Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

::Gee, o Prêmio CSL'93 ||| Pag.11 - Fitment::

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Amigo Run4Fun
Infelizmente este modelo de toca fitas não comanda disqueteira, apenas os que tem a letra "P" no modelo tem esta função :cry: .
os modelos que comandam disqueteiras da PIONEER tem uma tomada quadrada azul na parte de trás.
Não são dificeis de encontrar mas o problema é achar em bom estado e preço bacana.
Parabens pelo carro, está muito conservado mesmo.
mantenha-o assim.
Abraços.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Consegui uma foto para voce ver como é a tomada azul que te falei
ImagemUploaded with ImageShack.us

O cabo do magazine é conectado ali e não precisa de mais nada, este cabo faz todas as funções da disquetera, e voce comanda ela pelo proprio toca fitas.
Espero ter ajudado.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Exatamente, este pioneer nao possui tomada IP-BUS, esta tomada faz o comando da disqueteira e passa o audio tambem. Tenho um modelo pioneer bem raro importado do japao guardado aqui e tem a disqueteira de 12 cds, porem o radio tem visor fluorecente e queimou apenas a lampada, mas no sol da pra ler perfeitamente, tem até aquelas barrinhas de V.U que ficam se mexendo com o som, teria que adaptar alguma luz no visor, e a disqueteira sao 2 cabos, um 3 vias de energia e o IP-BUS.

Segue umas fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Realmente este possui um P no nome
Imagem

Esse é o modelo da disqueteira.
Imagem

Existe um cabo P2 - IPBUS a venda no mercado livre, que converte a entrada de disqueteira em uma aux pra por o mp3 player.
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

hauhauahuahauhauhauhahauhuahua
Eu já tô depressivo pelo fato do meu não possuir a função e o FDP do Gabriel vem com esse leque de fotos pra terminar de enterrar minhas esperanças!

Dá nada! Tive um Fiesta que o som queimou a leitora do CD. Desviei o sinal, liguei na saída RCA e quando acionava o CD, tocava o MP3 por meio de um cabo RCA >>> P2.
Jeito tem! Só arrumar as gambiarras certas!
hauhauhauahuahuahuahuahuahuahua

Obrigado pelas dicas, galera! Semana que vem será testado e se estiver "ok" será instalado.

Gabriel, parabéns pelos equipos! De babar!
Não leve a mal a brincadeira!
; )
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

.:run4fun:. escreveu:hauhauahuahauhauhauhahauhuahua
Eu já tô depressivo pelo fato do meu não possuir a função e o FDP do Gabriel vem com esse leque de fotos pra terminar de enterrar minhas esperanças!

Dá nada! Tive um Fiesta que o som queimou a leitora do CD. Desviei o sinal, liguei na saída RCA e quando acionava o CD, tocava o MP3 por meio de um cabo RCA >>> P2.
Jeito tem! Só arrumar as gambiarras certas!
hauhauhauahuahuahuahuahuahuahua

Obrigado pelas dicas, galera! Semana que vem será testado e se estiver "ok" será instalado.

Gabriel, parabéns pelos equipos! De babar!
Não leve a mal a brincadeira!
; )
Hahahaha, beleza, mas não fique depressivo, pois ter um som antigo pioneer totalmente funcional hj em dia é privilégio de poucos, principalmente por que vai ser instalado em um carro a altura dele, e concerteza vai ficar muito bem no painel do prêmio, no meu carro ja usei um sony antigo uma vez, e nos unos turbo estão com os Alpine do tempra. Outra alternativa é usar um transmissor usb FM, ai sintoniza no rádio a frequencia. Mas na internet se encontra facilmente um modelo desses igual o teu com a entrada IP-BUS. Por enquanto vai usando esse mesmo, é um som muito legal. Acho que esses acendem laranja.
aqui um bem top com ip bus

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estado-_JM
Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
Avatar do usuário
Gabrielmigliavasca
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 378
Registrado em: 03/03/13, 02:00
Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e

