Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Carburador Uno Mille - 1991

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Boa noite, galera!
Bom, possuo meu Uno Mille 1991 desde 2016, porém recentemente ele começou a apresentar um problema de engasgos e não manter a marcha lenta (morria). Com isso realizei a desmontagem do carburador Mecar (réplica do Weber 190) e percebi que a cuba de combustível estava soltando uma certa fuligem devido a ação do combustível sob o metal. Realizei a limpeza completa no carburador, passei o jato de ar comprimido em todos os orifícios e limpei todos os gicles. Os engasgos pararam e a lenta que não estabilizava também, porém agora ocorre um leve "buraco" no início das acelerações rápidas seguido de um solavanco, após isso o carro desenvolve normalmente. Já mexi na agulha de mistura ar/combustível (fechando e abrindo), porém não consegui solucionar o problema, não sei se posso ter errado nessa regulagem também (algo até feio já que esse carburador não tem muito o que regular, kkk). Caso alguém tenha um palpite ou experiência com esse tipo de problema, ficarei muito agradecido com a ajuda.
Grande abraço!

Obs.: Passei limpa contato na tampa do distribuidor, nos cabos de velas, na bobina e as velas estão em bom estado de conservação.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

azeredo escreveu:Boa noite, galera!
Bom, possuo meu Uno Mille 1991 desde 2016, porém recentemente ele começou a apresentar um problema de engasgos e não manter a marcha lenta (morria). Com isso realizei a desmontagem do carburador Mecar (réplica do Weber 190) e percebi que a cuba de combustível estava soltando uma certa fuligem devido a ação do combustível sob o metal. Realizei a limpeza completa no carburador, passei o jato de ar comprimido em todos os orifícios e limpei todos os gicles. Os engasgos pararam e a lenta que não estabilizava também, porém agora ocorre um leve "buraco" no início das acelerações rápidas seguido de um solavanco, após isso o carro desenvolve normalmente. Já mexi na agulha de mistura ar/combustível (fechando e abrindo), porém não consegui solucionar o problema, não sei se posso ter errado nessa regulagem também (algo até feio já que esse carburador não tem muito o que regular, kkk). Caso alguém tenha um palpite ou experiência com esse tipo de problema, ficarei muito agradecido com a ajuda.
Grande abraço!

Obs.: Passei limpa contato na tampa do distribuidor, nos cabos de velas, na bobina e as velas estão em bom estado de conservação.
Bom dia, Azeredo. Às vezes, acontecem entradas de ar falsa pela agulha da regulagem ar/combustível. Ela tem um pequeno anel de borracha que costuma "mastigar" na rosca.
Nesse caso, você precisa colocar um teflon na agulha. Veja se melhora.
Abraço,
Geraldo.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Geraldo. escreveu:
azeredo escreveu:Boa noite, galera!
Bom, possuo meu Uno Mille 1991 desde 2016, porém recentemente ele começou a apresentar um problema de engasgos e não manter a marcha lenta (morria). Com isso realizei a desmontagem do carburador Mecar (réplica do Weber 190) e percebi que a cuba de combustível estava soltando uma certa fuligem devido a ação do combustível sob o metal. Realizei a limpeza completa no carburador, passei o jato de ar comprimido em todos os orifícios e limpei todos os gicles. Os engasgos pararam e a lenta que não estabilizava também, porém agora ocorre um leve "buraco" no início das acelerações rápidas seguido de um solavanco, após isso o carro desenvolve normalmente. Já mexi na agulha de mistura ar/combustível (fechando e abrindo), porém não consegui solucionar o problema, não sei se posso ter errado nessa regulagem também (algo até feio já que esse carburador não tem muito o que regular, kkk). Caso alguém tenha um palpite ou experiência com esse tipo de problema, ficarei muito agradecido com a ajuda.
Grande abraço!

Obs.: Passei limpa contato na tampa do distribuidor, nos cabos de velas, na bobina e as velas estão em bom estado de conservação.
Bom dia, Azeredo. Às vezes, acontecem entradas de ar falsa pela agulha da regulagem ar/combustível. Ela tem um pequeno anel de borracha que costuma "mastigar" na rosca.
Nesse caso, você precisa colocar um teflon na agulha. Veja se melhora.
Abraço,
Geraldo.
Obrigado pela dica, Geraldo.
Vou testar e em breve dou um feedback.
Grande abraço!
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Boa noite, pessoal.
Bom, realizei a verificação recomendada pelo moderador Geraldo, porém o anel de borracha da agulha encontra-se em bom estado (não está "mastigado" ou ressecado). O carro continua com o problema. Percebi que com o motor quente o problema quase se torna imperceptível.
Caso saibam de mais alguma possibilidade de causa, ficarei extremamente agradecido!
Grande abraço!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

azeredo escreveu:Boa noite, pessoal.
Bom, realizei a verificação recomendada pelo moderador Geraldo, porém o anel de borracha da agulha encontra-se em bom estado (não está "mastigado" ou ressecado). O carro continua com o problema. Percebi que com o motor quente o problema quase se torna imperceptível.
Caso saibam de mais alguma possibilidade de causa, ficarei extremamente agradecido!
Grande abraço!
Bem, Azeredo, se o problema quase desaparece com o motor quente, pode estar relacionado à válvula termostática do radiador. É comum ela travar ou mesmo ser removida pelos "mecânicos". Isso atrapalha o aquecimento uniforme do motor e pode causar falhas na carburação (engasgos). É uma segunda hipótese...
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
azeredo
Usuário
Usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 24/03/17, 20:40
Carro: Uno Mille
Localização: Nova Friburgo - RJ

Agradeço pelas tentativas de solucionar o problema.
Acabei comprando um carburador Weber original e o problema foi sanado.
Abraço à comunidade.
Responder