Agradeço o comentário, Thiago!Thiago Oliveira 2018 escreveu:Ficou muito bom, parabéns.
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
Uno SX 1984.
- Geraldo.
- Moderador
- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
- Geraldo.
- Moderador
Olá, amigos do Clube do Uno!
Concluindo o trabalho de lavagem no interior.
O material que a Fiat usou na forração do Uno SX é uma espécie de lã sintética, com uma trama de cinza claro/escuro e preto. É um material de boa qualidade, tanto que depois desses anos todos de uso, ainda está bastante conservado.
Mas, como todos os estofados em tecido, tem o problema da manutenção. Como ninguém consegue lavar os bancos tantas vezes quanto a carroceria, o pano tende a ficar encardido e apagado com o tempo.
Assim, procuro lavar, a forração com o auxílio do aspirador, pelo menos uma vez por ano.
Fiz uma mistura concentrada de detergente neutro e apliquei com esponja, o suficiente para molhar a superfície, sem encharcar a espuma.
Nas laterais também, mas aqui precisa ter cuidado para a água não chegar no eucatex, que pode empenar.
No carpete foi preciso o reforço de uma escova.
Depois de deixar agir, vim tirando a água com o aspirador. Dá para ver a diferença.
No carpete, principalmente.
O tecido limpo e secando. Depois de aspirar toda água, deixei o carro aberto por uns dois dias na garagem, para tirar a umidade.
Lavei também o courvin e o restante dos plásticos.
Em seguida, passei silicone.
A lateral seca ficou assim
E os bancos assim.
Impressionante como a água que sai no aspirador chega a ficar marrom de tanta sujeira, afinal são anos a fio acumulando poeira. Comparando é mais ou menos como se andássemos com o carro durante 20, 30 anos sem nunca lavar a carroceria...
Acredito que para limpar isso "de verdade", terei que fazer uma lavagem completa, tirando as capas dos bancos, deixando de molho no sabão e enxaguando. Mas é um trabalho que, no momento, não dá para fazer. Provavelmente vou precisar da ajuda de um tapeceiro, para desmontar o conjunto. Enquanto isso, o aspirador vai dado conta do recado.
Aproveito e desejo um Feliz Natal e bom Ano Novo para todos colegas do CUB!
Geraldo.
Concluindo o trabalho de lavagem no interior.
O material que a Fiat usou na forração do Uno SX é uma espécie de lã sintética, com uma trama de cinza claro/escuro e preto. É um material de boa qualidade, tanto que depois desses anos todos de uso, ainda está bastante conservado.
Mas, como todos os estofados em tecido, tem o problema da manutenção. Como ninguém consegue lavar os bancos tantas vezes quanto a carroceria, o pano tende a ficar encardido e apagado com o tempo.
Assim, procuro lavar, a forração com o auxílio do aspirador, pelo menos uma vez por ano.
Fiz uma mistura concentrada de detergente neutro e apliquei com esponja, o suficiente para molhar a superfície, sem encharcar a espuma.
Nas laterais também, mas aqui precisa ter cuidado para a água não chegar no eucatex, que pode empenar.
No carpete foi preciso o reforço de uma escova.
Depois de deixar agir, vim tirando a água com o aspirador. Dá para ver a diferença.
No carpete, principalmente.
O tecido limpo e secando. Depois de aspirar toda água, deixei o carro aberto por uns dois dias na garagem, para tirar a umidade.
Lavei também o courvin e o restante dos plásticos.
Em seguida, passei silicone.
A lateral seca ficou assim
E os bancos assim.
Impressionante como a água que sai no aspirador chega a ficar marrom de tanta sujeira, afinal são anos a fio acumulando poeira. Comparando é mais ou menos como se andássemos com o carro durante 20, 30 anos sem nunca lavar a carroceria...
Acredito que para limpar isso "de verdade", terei que fazer uma lavagem completa, tirando as capas dos bancos, deixando de molho no sabão e enxaguando. Mas é um trabalho que, no momento, não dá para fazer. Provavelmente vou precisar da ajuda de um tapeceiro, para desmontar o conjunto. Enquanto isso, o aspirador vai dado conta do recado.
Aproveito e desejo um Feliz Natal e bom Ano Novo para todos colegas do CUB!
Geraldo.
- martu159
- Fiasa Inside
- Carro: BRIO
Ótimo serviço Geraldo!!
Não vejo a hora de fazer o estofado do meu Brio, pois as capas deixa muito feio.
E desejo a você também um Feliz Natal e Ano Novo e que continue mostrando todo esse seu talento de cuidar do seu Uno, fico admirado com seu serviço.
Abraços
Não vejo a hora de fazer o estofado do meu Brio, pois as capas deixa muito feio.
E desejo a você também um Feliz Natal e Ano Novo e que continue mostrando todo esse seu talento de cuidar do seu Uno, fico admirado com seu serviço.
Abraços
- RE-FIAT
- Adotados
- Carro: ***
excelente trabalho Geraldo!
lindos bancos!
lindos bancos!
Renato
- Geraldo.
- Moderador
Obrigado, Martu. Vai ficar muito bonito, o Brio tem uma forração exclusiva, com trama vermelha. Quero ver também!martu159 escreveu:Ótimo serviço Geraldo!!
Abraços
Abraço.
- Geraldo.
- Moderador
Valeu, Renato!RE-FIAT escreveu:excelente trabalho Geraldo!
lindos bancos!
Abraço.
- Thiago Oliveira 2018
- Fiasa Inside
- Carro: Uno Mille Eletronic 93
Excelente trabalho nos bancos, ficou muito bom. No meu mantenho as capas pois os dois bancos da frente estão rasgados, principalmente no assento.
- Ingryd
- CUB Girls
- Carro: Uno CS 1.5 ie Álcool AC 4p 94
Oii Geraldo, mais um trabalho sensacional no SX. Você pretende por placa preta nele?
Meus bancos eu preciso refazer o tecido, infelizmente já estão bem gastos.
Aguardo mais atualizações!
- Geraldo.
- Moderador
Obrigado, Thiago. Os bancos do Eletronic com padrão courvin/tecido, não são complicados de recuperar; existe muita reposição no mercado, para esse tecido.Thiago Oliveira 2018 escreveu:Excelente trabalho nos bancos, ficou muito bom. No meu mantenho as capas pois os dois bancos da frente estão rasgados, principalmente no assento.
O mais difícil é encontrar um bom tapeceiro, que faça as costuras no padrão de fábrica.
- Geraldo.
- Moderador
Obrigado Ingrid. Pretendo sim, mas com o novo padrão Mercosul branco e cinza quase não tem diferença. Acho que a FBVA - Federação dos Antigos- vai acabar voltando o esquema preto/cinza, por isso, vou aguardar um tempo, antes de começar o projeto.Ingryd escreveu:Oii Geraldo, mais um trabalho sensacional no SX. Você pretende por placa preta nele?