Garagem:
Fiat Uno Mille EP 1.0 i.e viewtopic.php?f=6&t=102
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Que coisa linda, hein?! Particularmente a disqueteira não teria uso. Seria apenas o toca-fitas para aproveitar a utilização da saída.
Neste FDS vou testar o que ganhei e se estiver funcionando vai ele mesmo para o painel com a conexão RCA > P2 direto, assim como fiz no Fiesta que tive. A qualidade fica boa e posso tocar diretamente do celular/player sem problemas.
obrigado pelas dicas e pesquisas! Caso o que ganhei não funcione, vou tentar fechar com esse carinha do RJ, pois este modelo tb é muito bacana!

Para quem quer saber como foi o último mês das minhas piranhas: http://www.rafa4fun.blogspot.com.br/201 ... trois.html
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Aí cara, uma sugestão baratinha pra você.
Tem pra vender nos camelôs um adaptador que vai ligado no isqueiro do carro. Nesse adaptador voce coloca um pen drive ou um cartão SD. Nele vem uma opção de configurar uma radiofrequencia de curto alcance. Após ligado, é só sintonizar teu radio nessa radio e curtir as tuas músicas.
A última vez que vi o preço, tava por volta de 30 reais.

Tipo isso aqui:

Imagem

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Senhores, há tempos não atualizo, então nada melhor do que mostrar os últimos avanços da minha senhora.

O Pioneer não rolou. A saída de som estava queimada e o reparo aqui em Brasília era complicado. Deixei ele guardado para um outro momento com mais paciência.

Continuo usando o carro esporadicamente. Para uso diário tenho um Fiesta 1.0 que rala aqui na empresa, então o uso do Prêmio e do Fusca fica mais restrito a finais de semana ou alguns dias de sol durante a semana.

Ainda assim, não escapo de pegar uns engarrafamentos:
Imagem

Ainda assim a manutenção do Prêmio vinha sendo "negligenciada" (é um termo forte e mentiroso para este caso, mas vocês vão entender) em detrimento de fazer o Fusca andar como eu queria. Releguei a revisão pesada dela para outro momento, pois em meados de Setembro/2013 (essa era a data dos acontecimentos aqui relatados) a prioridade era o Fusca. Ainda assim, teríamos um Encontro Interestadual da Fiat em um restaurante a cerca de 180km de Brasília e eu queria ir com ela. Troquei o óleo e renovei o fluido de arrefecimento, bem como o bujão expansor e a tampa do reservatório.

Imagem
Imagem

No dia do encontro, tudo bem. Fomos em comboio numa balada de uns 110, 120km/h e havia algum trânsito, então não dava pra acelerar. Quando o trecho limpou, achei que seria saudável acelerar mais um pouco. 140, 160km/h... e um amigo começa a dar luz para pararmos. Quando encosto...
Imagem
Imagem

Ela ferveu. A tampa do reservatório que comprei não era original (burrice minha) e rasgou a borracha de vedação interna com a pressão do sistema. Completei com o que tinha de água no carro de um amigo e chegamos no local do encontro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No meio da tarde decidi vir embora, pois não queria que desse nenhum problema na estrada no adentrar da noite. Dito e feito...

Numa viagem de cerca de 1:30 min, voltamos em 05:00 aproximadamente. A vedação da tampa não segurava, então era preciso andar, ferver, parar, esfriar, completar a água e continuar até ferver novamente. Neste momento eu já estava carregando cerca de 30 litros d´água dentro do carro em várias garrafas e a cada posto eu completava o estoque.

Imagem
Imagem

Quando chegamos em uma cidadezinha do caminho, encontrei uma auto peças aberta e comprei outra tampa (ainda mais vagabunda que a primeira) e um rolo de fita veda-rosca. Tirei a tampa antiga e guardei, meti veda-rosca no reservatório e a tampa nova. Andamos mais alguns km e... ferveu novamente. A tampa não segurou pressão. O problema é que a água também estava acabando, até que não sobrou mais nenhuma gota.
Imagem
Imagem

Encostamos os carro e pedi para um dos amigos que me acompanhava para buscar água, enquanto outros esperavam comigo. Enquanto esperava, peguei as duas tampas e removi a vedação da nova e coloquei junto com a antiga, numa tentativa desesperada de chegar em casa sem fritar junta, sem chamar guincho...

