Bom dia/tarde/noite uneiros!
Preciso de ajuda com relação a temperatura de trabalho do motor, já pesquisei muito aqui no fórum e sempre acho a mesma resposta, que o problema é a termostática ou a ausência dela.
Vamos lá, o carro em questão é uma Elba 1993 1.5 fiasa, com injeção do Palio mpi a álcool. Tenho esse carro a anos e ele nunca decepcionou, nunca incomodou e sempre funcionou perfeitamente, porém uma coisa que me incomoda desde sempre é a temperatura de trabalho, anda sempre ali na primeira marca intermediária do painel e só vai até o meio quando pego trânsito ou o carro está parado.
Já fiz diversos testes, troquei várias válvulas de marcas diferentes e hoje estou usando a MTE 87° do uno a álcool original e mesmo assim o carro anda "frio".
Alguém já teve esse tipo de problema e saberia me dizer o que mais posso tentar?
Além da válvula, já troquei o sensor de temperatura do painel e o próprio painel, nada surtiu efeito.
Agradeço desde já.
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Como aumentar a temperatura de trabalho?
- Digo Garcia
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Olá salmazzi.
Estranho estar ocorrendo isso, o que controla a temperatura do arrefecimento do motor realmente é a válvula termostática.
Acima de X temperatura ela libera a circulação do arrefecimento, e abaixo de X temperatura ela mantém a circulação fechada, até o motor atingir a temperatura ideal.
TALVEZ, seu carro esteja fora do ponto da correia, e trabalhando fora das condições corretas, mas isso seria algo meio absurdo.
De qualquer maneira, se vc já trocou o ponteiro de temperatura e o mesmo está calibrado, seria a única coisa que eu checaria, pois todo o resto vc já disse ter checado...
Estranho estar ocorrendo isso, o que controla a temperatura do arrefecimento do motor realmente é a válvula termostática.
Acima de X temperatura ela libera a circulação do arrefecimento, e abaixo de X temperatura ela mantém a circulação fechada, até o motor atingir a temperatura ideal.
TALVEZ, seu carro esteja fora do ponto da correia, e trabalhando fora das condições corretas, mas isso seria algo meio absurdo.
De qualquer maneira, se vc já trocou o ponteiro de temperatura e o mesmo está calibrado, seria a única coisa que eu checaria, pois todo o resto vc já disse ter checado...
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Uma boa noite a todos!!
Eu tenho um Uno 1.5 gasolina, (mesmo motor do colega que está com problemas) e eu inclusive estou com o mesmo problema. Troquei meu conjunto que consiste em carcaça e válvula termostática (82° - 83° não me lembro) e o motor trabalha sempre "meio frio". No meu caso não posso nem se quer acusar painel pois recentemente troquei o painel pelo do 1.6R e está totalmente revisado. Meu carro demora para chegar na temperatura de trabalho e quando chega e pego descida ele esfria demais... Realmente acho que pode ser algo do carro mesmo.
Eu tenho um Uno 1.5 gasolina, (mesmo motor do colega que está com problemas) e eu inclusive estou com o mesmo problema. Troquei meu conjunto que consiste em carcaça e válvula termostática (82° - 83° não me lembro) e o motor trabalha sempre "meio frio". No meu caso não posso nem se quer acusar painel pois recentemente troquei o painel pelo do 1.6R e está totalmente revisado. Meu carro demora para chegar na temperatura de trabalho e quando chega e pego descida ele esfria demais... Realmente acho que pode ser algo do carro mesmo.
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- Fiasa Inside
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- Carro: Uno SX 1300 1986
Amigo, se você usa sistema multiponto do Palio adaptado num carro carburado ou monoponto, você pode ter alguma queda de tensão ou interferência de algum componente eletrônico. Outro detalhe, válvula termostática álcool é 85°, não 87° como você mencionou. Tem que verificar a malha elétrica do painel que você está usando também (não sei qual é o modelo de painel que você tem instalado no teu carro)...se tiver algum resistor ruim ou defeito na malha, ele dá diferença também. Cebolão de radiador se estiver errado pra aplicação, também dá diferença.salmazzi escreveu: ↑14/07/24, 08:43 Bom dia/tarde/noite uneiros!
Preciso de ajuda com relação a temperatura de trabalho do motor, já pesquisei muito aqui no fórum e sempre acho a mesma resposta, que o problema é a termostática ou a ausência dela.
