O aerofólio, para veículos populares, tem finalidade apenas visual.
Consideremos que os Uno são veículos de formato "quadrado", desenho esse inibe a sua utilização em altas velocidades, devido á sua péssima penetração aerodinâmica.
Um aerofólio "de verdade" não é afixado na lataria do veículo, mas sim em sua estrutura, para poder aguentar o grande esforço exgido, quando em altas velocidades.
Existem porém aerofólios cuja finalidade é apenas a de desviar o fluxo do vento para o vidro traseiro, e assim facilitar a sua limpeza.
Se o efeito estético lhe agrada, vá em frente.
Certos carros ficam realmente muito mais bonitos quando têm esse acessório.
Mas não tem nenhum efeito funcional para uso urbano ou em nossas estradas esburacadas.
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Aerofólio ajuda.
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O aerofolio original ou TGPoli tem função estética.
Funciona também como um "saco de areia" mais bonitinho, pois como há mais peso na traseira, ela gruda um pouco mais no solo.
Portanto, não é somente estetica, mas também funciona mínima coisa.
Quem teve Chevette sabe do que estou falando: Uma câmara com areia no portamalas pra firmar a traseira.
Funciona também como um "saco de areia" mais bonitinho, pois como há mais peso na traseira, ela gruda um pouco mais no solo.
Portanto, não é somente estetica, mas também funciona mínima coisa.
Quem teve Chevette sabe do que estou falando: Uma câmara com areia no portamalas pra firmar a traseira.
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Na década de 60 a gente costumava participar de uns rachas...
Essa história dos sacos de areia é verídica, sendo que a gente usava carros bem mais possantes.
Os sacos de areia também eram maiores, e tinha gente que os colocava até no chão da cabine.
Quanto ao aerofólio, em sua instalação temos de considerar se a velocidade não irá fazer com que eles, fazendo maior peso, não venham a criar mossas na lataria.
Experimentemos colocar 5 tijolos empilhados (um em cima do outro) sobre a tampa do portamalas (corresponde à pressão de um aerofólio a uns 100 km/h, conforme o ângulo de ataque).
Se não empenar a tampa, pode instalar o aerofólio tranquilamente.
Em um Uno Mille, que já é todo quadradão e um tanto antiaerodinâmico, não faz sentido colocar tal acessório, a menos que seja apenas por um apelo visual.
Por questão de conceito, o projeto do Uno propõe conforto e eficiência em uso essencialmente urbano, onde as velocidades - em tese - não deveriam passar de 60 km/h.
(É o único carro pequeno que acomoda bem três adultos no banco de trás, e não "dois adultos e meio"...)
Outros carros da Fiat têm propostas mais esportivas, e portanto melhor penetração aerodinâmica.
Essa história dos sacos de areia é verídica, sendo que a gente usava carros bem mais possantes.
Os sacos de areia também eram maiores, e tinha gente que os colocava até no chão da cabine.
Quanto ao aerofólio, em sua instalação temos de considerar se a velocidade não irá fazer com que eles, fazendo maior peso, não venham a criar mossas na lataria.
Experimentemos colocar 5 tijolos empilhados (um em cima do outro) sobre a tampa do portamalas (corresponde à pressão de um aerofólio a uns 100 km/h, conforme o ângulo de ataque).
Se não empenar a tampa, pode instalar o aerofólio tranquilamente.
Em um Uno Mille, que já é todo quadradão e um tanto antiaerodinâmico, não faz sentido colocar tal acessório, a menos que seja apenas por um apelo visual.
Por questão de conceito, o projeto do Uno propõe conforto e eficiência em uso essencialmente urbano, onde as velocidades - em tese - não deveriam passar de 60 km/h.
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Não considero o Uno um carro tão "antiaerodinâmico"Sergio Teixeira escreveu:Na década de 60 a gente costumava participar de uns rachas...
Essa história dos sacos de areia é verídica, sendo que a gente usava carros bem mais possantes.
Os sacos de areia também eram maiores, e tinha gente que os colocava até no chão da cabine.
Quanto ao aerofólio, em sua instalação temos de considerar se a velocidade não irá fazer com que eles, fazendo maior peso, não venham a criar mossas na lataria.
Experimentemos colocar 5 tijolos empilhados (um em cima do outro) sobre a tampa do portamalas (corresponde à pressão de um aerofólio a uns 100 km/h, conforme o ângulo de ataque).
Se não empenar a tampa, pode instalar o aerofólio tranquilamente.
Em um Uno Mille, que já é todo quadradão e um tanto antiaerodinâmico, não faz sentido colocar tal acessório, a menos que seja apenas por um apelo visual.