Imagem

Deu certo! O amigo trouxe água e a vedação parece ter funcionado. Não paramos mais e consegui chegar em casa.

Na semana se seguiu, não usei o carro... nem na outra... nem na outra. Estava chateado.
Comprei a tampa do reservatório original, filtro de combustível novo e esqueci de comprar os fluidos novos.
Quando fui dar a partida, o carro não pegava. Bateria tinha falecido. Aproveitei e comprei uma nova.

Imagem
Imagem

Depois de mais um tempo, algo que me incomodava desde a aquisição do carro tomou minha atenção. As caixas de ar estavam esbranquiçadas, deixando o carro com um visual decadente. Comprei spray preto fosco e mandei nas caixas de ar e caixas de roda. Ficou zerada!

Imagem
Imagem

Um dia, meus pais voltaram de viagem e minha mãe trouxe um presente para agregar mais estilo à condução da moça. O chapéu combinou bem com o interior em veludo azul.

Imagem

Então fomos a vários lugares juntos. Quando o carro da empresa não será utilizado naquele dia, faço questão de andar com ela ou com o Fusca. É um carro muito bom, mas ainda me incomodava em alguns pontos. A ausência de um som pra fazer barulho, a suspensão precisava de cuidados, a elétrica vez ou outra dava umas zicas... coisa que aos poucos seriam arrumadas.

Imagem

Um dia, o burro aqui foi manobrar ela na vaga e acabou acertando o freezer que fica de frente a ela. O estrago não foi grande, mas foi suficiente para me deixar indignado com a minha ignorância.

Imagem

Troquei o farol danificado (estava entrando água) por um dos originais que tinha guardado, temporariamente.

Então ela começou a ser decorada:

Imagem

Além deste, ela ainda tem um "Bebê a bordo" e um "Conviva", todos no vidro traseiro. Típico carro de vô aposentado. hauhauhauhauahuhua

Ela também recebe mimos. Foi encerada 3x em menos de um ano para tentar dar um brilho extra na pintura de mais de 20 anos. O Fusca está em casa a 4 anos e só encerei ela 1x.

Imagem

Então foi meu aniversário e um grande amigo me presenteou com algo inesperado. Falei com ele sobre a falha do toca fitas Pioneer e como não queria colocar algo moderno no Prêmio. Este amigo tem uma Alfa 166 completamente original, mas tem um gosto peculiar por músicas, então instalou um DVD na Alfa. No dia do aniversário me presenteou com o toca-fitas Alpine original que estava instalado nela, com a condição de que eu deveria devolvê-lo para ele caso o carro fosse vendido. Acordo selado!

Aproveitei para instalar o som e dar uma revisada geral na elétrica do carro, que estava com 186.000 km rodados:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já encomendei da China aquelas fitas magnéticas que vc pode plugar no celular ou MP3 Player e reproduzir pelo som. Só falta chegar.

Em conversa com este amigo, relato a inconstância da marcha lenta do carro e que, mesmo após regular o carburador, tem dias que é chato parar no semáforo. Ele me diz: "abasteça com Podium! É mais cara, mas você vai perceber a diferença logo nos primeiros km". Fiquei com aquilo na cabeça e passei a utilizar a cara gasolina. Realmente o carro é outro com este combustível. O ronco, a retomada, a aceleração, o cheiro... e o preço são completamente diferentes!

Depois de 02 tanques de Podium o carro pega sem frescura mesmo depois de uma semana inteira parado e logo a marcha lenta se estabiliza. As acelerações são fortes e o carro se mostra mais disposto. Como não é carro de uso diário, tenho mantido ela e o Fusca sempre abastecidos com este combustível.

