Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Uno Cs Top 89

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Responder
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Bom hoje vamos falar de uma versão que poucos conhecem, essa versão se trata da comemoração de 1 milhão de Fiats produzido no Brasil! Na imagem abaixo vocês verão a descrição do Cs Top e detalhes sobre essa versão em especifico.
Imagem
Eu creio que fui um dos pioneiros aqui a desvendar o mistérios sobre essa versão tão pouco conhecida e tive ajuda do meu amigo Geraldo bem conhecido aqui no grupo dono de um Sx 84 maravilhoso, se vocês fusarem no grupo vocês vão achar tópicos da gente discutindo detalhes sobre essa versão que nunca se sabia antes, pelo menos em lugar nenhum tinha falado, e agora vocês verão as fotos do meu Cs Top nunca mostrei ele aqui no grupo mas hoje resolvi mostrar essa belíssima versão.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Bom agora vou contar a historia do carro, eu adquiri ele em 2016, só que esse carro entro na família em 2008, pois antes de chegar na minha mão passou possou por dois primos meus, ele tá judiado está mas conta com bastante coisas originais ainda creio que até a pintura seja original pelo fato de ela estar muito fina, claro que teve retoques por exemplo na parte debaixo do borrachão de porta na cor cinza fosco modenatura, ele saiu apenas em duas cores o vermelho perolizado ( que no caso é a cor do meu) e o cinza argento que também saiu nos 1.5R, ele herdou o painel da verão Csl de 87, 88 herdou as calotas também da Csl só que modelo 89 90 que já muda painel enfim... ele vem equipado com o relógio de teto igual ao do R vinha com os milhas que além do R só vinha nele, vinha equipado com o motor 1500 de 82cv também da Csl, é igual do R mas o R deve ter uma pimentinha amais que teme tem 3,4 cv a mais não sei o que é essa pimentinha, vinha com vidros basculantes, limpador e desembaçador traseiro, internamente era o mesmo decido da versão Cs com a diferença dos encostos dos bancos vazados herdado do R também, esse modelo em especifico tem ar condicionado o que torna ele muito especial, só que infelizmente fizeram a limpa e tiraram tudo, tudo, tudo só sobrou as mangueiras do ar quente e mais nada, nesse caso eu precisaria comprar aquele console mais longo igual ao do R, pois quando não se trata do R quando tem ar condicionado é obrigatório ter esse console e vou ter que por aquela alavanca mais curta, mas você deve estar se perguntando como você descobriu que tinha ar condicionado, quando eu vi aquelas mangueiras do ar quente eu não entendi nada e deixei elas quietas, lembrando motor fiasa de 1984 a 1990 não tinha nem opcional com ar condicionado só os modelos argentino, continuando quando você ver um uno argentino que a bateria encontra-se na posição horizontal pode ter certeza que aquele uno tem ar condicionado mesmo que ele não tenha nada que indique mas pode ter certeza que ele já teve durante sua vida, e você deve estar se perguntando tá mas o que tem haver a bateria na horizontal, repara pra vocês verem todos os unos 1.3 a bateria deles estão na vertical e porque a Fiat inverteria a bateria na horizontal para os que tem ar condicionado, pelo simples fato que quando tem ar condicionado é usado uma bateria de 75 amperes, e a que equipa o motor fiasa originalmente só tem 45 amperes, um outro fato também é o alternador, no motor fiasa por exemplo é um alternador de 12v 35 amperes, quando tem ar condicionado é 14v 55 amperes até postei uma foto da plaqueta pra vocês verem, bom meus planos pra ele é placa preta tenho um apego enorme pelo carro nem que demore anos mas vou restaurá-lo com peças originais e colocar uma placa preta, mesmo essa nova sendo feia pra mim vai ser um orgulho ver meu carro com placa preta do jeito que eu sonho direto, e eu creio que o que eu vou mais sofrer pra achar vai ser o ar condicionado, pois não saiu em muitos unos e é difícil você achar alguém mostrando um ar condicionado de um uno, não é como um Del Rey por exemplo que você encontra gente mostrando, eu nem sei quais as peças que acompanha o ar condicionado do uno, se alguém ai tirar um R com ar condicionado e quiser compartilhar comigo e com os nossos amigos aqui do club fico agradecido, eu queria muito saber da ontem esse carro veio de qual concessionaria, mas não tem nada que ajuda nem plaqueta de nada nem manual nada, unica coisa que eu sei é que ele foi tirado no estado de São Paulo nada a mais, uma coisa que eu descobri sobre essa versão também que a Fiat deu único na fabricação em setembro de 1989 ou seja apenas 4 meses então realmente deve ser poucas unidades que fizeram e vai saber quantas restaram, eu tive a impressão que depois que eu comecei a conversar com o Geraldo sobre essa versão parece que as portas se abriram as vezes eu nem ia atras e aparecia um na Olx ou anunciado no Facebook mas nunca como Uno Cs Top sempre ' Vendo Uno 1.5 ou Vendo Uno Cs ou Vendo Uno 89 ' só que como eu conhecia a versão eu só de bater o olho já sabia de qual se tratava, e nessas aparições eu notei que tem Unos Cs que tem tudo no Top só que quando você puxa a placa consta como Uno Cs, ou seja não sei se foi um erro do detran, ou se sobrou peças a Fiat começou a colocar essas peças e vender como Uno Cs como a gente não sabe quantas unidades foram produzidas só sabemos que foi uma serie limitada talvez a Fiat tenha produzido a quantidade que tinha planejado e acabou sobrando peça, não sei isso vai continuar sendo um mistério, acho que já falei bastante agora vocês vão conferir um Cs Top que nessas aparições achei ele e resolvi salvar as fotos e me parece bem fiel nos detalhes originais, e eu vou ficando por aqui qualquer duvida comente que eu responderei quando possível!