Vamos lá, o carro em questão é uma Elba 1993 1.5 fiasa, com injeção do Palio mpi a álcool. Tenho esse carro a anos e ele nunca decepcionou, nunca incomodou e sempre funcionou perfeitamente, porém uma coisa que me incomoda desde sempre é a temperatura de trabalho, anda sempre ali na primeira marca intermediária do painel e só vai até o meio quando pego trânsito ou o carro está parado.
Já fiz diversos testes, troquei várias válvulas de marcas diferentes e hoje estou usando a MTE 87° do uno a álcool original e mesmo assim o carro anda "frio".
Alguém já teve esse tipo de problema e saberia me dizer o que mais posso tentar?
Além da válvula, já troquei o sensor de temperatura do painel e o próprio painel, nada surtiu efeito.
Agradeço desde já.
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Boa tarde, colega. Agradeço sua resposta.Digo Garcia escreveu: ↑15/07/24, 11:38 Olá salmazzi.
Estranho estar ocorrendo isso, o que controla a temperatura do arrefecimento do motor realmente é a válvula termostática.
Acima de X temperatura ela libera a circulação do arrefecimento, e abaixo de X temperatura ela mantém a circulação fechada, até o motor atingir a temperatura ideal.
TALVEZ, seu carro esteja fora do ponto da correia, e trabalhando fora das condições corretas, mas isso seria algo meio absurdo.
De qualquer maneira, se vc já trocou o ponteiro de temperatura e o mesmo está calibrado, seria a única coisa que eu checaria, pois todo o resto vc já disse ter checado...
Já conferi o ponto a pouco tempo e está ok.
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- Carro: Elba
Boa tarde, Mateus. Agradeço sua resposta.Mateus Ribeiro escreveu: ↑25/07/24, 22:04Amigo, se você usa sistema multiponto do Palio adaptado num carro carburado ou monoponto, você pode ter alguma queda de tensão ou interferência de algum componente eletrônico. Outro detalhe, válvula termostática álcool é 85°, não 87° como você mencionou. Tem que verificar a malha elétrica do painel que você está usando também (não sei qual é o modelo de painel que você tem instalado no teu carro)...se tiver algum resistor ruim ou defeito na malha, ele dá diferença também. Cebolão de radiador se estiver errado pra aplicação, também dá diferença.salmazzi escreveu: ↑14/07/24, 08:43 Bom dia/tarde/noite uneiros!
Preciso de ajuda com relação a temperatura de trabalho do motor, já pesquisei muito aqui no fórum e sempre acho a mesma resposta, que o problema é a termostática ou a ausência dela.
Vamos lá, o carro em questão é uma Elba 1993 1.5 fiasa, com injeção do Palio mpi a álcool. Tenho esse carro a anos e ele nunca decepcionou, nunca incomodou e sempre funcionou perfeitamente, porém uma coisa que me incomoda desde sempre é a temperatura de trabalho, anda sempre ali na primeira marca intermediária do painel e só vai até o meio quando pego trânsito ou o carro está parado.
Já fiz diversos testes, troquei várias válvulas de marcas diferentes e hoje estou usando a MTE 87° do uno a álcool original e mesmo assim o carro anda "frio".
Alguém já teve esse tipo de problema e saberia me dizer o que mais posso tentar?
Além da válvula, já troquei o sensor de temperatura do painel e o próprio painel, nada surtiu efeito.
Agradeço desde já.
A VT que estou usando no momento é a VT208.87, da MTE. Segundo o site do fabricante ela é indicada para a família Uno pós 96.
Porém antes dela o carro estava com a VT208.85, que é vt para 85° que você citou.
O cebolão é o de 2 estágios, com acionamento do 1° em 92° e do segundo em 97°. Acredito que está tudo certo pois quando a ventoinha aciona o 1° estagio o painel marca corretamente na marca do meio.
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- Carro: Elba
Boa tarde, colegas uneiros!
Vou descrever aqui mais alguns detalhes a fim de facilitar os diagnósticos.
Atualmente o carro está com a válvula termostática VT 208.87, que segundo o manual é indicada para a família Uno pós 1996.
O carro está usando o cebolão de 2 estágios, com acionamento do 1° em 92° e do segundo em 97°.
O carro é original a gasolina, foi convertido para alcool por mim a mais de 2 anos e antes da conversão ele não tinha esse problema. A conversão foi feita utilizando o sistema de admissão e o modulo de injeção do palio MPI, o chip em uso é do modelo 1G7SA.5A (Palio 1.5 alcool).