Imagem

Mas era hora de colocá-la numa revisão séria. O carro já estava com 187.500 km rodados e desde que o peguei só havia trocado óleo e feito a limpeza do arrefecimento. Precisava ter mais confiança no carro que já apresentava barulhos decorrentes da suspensão com buchas, calços e pivôs ressecados.

Antes de levar o carro resolvi fazer em casa algumas coisinhas: Nova limpeza do arrefecimento que desde a fervura na estrada só estava andando com água, troca das lâmpadas dos faróis e uma garrafa de óleo extra pra manter no porta-malas, por segurança, sabem?!

Imagem

Enviei-a a oficina com uma listagem de itens a serem checados e trocados. Sabia que a conta não viria barata. TODAS as buchas, calços (motor e câmbio), pivôs, mangueiras de combustível, amortecedores, rolamentos, mangueiras de freios, retentores de óleo... uma lista grande de coisas foram trocados. O carro voltou como novo. Não, não estou exagerando! O carro não faz mais nenhuma barulho! A suspensão é macia como a de um carro 2014!

Aproveitei a estadia e mandei abrir o câmbio para a troca do sincronizado da 3ª para a4ª marcha. A engrenagem da 3ª marcha foi trocada e junto dela, seus rolamentos. Agora o câmbio não arranha mais nenhuma marcha. Troquei também o kit de embreagem e mandei embuchar o carburador que estava com alguns parafusos de fixação do filtro de ar danificados. Aquela fumaça que saia do escape foi findada com a troca dos retentores e uso de óleo e filtros novos. Correia dentada nova e verificação de desgastes excessivos, ok. Barulho do motor? Só quando se está do lado de fora e perto do carro.

O carro ficou ótimo! Perto dos 200.000 km rodados ela precisava deste cuidado. Espero que não apareça nada imprevisível dentro dos próximos meses, pois a conta não ficou barata.

Depois da oficina, o devido trato com cera de carnaúba e aquele lustro:

Imagem
Imagem

Nessa semana chegou o documento 2014 e hoje ela veio trabalhar comigo, mesmo com uma garoa fina caindo pela manhã.

Imagem

Provavelmente tenha que vender o Fiesta que uso na empresa para levantar uma $$$ e iniciar outra fase da reforma da minha casa. Concretizando isso, terei que usá-la diariamente para vir ao trabalho e buscar as filhotas na escola. É um trajeto curto e seguro, pois o carro fica sempre às minhas vistas aqui no estacionamento da empresa e deve rodar menos de 15km/dia (pouquíssimo para quem mora em Brasília).

Pensei em rebaixá-la, mas em virtude da utilização diária, resolvi não me encrencar. Tinha comprado um par de pinças Wilwood de quatro pistões para instalar no Fusca, mas desisti, então as pinças sobraram pra ela. Ganhei um par de discos de 282mm de Marea Turbo e já estou providenciando o conjunto de freios a disco traseiro do Marea pra instalar no Prêmio também. Com isso, as rodas terão obrigatoriamente que serem de 15" (no mínimo), então estou na caça de um jogo de rodas de Marea Turbo ou alguma outra dessa medida de época para calçar com pneus 175/50 (de Kia Picanto).
*_*

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Com a nova resolução permitindo a regularização de rebaixados, animei em rebaixá-la novamente após adquiri as rodas e instalar todo o conjunto, mas quero fazer isso da maneira certa. Já tive Uno de mola cortada e amortecedor encurtado e não acho que seria a melhor receita para este projeto.

Me falaram bem da Fênix de SP e penso em um kit de coilover com amortecedores com uns 20% a mais de carga. Alguém possui relatos desta configuração?

A idéia para o futuro é montar um 1.9 8v aspirado com um carbura melhor (ou dois 40mm), mas a idéia de turbinar também não está descartada, mas isso certamente só vai acontecer daqui a uns 2 anos.

Grande abraço a todos.
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Lindão como sempre :)
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Responder