Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

1º Carro - Uno 1.6R MPI 93/94

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Colado já!!!
Até estava perguntando ao DAM se não tinha encontro aqui no DF mas pelo visto encontrei mais um... vou mandar meu número via MP se quiser adicionar ao zap.

Abraços e obrigado pelo comentário.
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Encontro, encontro, ENCONTRO mesmo, tipo o que a galera de SP não tem... mas volta e meia o pessoal se reúne pra tomar pinga e se xingar mutuamente e gratuitamente! :mrgreen:
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Seguindo a cronologia dos fatos vamos começar a fazer um pouco de drama aqui na postagem.

1 dia antes de levar o carro para uma revisão grande, notei que o chicote do carro estava caindo próximo aos pedais do motorista. Fui apenas realocar o chicote e veio a surpresinha... Puffft. Queimou algo! Bati a chave e sai testando farol, seta, luz de freio e tudo ok. Liguei o carro ele pegou, ufa não foi nada... 4~5 segundos depois apagou. E quem disse que pega agora? Tentei sozinho descobrir uma possível causa e a primeira coisa que fiz foi tentar achar o vilão na caixa de fusíveis. Cheguei a trocar um relé da bomba pois ela não estava armando, porém após um JUMP ela armou normalmente, bomba descartada. Chegou num ponto que desisti de fazer por conta própria pois gastava muito tempo sem sucesso. Chamei uma pessoa indicada pelo grupo de carros que temos no zap e essa pessoa foi até lá e meu deu todo o suporte, mas não ligava de jeito nenhum. Eu já ia fazer todo o serviço de elétrica no carro para retirar gambiarras e deixar o mais próximo de original/novo possível, agora eu "só" teria que resolver o problema. Notei que o carro não tinha o debimetro e tratei adquirir um. Pouco tempo depois retiramos o módulo para conferir e a surpresa, não era o original e sim um módulo para VW AP 1600 MPFI AVB (módulo bom). O que este Ser fazia dentro do carro? Quando decidi enviar o carro todo para o serviço, resolvi desmontar tudo que podia para deixar o carro pronto para enviar na sequencia para funilaria, lanternagem e tudo mais. Aí meu amigo, vejam nas fotos as demais surpresas que fui encontrando...

OBS: o que faço quando os bancos não saem de jeito nenhum? Troco o suporte deles? Alguma ideia por favor?

Bagageiro após desmontagem
Imagem

Lado do motorista
Imagem

Lado do passageiro
Imagem

Lado motorista
Imagem

Lado passageiro
Imagem

Vale a pena dizer que tirei o carpete que estava um lixo e já joguei fora. Aproveitei que desmontei tudo e fiz uma higiene pra depois poder colocar um carpete novo e as peças de acabamento devidamente limpas...

Lado triste de verdade foi essa trinca que não consegui ver mesmo puxando o carpete no dia da compra...
Imagem

É nessa hora que além de ouvir bla bla bla de muita gente que sabe tudo da vida ainda preciso manter a calma e achar alternativas para resolver o problema.

Bagageiro desmontado
Imagem

Lado do motorista parte traseira limpa
Imagem

Lado passageiro parte traseira limpa
Imagem

Reparem aqui que tem uma luz no fim do túnel, digo do basculante e sim, é podre.

Bônus: módulo que estava no carro e está a venda assim como o Debímetro de Uno Turbo que tenho aqui (DISTRITO FEDERAL)

Imagem

Imagem

Bem, agora eu começo a descobrir exatamente do real estado do carro e você vai pensar, até desanima... Verdade... Mas sempre passa rápido. Tento compreender que essa primeira experiência vai agregar muuuuuuito e daqui a uns 2 anos ele terá uma vida mais digna do que a que estava tendo até encontrar a minha pessoa.

Agradeço críticas, sugestões, elogios e o que mais puderem contribuir.

Abraço e até o próximo texto.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Que coisa não?? Modulo de VW em FIAT> :o :o
Este carro com certeza estava em mãos erradas. :roll:

O problema da trinca não é tão grave assim, nada que uma boa solda MIG não resolva.
Aliás eu particularmente nunca vi uno rachar aí neste lugar.

Já os bancos pra retirar, voce solta aquelas duas chapinhas que tem na frente, são dois parafusos 13mm
E depois recua eles tudo para tras que o suporte sai do trilho e pode retirar.
E ja instalou a nova injeção? Como ficou agora?
Se precisar de alguma dica quanto a injeção programavel estou a disposição.
Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Que bom que o problema da rachadura não é tão grave. O que me disseram foi que deveria ser feito exatamente isso e talvez um reforço. Acho que já foi batido por trás.
Os bancos vou tentar tirar novamente pois eu cheguei a retirar aqueles suportes. O de trás saiu tão fácil que darei o luxo de recolocar enquanto não levo para o serviço de lanternagem e recuperação.
A nova injeção já foi instalada sim, troquei bastante coisa quando troquei a injeção:

* Válvula termostática (com sensor de temperatura) R$67,70 MTE THOMSON;
* Tampa do distribuidor (infelizmente não tinha BOSCH) R$45,00 MARFLEX;
* Rotor da tampa (Bosch) R$35,00;
* Velas originais R$43,28;
* Cabo do velocímetro R$18,05;
* Mangueiras de combustível R$30,00;
* Abraçadeiras R$8,00;
* Módulo programável Pandoo Fuel Inject + Bobina de MI + Bicos Bosch Golf GTI Turbo;

Coloquei os valores apenas para curiosidades de quem quiser comparar preços por região e tudo mais. Tenho anotado cada centavo gasto nele. Este último ponto foi tudo questão de oportunidade pois a pessoa que fez esse serviço de chicote + instalações tinha tudo isso em mãos guardado para um projeto que não ia mais existir então me passou tudo a um valor muito convidativo.