Quando pego transito a temperatura sobe e o ponteiro chega na marca correta do painel, nesse momento a ventoinha é acionada corretamente. Acho que isso valida a hipótese de que a marcação está correta.
No dia 28/07 fiz uma viagem de 520km (interior de SP ao RJ), é um trajeto que faço 2x ao ano com esse carro e mesmo subindo a serra das araras a temperatura insiste em ficar baixa. Nessa última vez resolvi fazer um teste "biruta" e coloquei um papelão fechando a lateral esquerda do radiador (olhando o carro de frente), ali na área fora do caminho da ventoinha, o resultado foi que o carro trabalhou um pouco mais quente, digamos que o ponteiro subiu 2mm de onde costumava ficar. Ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão com o resultado do teste rsrs.
O consumo do carro nesse percurso tem sido ótimo, em todas as vezes fiz com menos de um tanque (lembrando que o carro é a alcool), nessa última viagem cheguei em casa com "meio quarto" de tanque, sempre desenvolvendo velocidades na faixa de 90km/h. Por isso, acredito (mas posso estar enganado, claro) que as partes eletrônica e mecânica do carro estão perfeitas.
Uma coisa que andei pensando por esses dias é o modelo das velas de ignição. Desde que converti esse carro para alcool estou usando velas com código para gasolina (todas as informações foram tiradas da tabela de aplicação NGK), que é a BPR5ES, que é uma vela "mais quente". Porém, a vela indicada para esse mesmo motor a alcool é a BPR7ES, que é uma vela "mais fria".
Será que essa vela "mais quente" seria suficiente para criar uma zona de calor localizada, logo ali na área dos cilindros e justamente próximo a VT, fazendo com que a VT atinja a temperatura de abertura antes do calor se dissipar pelo resto do conjunto? Sei que é um questionamento bem complexo, mas foi o que veio a mente.
Desde já desejo a todos um excelente final de semana, é sexta feiraaaaa
Vou descrever aqui mais alguns detalhes a fim de facilitar os diagnósticos.
Atualmente o carro está com a válvula termostática VT 208.87, que segundo o manual é indicada para a família Uno pós 1996.
O carro está usando o cebolão de 2 estágios, com acionamento do 1° em 92° e do segundo em 97°.
O carro é original a gasolina, foi convertido para alcool por mim a mais de 2 anos e antes da conversão ele não tinha esse problema. A conversão foi feita utilizando o sistema de admissão e o modulo de injeção do palio MPI, o chip em uso é do modelo 1G7SA.5A (Palio 1.5 alcool).
Quando pego transito a temperatura sobe e o ponteiro chega na marca correta do painel, nesse momento a ventoinha é acionada corretamente. Acho que isso valida a hipótese de que a marcação está correta.
No dia 28/07 fiz uma viagem de 520km (interior de SP ao RJ), é um trajeto que faço 2x ao ano com esse carro e mesmo subindo a serra das araras a temperatura insiste em ficar baixa. Nessa última vez resolvi fazer um teste "biruta" e coloquei um papelão fechando a lateral esquerda do radiador (olhando o carro de frente), ali na área fora do caminho da ventoinha, o resultado foi que o carro trabalhou um pouco mais quente, digamos que o ponteiro subiu 2mm de onde costumava ficar. Ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão com o resultado do teste rsrs.
O consumo do carro nesse percurso tem sido ótimo, em todas as vezes fiz com menos de um tanque (lembrando que o carro é a alcool), nessa última viagem cheguei em casa com "meio quarto" de tanque, sempre desenvolvendo velocidades na faixa de 90km/h. Por isso, acredito (mas posso estar enganado, claro) que as partes eletrônica e mecânica do carro estão perfeitas.
Uma coisa que andei pensando por esses dias é o modelo das velas de ignição. Desde que converti esse carro para alcool estou usando velas com código para gasolina (todas as informações foram tiradas da tabela de aplicação NGK), que é a BPR5ES, que é uma vela "mais quente". Porém, a vela indicada para esse mesmo motor a alcool é a BPR7ES, que é uma vela "mais fria".
Será que essa vela "mais quente" seria suficiente para criar uma zona de calor localizada, logo ali na área dos cilindros e justamente próximo a VT, fazendo com que a VT atinja a temperatura de abertura antes do calor se dissipar pelo resto do conjunto? Sei que é um questionamento bem complexo, mas foi o que veio a mente.
Desde já desejo a todos um excelente final de semana, é sexta feiraaaaa