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Feixe de mola. Carro REBAIXADO!

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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Maggito
Fiasa Inside
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Mensagens: 180
Registrado em: 14/02/13, 21:21
Carro: Mille i.e. "Mille"
Localização: São Paulo - SP

Entendendo...
Porque os parafusos quebram / podem quebrar??

Com o feixe (e seu arco) original, a distancia entre os apoios nas bandejas é praticamente a mesma. Ok!
Quando coloca algum peso na traseira do carro (seja gente ou carga), o feixe perde seu arqueamento um pouco, o que faz o carro baixar, mas observem que as bandejas abrem, aumentando a distância entre os apoios do feixe. Claro, o feixe acompanha essa abertura. Ok!

O que acontece se somente trocar o parafuso (seja colocando qualquer tipo de parafuso / calço / porca / arroela)???
As bandejas abrem, aumentam a distância entre elas... Porém o feixe NÃO! Porque o feixe está no "arco" e tamanho original. Com isso, esses parafusos maiores, ficam ligeramente enclinados para dentro do carro. Não percebem isso??

Pra quem fuça, façam um teste:
Retire o feixe e coloque um macado de cada lado do carro, na parte traseira;
Baixe o carro (nos macacos) até a altura que achar agradável;
Com uma trena simples, tente medir a distância de um parafuso ao outro;
Agora tire a medida de uma ponta a outra no feixe (com a trena reta, NÃO acompanhando o arqueamento do feixe).
Ok?? Uma boa diferença, né?? E saibam, se trocar os parafusos por maiores, quem vai compensar (de modo forçado) essa diferença são esses parafusos! Eles trabalharão inclinados. EU, considero perigoso.

E outra...
Quanto custa cada parafuso BOM?? Com sua porca apropriada, acredito que não saia por menos de R$ 20,00 cada um! Comprando os 4, R$ 80,00.

Um serviço de desarqueamento de feixe está na média de R$ 100,00. Com o feixe desarqueado, a medida entre as bandejas e as pontas do feixe é a mesma, o que não faz o parafuso trabalhar enclinado.

Pro carro não baixar muito quando tiver com peso na traseira, dá pra limitar a altura nos batentes.
Fica seguro, silencioso e trabalhando como o original, com a traseira firme e confiável.
Atenciosamente,

Maggito.
turbogogo
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Maggito, parafuso é caro mesmo, , tem de comprar uma barra roscada, tipo essa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 04-316-_JM


mas eu realmente NÃO RECOMENDO usar uma barra muito comprida. O esquema que fiz foi desarquear um pouco e utilizar essa barra roscada

eu já viajei 2mil km com o carro dessa maneira, e pelo menos visualmente não percebi nenhuma das barras empenadas e/ou desalinhadas
Bandolero e BlackMamba. O importante é o caixão bem pesado!
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Digo Garcia
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Eu realmente não entendo...já foi dito e redito zilhões de vezes que parafusos são gambiarras, podem quebrar, colocar vc, sua família e seu carro em risco, conforme já presenciamos várias vezes nestes anos de fórum..eu mesmo já vi acontecer, além da traseira ceder e quase perder o controle, o cara perdeu pneu, arrombou toda a lateral do carro..e o pessoal insiste ainda.
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Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Eduardo Meneguine
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Maggito escreveu:
Pro carro não baixar muito quando tiver com peso na traseira, dá pra limitar a altura nos batentes.
O brother pode me explicar como funciona esse sistema que citou?
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Maggito
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Carro: Mille i.e. "Mille"
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Eduardo Meneguine escreveu:
Maggito escreveu:
Pro carro não baixar muito quando tiver com peso na traseira, dá pra limitar a altura nos batentes.
O brother pode me explicar como funciona esse sistema que citou?
O próprio batente do carro, que normalmente é cortado quando baixa, é só cortar um pouco menos, a ponto de deixar com que a traseira não baixe tanto, evitando pegar o pneu na lataria ou para choque.
Aí, caso coloque algum peso a mais, a traseira vai baixar somente ao ponto de encostar no batente.
Atenciosamente,

Maggito.
Eduardo Meneguine
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Carro: Fiat Uno 1.3 S
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Maggito escreveu:
Eduardo Meneguine escreveu:
Maggito escreveu:
O próprio batente do carro, que normalmente é cortado quando baixa, é só cortar um pouco menos, a ponto de deixar com que a traseira não baixe tanto, evitando pegar o pneu na lataria ou para choque.
Aí, caso coloque algum peso a mais, a traseira vai baixar somente ao ponto de encostar no batente.
Não ficou claro ainda porque com o meu não cortei nada só troquei os parafusos mesmo. Mas ai vlw pelas respostas, melhor eu não falar mais nada porque se não, vai ficar cada vez mais confuso essa historia!
fabinhovioleiro
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Uma dúvida

Pro carro não baixar muito quando tiver com peso na traseira, dá pra limitar a altura nos batentes.
Fica seguro, silencioso e trabalhando como o original, com a traseira firme e confiável.


Como seria o procedimento de limitar o batente ?
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