Ontem fui buscar o Prêmio e deixar o Fusca.
O carburador foi limpo, os reparos, juntas e vedações trocados e revisados, tanto pelas falhas quanto pelo tempo de última revisão.
Aproveitei para trocar os discos de freio dianteiros e pastilhas.
Passei na loja e comprei dois anti-chamas por recomendação do mecânico para evitar que o óleo suba para o carbura e admissão. Esse anti-chamas é como uma mola entrelaçada que inibe o óleo de passar, deixando passar apenas os vapores. Isso é recomendação da própria Fiat, mas que muitos desprezam (inclusive eu, até ontem) e com isso o carro acaba ficando com a admissão impregnada, fumando, bebendo e poluindo mais.
Trata-se de um produto baratinho: R$ 3,50 cada e a recomendação é colocar dois, um na mangueira perto do carbura e o outro perto da saída do respiro.
Troque-os a cada troca de óleo.
Vi alguns videos de renomados profissionais que trabalham com carburação e todos eles recomendavam, mas em um deles havia algo a mais. Ele falou da importância da limpeza do respiro do cárter.
Chegando em casa resolvi dar uma olhada na tampa do respiro do cárter, pois sabia que havia sido negligenciada não só nesta revisão, mas como em muitas outras.
Ao abrir, a constatação:
A parte de dentro da tampa era só óleo,carvão e sujeira:
Como não tinha gasolina em casa, gastei quase um tubo de detergente para limpar a craca toda.
Mangueira, tampa e parafuso de fixação voltaram para seu lugar brilhando!
Para limpar a base do respiro, coloquei um dedo no buraco que se vê na primeira foto para evitar que qualquer sujeira caísse no cárter e com a outra mão fui raspando tudo até tirar boa parte da sujeira.
Essa limpeza não precisa ser feita tão rotineiramente. Uma vez por ano está de bom tamanho. Da próxima vez que for fazer isso, quero fazer junto com a troca da junta do cárter e mandar ver no Car80 para limpar por completo, sem medo de cair algo pra dentro. Depois colocar a junta, o carter, trocar o óleo e pronto.
Não tenho fotos desta etapa, pois minhas mãos estavam nojentas demais para pegar no celular e tirar fotos.
Ainda assim senti o carro falhando um pouco. Como já desconfiava do combustível, resolvi completar 1/2 tanque de Podium. Uns 10km depois o carro já era outro. Mais disposto, respondendo de pronto, sem falhas ou engasgos. Mais uns 20 km e era notável a diferença entre ontem pela manhã (antes da revisão do carbura e com gasolina ruim), ontem a tarde (após a revisão do carbura e com gasolina ruim) e hoje pela manhã (após a revisão do carbura e com 1/2 tanque de Podium).
Vou rodar mais essa semana prestando atenção às reações do carro e, conforme for, semana que vem farei uma reclamação por escrito para o posto onde abasteci e uma postagem bem "educada" nas redes sociais.
Abs!