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Olá, Júlio, tudo bem?
Bom conhecer seu CS Top e ter ajudado a descobrir informações sobre ele, esse é raro mesmo.
Interessante essa questão da bateria de lado, exclusiva dos Unos com A/C. Não tinha reparado. Conferi nas fotos e realmente, todos frente alta com ar-condicionado, tem essa posição, o que confirma o acessório no seu.
Ele está um tando arrepiado, mas tem toda base para a restauração. Vai ficar ótimo! É só ir aos poucos, uma peça de cada vez.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Poxa, muito legal mesmo! Se restaurado, vai ser um dos poucos.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Obrigado, Geraldo você foi uma ajuda essencial para me ajudar a ter as informações que tenho hoje, apesar de eu já ter ele a 4 anos está do mesmo jeito mas não mexi nele ainda por motivos financeiros, pois deixar ele do jeito que eu quero com peças originais vai muito dinheiro com o nosso mercado de peças inflacionado fica complicado, mas aos poucos vou comprando as coisas... o que me impressiona nesse carro apesar de estar com a aparência ruim ele ainda possui muitas coisas originais então algumas vou conseguir salvar mas outras já não tiveram tanta sorte e o tempo acabou destruindo-as.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Sim, esse é o objetivo mas o financeiro ta difícil mas devagar chego lá, vamos ver se com esse post meu apareceu outro dono de um Cs Top também e já ajudo as pessoas a conhecer essa versão e mostrar que ela existe.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Obrigado, Geraldo você foi uma ajuda essencial para me ajudar a ter as informações que tenho hoje, apesar de eu já ter ele a 4 anos está do mesmo jeito mas não mexi nele ainda por motivos financeiros, pois deixar ele do jeito que eu quero com peças originais vai muito dinheiro com o nosso mercado de peças inflacionado fica complicado, mas aos poucos vou comprando as coisas... o que me impressiona nesse carro apesar de estar com a aparência ruim ele ainda possui muitas coisas originais então algumas vou conseguir salvar mas outras já não tiveram tanta sorte e o tempo acabou destruindo-as.
Legal! Vou fazer uma postagem perguntando sobre esse modelo Top lá no grupo da Memória Automobilística do Facebook, o pessoal pode ajudar.
Estou curioso para conhecer seu SX 86, também. Ainda está com ele?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Legal, qualquer informação que descobrir já vai ser de uma grande ajuda, sim ainda estou com ele só que ele não é meu é do meu pai, mas quem lava,limpa "cuida" sou eu, ele só usa o carro mesmo.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Parabéns! Muito legal e raro atualmente um CS Top! ao poucos fica 100%
Renato
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Como já comentei aqui, meu Uno tem ar condicionado e infelizmente retiraram o sistema completo dele, e como eu quero trazer o ar condicionado dele de volta vim pedir ajuda a vocês, eu não tenho referencias nunca vi fotos de algum R detalhado como é o condensador... as peças em geral do sistema, e eu acabei achando 3 peças a venda, se alguém conhecer me fale se realmente é de um R, e peço mais uma ajuda a vocês se conhecem alguém que tenha algum R ou até um Premio ou Elba Csl que tenha ar condicionado ou até mesmo você que ta lendo e puder postar as fotos aqui detalhado do ar condicionado pra mim ter uma referencia, porque ta complicado não sei por onde começar e ainda mais a dificuldade das peças, as vezes pode aparecer uma a venda mas como não conheço é um tiro no escuro comprar e as vezes o preço é um absurdo, mas conhecendo melhor as peças que tenho que comprar facilita minha vida e meu Uno agradece a ter um acessório original que tiraram dele ao decorrer de sua vida.

Radiador de ar quente.
Imagem

Condensador.
Imagem

Caixa evaporadora.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

O ar condicionado Fiat, nessa época, era o modelo "York". Aqui na comunidade, acho que o Rachador, tem um Uno 1.5 R com esse tipo de A/C. Talvez você possa conseguir fotos do sistema com ele.
Essas são algumas imagens que tenho, mas as peças não aparecem claramente:

Imagem

Ligação das mangueiras no compressor,

Imagem

E no pressostato.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Responder