A primeira dica que ganhei foi "Providencie uma sonda wide band" e aquele condicionador.
O carro vai rodar até o fim do ano provavelmente original ou quase isso. Primeiro passo é reergue-lo.
O carro quando chegou até mim recebeu muitas críticas e ainda recebe, porém aos poucos ele volta a ter cara de carro e as críticas começam a mudar mesmo o carro ainda estando longe do que merece.

Tenho um vídeo dele já funcionando. Como tocou no assunto vou adiantar a postagem de forma exclusiva para o fórum do clube do Uno! :D

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=o3eh1FIDId0[/youtube]

OBS: Não estava organizado chicote nem nada, apenas ligação para funcionamento e carro sem grandes acertos. Vazamento de gás logo após a sonda e barulho ao final é a ventoinha armando. Tirei quase tudo de dentro do carro sobrando bancos dianteiros e painel.
Se quiser agilizar alguma dica importante que dê pra fazer com o carro original estou aceitando.
Avatar do usuário
natamattos
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 559
Registrado em: 14/02/13, 20:39
Carro:
Localização: Viamão Cityada Rio Grande do Sul Tchê

Calma meu amigo. Essa vida de sofredor com Uno 1.6R MPI não é exclusividade sua não.
Meu tinha uma fissura no mesmo lugar que o seu, mas era de uns 2mm apenas.
Quanto aos bancos, só uma duvida, você já remanchou a trava de fim de curso deles? É uma aba de metal que fica dentro do trilho, que tranca os bancos. Existem uma de cada lado, em cada banco. Se não "martelar" elas, os bancos não saem mesmo.

Seu projeto está show de bola. Continue mandando noticias.
Já rodou com o carro? Como é a correção por sonda da Pandoo?
Uno 1.6 R MPI 1994
GARAGEM

Uno Turbo i.e. 1996
viewtopic.php?f=6&t=1410

Honda Civic LX 2003
viewtopic.php?f=6&t=911
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Continuando a história da bagaça...

Respondendo a pergunta anterior através de um video que acredito ser o suficiente para ilustrar o funcionamento da correção por sonda. É indicado o uso de Wide Band (Sonda) para um acerto mais fino. O meu não possui, porém colocaram um wide band apenas para acerto. E sim, já está andando.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ukAhNWbpTbM[/youtube]

Em breve posto mais detalhes pois as fotos estão no celular e ainda não fiz upload pro site.
Até breve e desculpe pela postagem sem graça.

Aguardem...
Avatar do usuário
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Mensagens: 1005
Registrado em: 14/02/13, 18:38
Carro: 1.6R 1990 "Panda"
Localização: São Bernardo do Campo - Sp

Muita calma e keep walking!!!
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Continuando o relato depois que chegou da revisão na parte elétrica e instalação do novo módulo de injeção.

Algumas fotos do restos mortais de algumas partes do carro logo abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Faltava uma presilha dessas para o distribuidor
Imagem

Imagem

Imagem

Travado, torrado, etc...
Imagem

Após voltar pra casa eu mesmo comecei a refazer algumas coisas...
Ganhei esse brinde da minha mãe retirado do palio sporting dela.
Imagem

Limpeza nas portas dianteiras
Imagem

Pronto em casa
Imagem

Montando o interior novamente
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Instalado console central e manopla adaptada/ gambiarrada
Imagem

Capinhas para as pedaleiras
Imagem

Imagem

Lavei o carro e preparei para o dia seguinte que seria massa e cera nele inteiro para tentar dar um up na pintura...
Foto pós lavagem
Imagem

Pós serviço
Imagem

pode até não ter feito aqueeeeele efeito todo mas por ter sido feito a mão e ter custado tão pouco acredito que foi uma boa ideia.
Descobri alguns pontos na pintura que estão começando a queimar mas fiquei feliz por estar começando a mudar aquela cara apática de quando chegou.
O carro mantém sem grandes acertos, ainda não enviei ao mecânico por falta de tempo para fazer a mega ultra revisão mas se até final de semana eu não conseguir enviar o carro trocarei algumas partes por minha conta.

Orcei pintura e revitalização de toda a lata, spoilers, choques por um valor justo. Lembrando que estou em Brasília.
Conheço pessoalmente o trabalho da pessoa e sempre vejo grandes carros saindo de sua oficina.
Estou planejando aprender com ele o uso de fibra de vidro para recuperar algumas partes do veículo incluindo o assoalho, choques e spoilers para amenizar o custo já que não estou nadando no dinheiro no momento mas está me encomodando a falta de carpete e tapetes...
Trocarei as lanternas, bigode e farei uma vedação para não mais entrar água pelas lanternas traseiras.

Caso saibam como proceder com fibra agradeço desde já. Se quiserem posso tentar gravar algumas partes do serviço.

Agora está 100% atualizado. Não tenho nada mais a contar por enquanto... Até o mês que vem trago mais novidades e fico disponível para responder perguntas e curiosidades.

Abraço a todos a desculpem pelas fotos minúsculas (saiu errado um bom tempo e só no final acertei).
Avatar do usuário
eduardomelo
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 367
Registrado em: 04/12/14, 21:10
Carro: Uno 1.6R 92/93

Mais fotos pós serviço

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder