Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

::Gee, o Prêmio CSL'93 ||| Pag.11 - Fitment::

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Em outro fórum, um amigo pediu fotos que mostrassem como ficou o "fitment":

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O conjunto não pega em absolutamente NADA! Este FDS andei com o carro cheio (5 adultos) e não ouvi nenhuma raspadinha de pneu nem nada.
PauloJr
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 138
Registrado em: 02/03/13, 00:35
Carro: Fiat Uno Cs

Olhando essa foto da borda fiquei imaginando esse carro com umas bags instaladas! Ficaria com um fitment perfeito!
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

hauhauahuahuahauhau
Paulo, tá aí uma coisa que nunca sequer passou pela minha cabeça! Suspensão a ar no Uno fica um LIXO!
Traseira não tem estrutura e a adaptação fica uma merda!
Mas... se fosse fácil como em carros com molas helicoidais na traseira, eu provavelmente teria optado por esse tipo. É bem prático.
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Ontem fui buscar o Prêmio e deixar o Fusca.
O carburador foi limpo, os reparos, juntas e vedações trocados e revisados, tanto pelas falhas quanto pelo tempo de última revisão.
Aproveitei para trocar os discos de freio dianteiros e pastilhas.

Passei na loja e comprei dois anti-chamas por recomendação do mecânico para evitar que o óleo suba para o carbura e admissão. Esse anti-chamas é como uma mola entrelaçada que inibe o óleo de passar, deixando passar apenas os vapores. Isso é recomendação da própria Fiat, mas que muitos desprezam (inclusive eu, até ontem) e com isso o carro acaba ficando com a admissão impregnada, fumando, bebendo e poluindo mais.
Trata-se de um produto baratinho: R$ 3,50 cada e a recomendação é colocar dois, um na mangueira perto do carbura e o outro perto da saída do respiro.
Troque-os a cada troca de óleo.

Imagem

Vi alguns videos de renomados profissionais que trabalham com carburação e todos eles recomendavam, mas em um deles havia algo a mais. Ele falou da importância da limpeza do respiro do cárter.

Chegando em casa resolvi dar uma olhada na tampa do respiro do cárter, pois sabia que havia sido negligenciada não só nesta revisão, mas como em muitas outras.
Ao abrir, a constatação:

Imagem

A parte de dentro da tampa era só óleo,carvão e sujeira:
ImagemImagem

Como não tinha gasolina em casa, gastei quase um tubo de detergente para limpar a craca toda.
Mangueira, tampa e parafuso de fixação voltaram para seu lugar brilhando!
Para limpar a base do respiro, coloquei um dedo no buraco que se vê na primeira foto para evitar que qualquer sujeira caísse no cárter e com a outra mão fui raspando tudo até tirar boa parte da sujeira.
Essa limpeza não precisa ser feita tão rotineiramente. Uma vez por ano está de bom tamanho. Da próxima vez que for fazer isso, quero fazer junto com a troca da junta do cárter e mandar ver no Car80 para limpar por completo, sem medo de cair algo pra dentro. Depois colocar a junta, o carter, trocar o óleo e pronto.
Não tenho fotos desta etapa, pois minhas mãos estavam nojentas demais para pegar no celular e tirar fotos.

Ainda assim senti o carro falhando um pouco. Como já desconfiava do combustível, resolvi completar 1/2 tanque de Podium. Uns 10km depois o carro já era outro. Mais disposto, respondendo de pronto, sem falhas ou engasgos. Mais uns 20 km e era notável a diferença entre ontem pela manhã (antes da revisão do carbura e com gasolina ruim), ontem a tarde (após a revisão do carbura e com gasolina ruim) e hoje pela manhã (após a revisão do carbura e com 1/2 tanque de Podium).

Vou rodar mais essa semana prestando atenção às reações do carro e, conforme for, semana que vem farei uma reclamação por escrito para o posto onde abasteci e uma postagem bem "educada" nas redes sociais.

