Como tem-se muitos mitos sobre o excelente motor Fiasa (que muitos metem malho, mas em preparações ele é quase indestrutível com miolo original...) vou colocando alguns mitos e verdades que fui achando no longo de 15 anos de brincadeiras com meus carros, e/ou descobertas de colegas:
Desvendando diferenças entre comandos de válvulas-Fiasa (Dr. 147)
Este é um assunto que sempre é levantado aqui no fórum, uma vez que não existe tabela ou código acerca das características dos diferentes tipos de comandos válvulas fabricados desde o lançamento do fiasa 1050 em 1976 aqui no Brasil, até o término da produção, com o 1.5 em 2003.
Como surgiu a oportunidade de ter em minhas mão um comando de Palio 1.0, que "segundo lendas" deixa o fiasa mais esperto em alta, resolvi juntar mais 3 comandos que tenho aqui e fazer um comparativo:
Na sequência, da esquerda para a direita:
-1.300
-Palio 1.0
-1.5 ano 1991 gasolina
-Samcams F1( 278°)
Na foto abaixo, o cabeçote do 1.300 com um disco de grau impresso em papel, tendo como início da marcação o furo de referência da polia original:
Pra facilitar o entendimento do pessoal, vou postar este desenho pra ilustrar o que se mede em um comando de válvulas:
Vou esclarecer que o método que utilizei para aferir as características dos comando foi bem precária, uma vez que não utilizei instrumentos e ferramentas de precisão (tal como paquímetro, calibre de lâminas, disco de grau profissional), apenas imprimi um disco de grau no papel com graduação de 0° a 360 e todas as legendas pertinentes para medição.
Por este motivo, considere os valores que colocarei abaixo como "aproximados", pode ser que um dia termos ferramentas apropriadas e teremos valores precisos.
Mas adianto que valeu a pena, pois agora pelo menos temos referências comprovadas, vamos a elas:
-Comandos do fiasa 1050, 1300, e 1.5 gasolina carburados apresentaram medias idênticas:
. levante (lift):10mm
. Lob Center 112~114°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
Diagrama do comando original fiasa 1050/1.300, tirado do manual:
- Comando Palio 1.0 (cód 27k8)
. levante (lift): 10mm
. Lob Center 110~112°
. Duração 234° (comando em sí) aferição montado 254°
-Comando Samcams mod F1
. levante (lift):10.2mm
. Lob Center 108°
. Duração 254° (comando em sí) aferição montado 278°
Qual a conclusão?
O Comando o palio tem duração idêntica ao demais comandos para fiasa, mas tem lob center menor e menor levante.
O lob center menor explica o melhor desempenho em altas rotações, em contrapartida perde-se um pouco de torque.
Acredito que o levante do comando do palio é 1mm menor que os demais por conta da perda de torque que ocorreu pelo fato do menor lob center, pois menor levante aumenta a velocidade de entrada do fluxo pela válvula de admissão e aumenta a contrapressão na válvula de escape, o que faz ganhar torque.
Por isso, não é lenda que o comando do palio pode melhorar um pouco o desempenho do motor em alta, isso é fato.
Abraços a todos!
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Motores Fiasa - Mitos e verdades
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Outro mito: AS BIELAS SÃO IGUAIS?
SIM dizem por ai....
CERTEZA???
Essa é uma biela 1050 (a menor) e 1300 (a maior)...
SIM dizem por ai....
CERTEZA???
Essa é uma biela 1050 (a menor) e 1300 (a maior)...
- HelioPistache
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Muitissimo interessante essa matéria ,me convém muito GRTECNICO pois tenho um fiasinha 1.3 e vou ver onde acho um lugar pra preparação pois já vou dar um tapinha no motor que já tá cansadinho ... Abração!
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
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Muito bacana a iniciativa e o conteúdo do tópico!
Se continuar assim merece ser fixado na minha opinião
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eu já imaginava que o que mais muda nos fiasa de uma cc para outra eram as bielas, pois nao vejo outro motivo para se alterar a altura de bloco senão devido às bielas maiores
posso estar errado, mas fiasa, em uma cc menor que a do sevel, aquele gira tanto ou quase tanto quanto este
aquela história do melhor R/L do fiasa ser em 1.4 e tal... no sevel seria em qual cilindrada, alguém sabe?
posso estar errado, mas fiasa, em uma cc menor que a do sevel, aquele gira tanto ou quase tanto quanto este
aquela história do melhor R/L do fiasa ser em 1.4 e tal... no sevel seria em qual cilindrada, alguém sabe?
Bandolero e BlackMamba. O importante é o caixão bem pesado!
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Aqui um vídeo do colega Fernando Kfouri mostrando o porque não é possível aumentar a cilindrada do motor 1.0 mudando o virabrequim!
- Digo Garcia
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Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.
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Muito show esse tópico, parabéns grtecno!
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Digo Garcia escreveu:Um Fiasa 1300 preparadinho fica uma delícia e gira muito bem, é o mais gostoso da linha Fiasa, sem dúvidas.
X2!
Renato
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Prezados,
Este é meu primeiro post aqui, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
Tenho um Uno 95, ELX, carburado, com ignição direta. Por motivos alheios à minha vontade, o bicho ficou parado mais de 4 anos e agora estou tentando reativá-lo. O problema é q o carburador (Weber/TLDF) teve a tampa detonada por ferrugem, corrosão...sei lá, uma zica braba. Estou com o mesmo problema no comando.
Já pesquisei no forum e não consegui achar resposta pra essa dúvida sobre o comando de valvulas.
Seguinte: O comando original tem a numeração da Fiat 4 434 535, e só acho pra venda o de nº 4 434 536.
Consegui um de 2ª mão com numeração 4 324 564. Me parece q a angulação é a mesma, não sei. Parece.
Alguém poderia dar uma luz, confirmando se o segundo pode substituir o primeiro ou indicar uma fonte onde eu possa ter uma informação mais precisa?
Muito obrigado e um abraço a todos.
Este é meu primeiro post aqui, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
Tenho um Uno 95, ELX, carburado, com ignição direta. Por motivos alheios à minha vontade, o bicho ficou parado mais de 4 anos e agora estou tentando reativá-lo. O problema é q o carburador (Weber/TLDF) teve a tampa detonada por ferrugem, corrosão...sei lá, uma zica braba. Estou com o mesmo problema no comando.
Já pesquisei no forum e não consegui achar resposta pra essa dúvida sobre o comando de valvulas.
Seguinte: O comando original tem a numeração da Fiat 4 434 535, e só acho pra venda o de nº 4 434 536.
Consegui um de 2ª mão com numeração 4 324 564. Me parece q a angulação é a mesma, não sei. Parece.
Alguém poderia dar uma luz, confirmando se o segundo pode substituir o primeiro ou indicar uma fonte onde eu possa ter uma informação mais precisa?
Muito obrigado e um abraço a todos.