Boa tarde a todos! Sou novo por aqui, e sou o proprietário de um Uno Vivace 2014 que está em minha família desde 2016, quando o adquirimos com quase 24 mil km rodados. Hoje ele está com 80 mil km rodados.
Após a troca de um kit de embreagem que veio com defeito e que não tínhamos condições de trocar, e de uma limpeza do sistema de injeção devido a um dos bicos ter se entupido, noto que ele possui alguns comportamentos que não encontro muita explicação e/ou são problemas intermitentes. Vamos a eles.
1 - Dependendo do combustível colocado, o carro muda mais do que o comportamento de desempenho. Por exemplo, coloquei há um dia atrás 40 litros de gasolina comum em meu posto de confiança, e o carro se mostrou muito mais prazeroso de dirigir - as marchas entraram melhor e mais suavemente e o motor ficou muito mais silencioso mesmo quando em altas rotações. O Uno é mais sensível mesmo a diferença de combustíveis e as qualidades deles?
2 - Embreagem. A embreagem 'sobe' sozinha conforme eu vou usando, a ponto de ter de regulá-la. Coloquei cabo e kit de embreagem originais há pouco menos de 5000 km. Meu pai que já teve oficina por algum tempo me diz que o parafuso que regula a altura é o culpado. Além do mais, de vez em quando sinto uma certa 'resistência' no engate da marcha. Não preciso fazer esforço adicional mas sinto algo sendo transmitido quando engato, a marcha não engata de forma 'lisa'. Isso acontece de vez em quando. Algumas vezes nos meus trajetos de ida e volta do trabalho essa característica não se apresenta.
3 - Válvulas. Quando levei meu veículo para arrumar a questão da embreagem, me foi falado que havia um parâmetro, que não me recordo qual, que estava acima do normal e que indicava que uma das válvulas poderia estar começando a travar. Relatei pra ele que eu não tinha nenhum prejuízo de desempenho, o consumo estava regular (não bom, bom seria se ele fizesse o que o INMETRO fez, mas claro, em 80 mil km tem muito desgaste...) e não havia sinal sonoro de que a válvula estaria travando. Fui orientado a continuar usando o carro normalmente. De acordo com ele se eu fosse resolver isto da válvula, eu teria que abrir o cabeçote pois ele não tem regulagem de folga da válvula.
4 - Ele faz um 'nhec' ao pisar no freio depois de um tempo com o carro. Já percebi essa característica em outros FIATs do mesmo ano do meu e posteriores. Não há nenhum problema no freio ou prejuízo, só esse 'nhec' (até dá pra saber que é um Novo Uno quando ele faz esse 'nhec' ou quando ele está em quarta marcha a 45 km/h com rotação baixa, ele faz aquela trepidação característica que some quando você acelera...)
Achei quase nenhuma referência ao sistema de válvulas no google.
Caso vocês puderem me ajudar nestes pontos, agradeceria muito. No mais estou satisfeito com o carro e espero ter muitos anos ainda com ele. Desde já obrigado!
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Dúvidas sobre certos comportamentos
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Boa tarde Matheus!!
Vou tentar explicar as suas dúvidas...espero poder ajudá-lo!!
1 - O comportamento do carro realmente muda com o combustível e ainda mais que tipo de combustível vc coloca....infelizmente temos esses problemas de adulteração dos combustíveis mas te garanto que não tem a ver com as limpezas de bicos que, por sinal, não é recomendado fazer.....se algum bico não está funcionando a contento troca-se por outro....não só o Uno que é sensível a combustível mas todos com tecnologia flex pois normalmente trabalham com taxa de compressão mais alta e acaba favorecendo o Etanol e com Gasolina tende-se a usar mapas de avanços mais brandos.....e não é as marchas que entraram mais suaves é que o gerenciamento do motor faz com que quando vc solte o pedal da embreagem o mesmo tenha suavidade ao acoplar motor/câmbio...
2 - Todo e qualquer pedal de embreagem comandado por cabo tende a subir um pouco o pedal com o uso.....não sei se é o caso do Uno novo mas acredito que deveria se ter uma compensação dessa subida de pedal conforme o uso. Quanto ao esforço depende da marcha que vc está falando pode ser o anel sincronizador que não está freando as engrenagens no momento certo e daí vc sente essa resistência maior....quando vc fala que essa característica não se apresente é porque provavelmente vc demorou aquele décimo de segundo a mais para engatar e marcha e que foi suficiente para que o sistema estivesse em ordem..
3 - Quanto as válvulas: não tem meio de saber, pelo menos que eu conheça, de por algum parâmetro de scanner dizer se é problemas com válvulas começando a travar ou não....vc estaria ouvindo um ruído diferente na parte superior do motor que é o cabeçote... nesse ponto acredito que o cara estava querendo te empurrar um gasto a mais e 80000 km para os motores de hj em dia, se trocado óleo nos períodos corretos é difÍicil dar problemas .......
4 - Esse "nhec" pode ser somente uma lubrificação em: pedal e o mecanismo do freio traseiro...já deveria resolver...e a trepidação em quarta marcha a 45km/h é porque vc está em baixa velocidade para tal marcha....daí todo o sistema vibra pois vc está pedindo potência e torque e está com pouca rotação para isso.....
Espero ter ajudado. Abraços!!
Vou tentar explicar as suas dúvidas...espero poder ajudá-lo!!