Por questão de conceito, o projeto do Uno propõe conforto e eficiência em uso essencialmente urbano, onde as velocidades - em tese - não deveriam passar de 60 km/h.
(É o único carro pequeno que acomoda bem três adultos no banco de trás, e não "dois adultos e meio"...)
Outros carros da Fiat têm propostas mais esportivas, e portanto melhor penetração aerodinâmica.
O Cx do carro é 0,36, melhor que de gol, opalas e afins...
- fiatwill
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Fato. O Gol quadrado por exemplo tem 0,40 e o Opala tem 0,45. O Uno italiano tem 0,34, igual ao Gol G5 (sim, o de 2009!), por ser pouco mais baixo que o nosso, permitindo menos passagem de ar por baixo (fica a dica, hehehe ).Search-VHC escreveu: Não considero o Uno um carro tão "antiaerodinâmico"
O Cx do carro é 0,36, melhor que de gol, opalas e afins...
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Em primeiro lugar, eu acho que alguns membros do clube são leigos no assunto porque este aerofolio simples, quando o carro passa de 80/ph ele prende mais ao chão dando mais segurança. Mas quem diz é um colega que é um engenheiro altomobilistico. Quem sabe, sabe.marcoscneves escreveu:Eu sugiro que você mostre que aerofolio é esse... tem foto ae??
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A asinha original não serve pra nada a não ser pra deixar o vidro traseiro menos sujo.
Asa de verdade só começa a fazer efeito acima dos 150 km por hora e olhe lá. Uns anos atrás testamos um Gol de pista com e sem asa original, não muda absolutamente nada, seja em condução ou em tempo de volta.
Já num Aldee tração dianteira, mais ou menos na mesma época, em tempo de volta não se notou nada, porém a traseira ficava mais estável na reta, o acerto da traseira é pra deixar solto, isso na reta causava uma certa instabilidade... mas o que mais fazia diferença eram os winglets do que a asa em si.
Asa de verdade só começa a fazer efeito acima dos 150 km por hora e olhe lá. Uns anos atrás testamos um Gol de pista com e sem asa original, não muda absolutamente nada, seja em condução ou em tempo de volta.
Já num Aldee tração dianteira, mais ou menos na mesma época, em tempo de volta não se notou nada, porém a traseira ficava mais estável na reta, o acerto da traseira é pra deixar solto, isso na reta causava uma certa instabilidade... mas o que mais fazia diferença eram os winglets do que a asa em si.
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Vamos ver: Em teoria, se o aerofólio pode "prender" o carro ao chão, ele fatalmente irá influir no consumo. Quanto mais preso, maior será o consumo.
Também me esqueci de mencionar que se usa esteticamente (e aí tem função mais perceptível) um acessório parecido com um aerofólio, chamado "spoiler" cuja função é desviar levemente o vento, direcionando-o contra o vidro traseiro, facilitando assim a sua limpeza de forma constante.
Na prática esse acessório não interfere de forma perceptível na estabilidade, já que sua lâmina é geralmente muito menos larga que a de um aerofólio (coisa de uns 8cm mais ou menos).
Esse tipo de acessório é mais eficiente em vidros inclinados, e certamente não teria função em um uno ou numa Kombi, por exemplo, cujos vidros ficam praticamente na vertical.
Também me esqueci de mencionar que se usa esteticamente (e aí tem função mais perceptível) um acessório parecido com um aerofólio, chamado "spoiler" cuja função é desviar levemente o vento, direcionando-o contra o vidro traseiro, facilitando assim a sua limpeza de forma constante.
Na prática esse acessório não interfere de forma perceptível na estabilidade, já que sua lâmina é geralmente muito menos larga que a de um aerofólio (coisa de uns 8cm mais ou menos).
Esse tipo de acessório é mais eficiente em vidros inclinados, e certamente não teria função em um uno ou numa Kombi, por exemplo, cujos vidros ficam praticamente na vertical.
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O pessoal daqui do clube parece que são leigo quanto o aérofolio, A informação que eu tive de um engenheiro automobilisco é se o carro passar de 80 kmh o aérofolio vai empurrar o carro para baixo aumentando a estabilidade. Estuda gente, estuda.
Editado pela última vez por Romulo charles em 04/03/14, 22:22, em um total de 1 vez.
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O pessoal daqui do clube parece que são leigo quanto o aérofolio, A informação que eu tive de um engenheiro altomobilisco é se o carro passar de 80 kmh o aérofolio vai empurrar o carro para baixo almentando a estabilidade. Estuda gente, estuda.
"altomobilisco" "almentando"
Estuda gente, estuda.
foi mal mas tive q posta