Final de semana sensacional!
Quinta troquei as borrachas dos vidros laterais traseiros. Eliminei a função basculante, e coloquei as borrachas fixas.
Os puristas vão odiar, mas a opção por esse borracha resolve uma série de problemas.
A borracha antiga estava velha e precisando ser trocada. Muita água entrava com uma simples garoa. As fixações dos basculantes estavam velhas, e com a trepidação não iriam durar muito ali, e os vidros poderiam cair, oferecendo risco a mim e outras pessoas. Outro motivo é que pretendo futuramente colocar Lexan, então utilizarei as mesmas borrachas.
Sábado, dia 16/11 acordei cedo para resolver as últimas pendências para o Hot Lap.
Primeiro dei umas marretadas no escapamento para ele desencostar da lata pois estava batendo.
Depois, levei inverter o pneu que estava montado ao contrário e balanceei as 4 rodas.
Estava pronto para partir.
De tarde fui para Limeira na casa da minha namorada e lá lavamos o carro, inclusive por dentro. Vocês não tem idéia da quantidade de sujeira acumulada no assoalho. Desde terra, até parafusos, porcas, rebites, pedaços de fio, arame, restos de fita isolante, fita crete, etc.
Carro pronto!
Domingo cedo parti direto para o Kartódromo de Limeira.
Tudo estava perfeito como tinha que estar.
Durante as voltas de reconhecimento vi quais seriam meus maiores desafios com este carro.
Noções básicas que a gente adquire em nossos carros do dia-a-dia eu ainda não tenho, como capacidade de tempo de frenagem, posição dos pedais, engates das marchas, etc.
O volante pesado demais atrapalha muito no miolo travado do kartódromo. Preciso muito acostumar, pois perco muito tempo brigando com ele.
Outro fator determinante é a pegada da turbina. No setup atual ela começa a encher em 3500 rpm. Seu tempo de enchimento é muito rápido, mas aí entra um fator literalmente limitador: o carro possui sensor de contra-pressão que corta a ignição pouco antes de atingir 1 bar de pressão. Em 2a marcha esse pico de pressão é atingido aos 4500 rpm.
Como o Hot Lap é feito praticamente todo em 2a marcha, acabo ficando limitado tendo que antecipar a troca de marcha, o que mata o desempenho do carro.
E começaram as voltas cronometradas.
Primeira volta: 1:17 - tempo altíssimo. Um Corsa Sedan 1.0 16V fez 1:18.
Ok, carro novo, desconhecido, vamos melhorando.
Segunda volta: 1:15 - melhorou, mas me senti muito limitado na questão da turbina (baixar pressão pra 0,8 vai resolver). Volte para os boxes ouvindo um tec tec tec.
Surpresa: pneu furado!
Um parafuso enorme furou o pneu, e pelo tamanho do rombo imaginei que não teria como consertá-lo no mesmo dia. Achei que fosse o fim do evento para mim.
Conversa aqui, conversa ali, resolvemos levar no borracheiro e tentar vulcanizar. Deu certo!
Voltei para o Kartódromo, e dei mais uma volta: 1:14 - tava melhorando, tava pegando o jeito do carro e aprendendo a lidar com o limitador.
Melhorei as calibragens dos pneus e fui dar mais uma volta: 1:14 novamente. O lado bom é que eu estava começando a me sentir mais à vontade. Apenas a alavanca de câmbio que estava se soltando do assoalho.
Voltei para os boxes, melhorei a fixação da alavanca - os engates ficaram muito mais leves - e quando fui ligar o carro novamente... não ligava.
Liguei para o Márcio e fizemos diversos testes.
Pressão de combustível ok, Pressurização ok, velas ok, sensores todos ok, compressão ok, até que fomos verificar o ponto. O cachimbo do distribuidor estava apontando para o cabo de vela 4 quando deveria estar apontando para o cabo 1. Saiu de ponto o motor, ai já não tinha mais o que fazer, era rebocar.
Agora ele vai ficar descansando até Domingo na casa da minha namorada...
Conclusões:
A causa da saída de ponto foi redução de marcha. Reduzi de 3a pra 2a durante a última volta e ouvi uma cantada de pneu. Não foi algo absurdo a ponto de sair de giro.
O motor funcionava quando ligava com o pé no fundo, e funcionava redondo, pressão de óleo ok, não embaralhava nem ficava quadrado, não fumava.
Agora é abrir e ver, torcendo para que não tenha atropelado nenhuma válvula.
O final de semana foi animal, aprendi muito e me diverti demais!