1 - O comportamento do carro realmente muda com o combustível e ainda mais que tipo de combustível vc coloca....infelizmente temos esses problemas de adulteração dos combustíveis mas te garanto que não tem a ver com as limpezas de bicos que, por sinal, não é recomendado fazer.....se algum bico não está funcionando a contento troca-se por outro....não só o Uno que é sensível a combustível mas todos com tecnologia flex pois normalmente trabalham com taxa de compressão mais alta e acaba favorecendo o Etanol e com Gasolina tende-se a usar mapas de avanços mais brandos.....e não é as marchas que entraram mais suaves é que o gerenciamento do motor faz com que quando vc solte o pedal da embreagem o mesmo tenha suavidade ao acoplar motor/câmbio...
2 - Todo e qualquer pedal de embreagem comandado por cabo tende a subir um pouco o pedal com o uso.....não sei se é o caso do Uno novo mas acredito que deveria se ter uma compensação dessa subida de pedal conforme o uso. Quanto ao esforço depende da marcha que vc está falando pode ser o anel sincronizador que não está freando as engrenagens no momento certo e daí vc sente essa resistência maior....quando vc fala que essa característica não se apresente é porque provavelmente vc demorou aquele décimo de segundo a mais para engatar e marcha e que foi suficiente para que o sistema estivesse em ordem..
3 - Quanto as válvulas: não tem meio de saber, pelo menos que eu conheça, de por algum parâmetro de scanner dizer se é problemas com válvulas começando a travar ou não....vc estaria ouvindo um ruído diferente na parte superior do motor que é o cabeçote... nesse ponto acredito que o cara estava querendo te empurrar um gasto a mais e 80000 km para os motores de hj em dia, se trocado óleo nos períodos corretos é difÍicil dar problemas .......
4 - Esse "nhec" pode ser somente uma lubrificação em: pedal e o mecanismo do freio traseiro...já deveria resolver...e a trepidação em quarta marcha a 45km/h é porque vc está em baixa velocidade para tal marcha....daí todo o sistema vibra pois vc está pedindo potência e torque e está com pouca rotação para isso.....
Espero ter ajudado. Abraços!!
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Bertuciolli boa tarde! Desculpe o mês de demora para responder. Final de ano e tudo mais, eu estava em férias. Feliz ano novo a você!mbertuccioli escreveu:Boa tarde Matheus!!
Vou tentar explicar as suas dúvidas...espero poder ajudá-lo!!
1 - O comportamento do carro realmente muda com o combustível e ainda mais que tipo de combustível vc coloca....infelizmente temos esses problemas de adulteração dos combustíveis mas te garanto que não tem a ver com as limpezas de bicos que, por sinal, não é recomendado fazer.....se algum bico não está funcionando a contento troca-se por outro....não só o Uno que é sensível a combustível mas todos com tecnologia flex pois normalmente trabalham com taxa de compressão mais alta e acaba favorecendo o Etanol e com Gasolina tende-se a usar mapas de avanços mais brandos.....e não é as marchas que entraram mais suaves é que o gerenciamento do motor faz com que quando vc solte o pedal da embreagem o mesmo tenha suavidade ao acoplar motor/câmbio...
2 - Todo e qualquer pedal de embreagem comandado por cabo tende a subir um pouco o pedal com o uso.....não sei se é o caso do Uno novo mas acredito que deveria se ter uma compensação dessa subida de pedal conforme o uso. Quanto ao esforço depende da marcha que vc está falando pode ser o anel sincronizador que não está freando as engrenagens no momento certo e daí vc sente essa resistência maior....quando vc fala que essa característica não se apresente é porque provavelmente vc demorou aquele décimo de segundo a mais para engatar e marcha e que foi suficiente para que o sistema estivesse em ordem..
3 - Quanto as válvulas: não tem meio de saber, pelo menos que eu conheça, de por algum parâmetro de scanner dizer se é problemas com válvulas começando a travar ou não....vc estaria ouvindo um ruído diferente na parte superior do motor que é o cabeçote... nesse ponto acredito que o cara estava querendo te empurrar um gasto a mais e 80000 km para os motores de hj em dia, se trocado óleo nos períodos corretos é difÍicil dar problemas .......
4 - Esse "nhec" pode ser somente uma lubrificação em: pedal e o mecanismo do freio traseiro...já deveria resolver...e a trepidação em quarta marcha a 45km/h é porque vc está em baixa velocidade para tal marcha....daí todo o sistema vibra pois vc está pedindo potência e torque e está com pouca rotação para isso.....
Espero ter ajudado. Abraços!!
Você me ajudou bastante!
1- Os bicos realmente precisaram ser limpos pois um dos bicos entupiu e foi necessário a troca do mesmo. Aí o 'pacote completo' foi executado. Apesar de que notei que o meu Uno particularmente 'funciona' melhor na gasolina. Talvez devido a esse avanço mais brando que ele tem. Estou chegando a números muito próximos do Inmetro, fazendo no mínimo 10 na cidade.
Quais outros sinais devo prestar atenção para que eu não danifique o anel sincronizador?
3 - Busquei aconselhamento com o pessoal da FIAT e me parece isso mesmo. Desde que pegamos o veículo com 23 mil km, não fizemos controle/ajuste de válvula porque nada indica que esteja ocorrendo algo (barulhos, perda de desempenho, consumo excessivo, etc). Trocamos o óleo sempre dentro da especificações e somente com o Selénia recomendado pela FIAT.
4 - De fato percebi que todos os FIAT depois de um tempo fazem isso mesmo. Encostei o carro hoje e já mandei lubrificar estas partes.
Você é de são paulo capital? Estou procurando uma oficina melhor do que a essa que eu estou levando o meu carro. Mecânico enrolão é foda, e o pior é que o cara tem reputação boa na região. Ele trocou a embreagem para mim e o sistema todo está muito mais "hostil" do que antes. A alavanca não está mais tão mole quanto antigamente. Além do anel sincronizador que pode estar com algum problema, o que mais devo "atacar" / ficar atento?
No mais muito obrigado!