve ter décadas a última limpeza aqui, se é que limpou alguma vez.
Lavei e limpei com solvente o lugar, poli com cera.
Tem um ponto de corrosão no vão da tomada. Removi a ferrugem dele com uma escova. Uma parte da chapa foi corroída e ficou um vão no lugar.
Apliquei uma tinta grossa para parar a corrosão
A moldura da lanterna limpa também, junto com a bandeja das lâmpadas
A moldura montada.
Vedei com massa o buraco, para não entrar mais água e parar de enferrujar. Tenho que ver como resolver isso, talvez refazendo a sede com massa plástica, ou levando num funileiro para soldar o metal.
Lado direito pronto.
Do lado esquerdo foi a mesma coisa. A diferença é que não tinha ferrugem.
L E pronto. Aqui a lanterna está um pouco amarelada. O sol quando nasce pega em cheio desse lado na garagem e apesar da capa, atinge a lente. Essas lanternas são Mikron, estão no carro a uns dez anos, substituindo as de fábrica que se quebraram. Naturalmente, ainda pretendo colocar peças novas FIAT, mas o preço delas está muito caro.
Esses são os remanescentes das lanternas originais MCarto '84. Algum dos donos anteriores deve ter batido nelas e depois colou o acrílico, pois tem várias marcas Araldite por dentro. O reparo durou muitos anos, mas acabou soltando e não teve como colar.
As lanternas prontas. Apesar de serem áreas pequenas, todos esses pontos e frestas, que acostumamos a ver sempre sujos, ajudam bastante a aparência, quando limpos. Agora vou cuidar do para-choque traseiro e das guarnições laterais, para completar o conjunto!
- martu159
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Fico admirado como você é cuidadoso com todos os detalhes Geraldo.
Muito top, parabéns!!
Muito top, parabéns!!
- RE-FIAT
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sensacional!
Renato
- Ingryd
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Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua força de vontade em cuidar do Uno.. é motivador! Continue assim!
Sobre a história do seu pai, devia ser sensacional ir na CSS e ter a possibilidade de comprar todas essas peças novinhas
Sobre a história do seu pai, devia ser sensacional ir na CSS e ter a possibilidade de comprar todas essas peças novinhas
- Geraldo.
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- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
Obrigado, Martu! Pois é, esses trabalhos em carros antigos são minuciosos, então tem que ir aos poucos, que o resultado vai aparecendo.martu159 escreveu:Fico admirado como você é cuidadoso com todos os detalhes Geraldo.
Muito top, parabéns!!
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Grato, Renato!RE-FIAT escreveu:sensacional!
- Geraldo.
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Obrigado, Ingrid! Certamente, devia ser ótimo ir à concessionária e ter a disposição tudo que é difícil de achar hoje em dia. O pai guardava as peças usadas dentro da embalagem das novas, assim varias embalagens sobreviveram.Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua força de vontade em cuidar do Uno.. é motivador! Continue assim!
Sobre a história do seu pai, devia ser sensacional ir na CSS e ter a possibilidade de comprar todas essas peças novinhas
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- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
Olá, amigos do Clube do Uno!
Ao longo de Janeiro e início do mês passado fiz um intensivo no SX. Registrei tudo, e vou postando aqui aos poucos, pois tem muitos assuntos. Como já mostrei, comecei na frente limpando os faróis e grades e depois segui para a parte de trás nas lanternas. Agora é a vez dos para-choques e guarnições laterais.
Como são peças simples, em plástico preto, a limpeza aqui foi bem fácil: sabão e escova...
O para-choques traseiro pronto, com silicone.
Agora é a vez da guarnição na caixa de ar. Ela não é pintada, mas sim revestida com uma peça de plástico moldada que recobre a caixa, unindo as guarnições dos para-lamas. Preciso tirar, para ver como esta a lata por baixo. O problema é que ela fica presa, além dos parafusos, por umas garras que só podem ser acessadas por dentro, retirando o carpete. Vai ficar para a próxima vez. Ainda bem que o fabricante colocou uma boa camada de piche na região, para proteger a chapa.
Na guarnição do lado do carona tem umas manchas esbranquiçadas, que a silicone não tira. Então tive que recorrer a "estratégica" cera Nugget para sapatos.
Escovando para polir a graxa seca.
Pronto! Do outro lado foi mais fácil, deu para resolver só na silicone. Em geral prefiro a silicone em plástico; mais fácil de aplicar/tirar, e o brilho é convincente. Mas a graxa de sapato ajuda muito quando precisa dar pigmento nas pecas mais desgastadas, ou descoloridas. Só que depois não pode passar silicone sobre a graxa, fica pegajoso.
Ao longo de Janeiro e início do mês passado fiz um intensivo no SX. Registrei tudo, e vou postando aqui aos poucos, pois tem muitos assuntos. Como já mostrei, comecei na frente limpando os faróis e grades e depois segui para a parte de trás nas lanternas. Agora é a vez dos para-choques e guarnições laterais.
Como são peças simples, em plástico preto, a limpeza aqui foi bem fácil: sabão e escova...
O para-choques traseiro pronto, com silicone.
Agora é a vez da guarnição na caixa de ar. Ela não é pintada, mas sim revestida com uma peça de plástico moldada que recobre a caixa, unindo as guarnições dos para-lamas. Preciso tirar, para ver como esta a lata por baixo. O problema é que ela fica presa, além dos parafusos, por umas garras que só podem ser acessadas por dentro, retirando o carpete. Vai ficar para a próxima vez. Ainda bem que o fabricante colocou uma boa camada de piche na região, para proteger a chapa.
Na guarnição do lado do carona tem umas manchas esbranquiçadas, que a silicone não tira. Então tive que recorrer a "estratégica" cera Nugget para sapatos.
Escovando para polir a graxa seca.
Pronto! Do outro lado foi mais fácil, deu para resolver só na silicone. Em geral prefiro a silicone em plástico; mais fácil de aplicar/tirar, e o brilho é convincente. Mas a graxa de sapato ajuda muito quando precisa dar pigmento nas pecas mais desgastadas, ou descoloridas. Só que depois não pode passar silicone sobre a graxa, fica pegajoso.
Editado pela última vez por Geraldo. em 17/03/19, 19:33, em um total de 1 vez.