Abs!
leo_premio
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 104
Registrado em: 02/03/13, 10:19
Carro: Prêmio 1.6SL
Localização: Duque de Caxias / RJ

Po, o meu da ultima vez que tirei a tampa do carbura, estava suja de óleo, nunca limpei esse respiro... então só foi limpo em 2010, quando foi feito motor.
Eh só soltar um parafuso q tem abaixo dessa mangueira?
Fiat Prêmio SL 1.6 Sevel
4 portas, ar, vidros, e travas
Vermelho Monte Carlo
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Leo, é sim! Só soltar e tomar cuidado para não deixar cair a sujeira pra dentro do cárter.
Não tem junta, não tem velumóide... nada, então antes de voltar o tampão, limpe bem o local e aperte.

Bom...
Na última semana voltávamos do trabalho (meu pai no carro de trás) quando recebo a ligação do velho dizendo: Para que teu carro tá com a roda zanzando!
Desci, conferi o aperto dos parafusos do adaptador, conferi o aperto das rodas... e nada! Fui pra casa bem na boa e as rodas continuavam zanzando.
Com calma, olhando melhor em casa, descobri o motivo. O adaptador é preso apenas por três dos quatro parafusos ao cubo. O lado onde falta o parafuso acaba ficando sem aperto e não fica rente ao cubo, deixando uma distância de 1 mm aproximadamente, fazendo a roda zanzar.
Ainda estou estudando alternativas para poder utilizar o conjunto com segurança e já tenho algumas ideias. Essa semana vou ao torneiro para ter uma conversa e discutirmos maneiras de fazer o conjunto casar sem precisar furar cubo e disco. Se quiserem contribuir com ideias, sou todo ouvidos.

Com isso voltei as rodas originais até que tudo se resolva. Não alterei a regulagem da suspensão e com isso a frente ficou socadassa na dianteira. Vou acabar subindo um pouco pra andar com as 13", pois o carro fica MUITO baixo assim. Vou erguer, mas só um pouquinho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se vocês bem lembram, uma das rodas espanou a rosca da calotinha central e uma delas saiu voando certa vez. Pra não ficar feio, andei sem elas por um tempo e neste final de semana fui ao torneiro para colocar uma bucha e poder novamente usar as calotinhas.

Imagem

Imagem


Chegando na casa dos meus pais, o velho elogiou o carro na altura que estava e com as calotinhas, logo depois foi a patroa que falou que o carro ficou "menos feio" (ela ODEIA o carro) e isso me fez pensar em vender as 16" e investir a $$$ em outra coisa no carro, mas confesso que ainda não estou completamente convencido, pois eu gostei muito de como o carro ficou montado com elas.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

pra mim tá lindo assim, baixo com as 13!!!
Renato
leo_premio
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 104
Registrado em: 02/03/13, 10:19
Carro: Prêmio 1.6SL
Localização: Duque de Caxias / RJ

Beleza, essa molinha ai vai dentro da mangueira então né?
Só chegar na loja e pedir o que?
Fiat Prêmio SL 1.6 Sevel
4 portas, ar, vidros, e travas
Vermelho Monte Carlo
Flash
Adotados
Adotados
Mensagens: 140
Registrado em: 28/02/13, 23:30
Carro: Ex Uno CSL - Atual: pejo/marea

Teu carro tá de parabens, muito bonito e agradavel.

Só faria a pintura das rodas como as rodas do R MPI, mas não tira o brilho do seu carro.

Parabens, abraço!
Constellation a alcool- Carniçawagem
.:run4fun:.
Adotados
Adotados
Mensagens: 95
Registrado em: 15/02/13, 15:31
Carro:

Vlw RE-FIAT!

Leo, basta chegar e pedir o "anti-chama" para Fiat.
Essas molinhas vão dentro da mangueira do respiro do óleo. Uma você instala dentro da mangueira, perto ao respiro e a outra na outra ponta, perto do carbura.

Flash, a pintura das rodas está boa. Não pretendo mexer e mesmo quando for, não tenho coragem de diamantar as rodas.
Ainda são originais, sem reformas. Dá dó!
Responder