Tive que fazer mais algumas manutençoes preventivas para o carro ficar melhor.
Primeiramente trocar o cabo de embreagem que ainda era original Fiat LANCIA.
Cabo novo da IKS instalado, embreagem está mais leve e sem ruidos ao pedalar.
Os cabos novos vem com essa pecinha em plastico, o original antigo era em metal e borracha, porem fazia barulho.
Aqui o antigo
A ponta que engata no pedal em plastico, no novo é em metal.
Trocado o cabo do freio de mao, que tava antes todo gambiarrado.
Apos essas trocas parti para solucionar o barulho que o carro fazia nos freios ao rodar.
Foi removido as proteçoes dos discos, porem o som de rodagem continuava.
O Amigo Alexandre(Ale147C) que tem experiencia em mexer em freios, desmontou e detectou o problema, era as pastilhas ruins, e os parafusos que prendem o disco de freio, estavam faltando, os mesmos estavam com suas cabeças quebradas e o caquinho preso dentro da rosca do cubo, causando atrito com o furo do disco e provocando rangidos. Removemos os pedaços de parafuso e reinstalamos os parafusos e pinos guia.
Foi necessario a troca dos pinos guia e parafuso que seguram os discos. Pra variar só achei com muita procura na Concecionaria, ultimo do estoque.
Instalados e agora tudo volta como deveria ser, um rodar silencioso.
De quebra achei um lugar onde tem pra vender o engate original do cinto de segurança do uno. ele possui umas linhas e a logo fiat estampada. No carro veio um paralelo da belt car, que batia no banco e causou estragos no acabamento plastico que ja foi substituido.
Engate Paralelo
Modelo original, apenas uma diferença na cor do botao que neste é vermelho, mas isso é o de menos.
E aqui uma personalização não original mas não está errada a informação. Quem conhece o projeto do uno, sabem que quem fez o desenho e projetou boa parte dele foi o Giorgetto Giugiaro. O adesivo resinado combinou pois tudo que é emblema nesse carro é adesivo resinado. Um detalhe pequeno e discreto sem danificar nada do painel.
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Uno Mille EP 1.0 i.e 95
- Gabrielmigliavasca
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Nas ultimas semanas pude fazer mais alguns UPs no uno:
Após a troca de pastilhas, e colocaçao dos pinos guia, foi a vez de trocar o flúido de freio que estava apenas à 18 anos ali. Ja tava podre, ou seja totalmente sujo e aguado sem viscosidade, todo contaminado.
Comprei este Fluido novo da ABRO DOT4, importado dos Estados Unidos e por um preço muito bom.
Aqui o Reservatório, após ser desmontado, lavado, secado e reabastacido.
As linhas de freio foram sangradas e toda sujeira que havia na linha saiu fora. Infelizmente não fotografei a sujeira inacreditavel que sai.
Apos isso, tive de lavar o motor e o carro para que possíveis resíduos de fluido de freio que pudessem ter pingado na pintura do cofre do motor fossem removidos. Alí notei que abaixo do setor de direção havia uma tampa de metal que protege a linha de combustível, esta tampa está completamente suja enferrujada e ja meio apodrecida, decidi então remover ela e dar um trato na mesma.
O excesso de barro, areia e sujeira em geal que fica ali dentro juntamente com água foi apodrecendo muito a peça que um dia possuiu uma pintura epoxi.
Raspei toda a tinta velha que saiui igual uma casca
Limpei as mangueirinhas e toda sujeira acumulada abaixo da tampa e deixei secar.
Lavei a tampinha pra observar melhor seu estado.
Bastante corrosao por conta do acumulo de água e sujeira, uma falha no projeto que nao permite que a água escorra por baixo dela e causou esse pequeno furo.
Comecei entao a lixar a peça e o furo da corrosao transformei ele em um furo com cantos arredondados para ajudar no escoar a água.
Realizei a lixação da peça e pintei com TF7 pra dar um tratamento nessa corrosão.
Realizei a Pintura da peça em preto fosco
Na parte interna dei duas demãos de preto fosco e duas de verniz acrílico para deixar mais protegida a peça.
Após a secagem da tinta reinstalei a peça, que deu um aspecto muito melhor ao cofre do motor.
notem agora que há uma saída para a água que antes ficava acumulada dentro da peça
Finalmente tomei coragem e comprei a cera Importada marca Mothers para dar um trato na pintura. Só faltava ela pra completar o meu kit detalier de cera.
O tipo que peguei é a Mothers Califorinia Gold Brazilian Carnauba, é uma cera limpadora, uma lata dura 50 aplicações, custa 62 reais a lata. Esqueçam qualquer coisa que voces ja viram sobre ceras comuns. A consistência é completamente diferente, aplica de esponjinha redonda. Rende muito fiz o carro todo e nao gastou praticamente nada e abre brilho usando pano de microfibra. Muito facil de usar.
Aqui o resultado apos ter lavado e encerado meu carro
Aqui na tampa comprei tinta da cor do carro e refiz alguns arranhoes, retoquei preenchendo eles com tinta e depois polindo por cima ficando um risco pintado 80% menos perceptivel do que antes, curti muito o resultado.
Bem ao lado da lanterna tinha um risco enorme causado pela haste do limpador traseiro que expanou, eu nem era dono do carro quando isso aconteceu mas só para comparar aqui vai um:
Antes(dia em que comprei o carro) 18/09/11:
Depois 25:/10/13:
A ponteira do escape estava começando a ficar escurecida e com aspecto de velha, então comprei um spray color gin prata alta temperatura, isolei bem com jornal todas as peças que não podiam ser borradas com o prata, na boca do escape usei uma tampinha de garrafão de água para não pintar o escape por dentro e realizei a pintura.
Aqui o resultado
Outro detalhe que o pessoal me pediu pra por fotos mais detalhadas é o adesivo do Giugiaro
Em momento é isso. Vou sempre melhorando na medida do possivel.
Após a troca de pastilhas, e colocaçao dos pinos guia, foi a vez de trocar o flúido de freio que estava apenas à 18 anos ali. Ja tava podre, ou seja totalmente sujo e aguado sem viscosidade, todo contaminado.
Comprei este Fluido novo da ABRO DOT4, importado dos Estados Unidos e por um preço muito bom.
Aqui o Reservatório, após ser desmontado, lavado, secado e reabastacido.
As linhas de freio foram sangradas e toda sujeira que havia na linha saiu fora. Infelizmente não fotografei a sujeira inacreditavel que sai.
Apos isso, tive de lavar o motor e o carro para que possíveis resíduos de fluido de freio que pudessem ter pingado na pintura do cofre do motor fossem removidos. Alí notei que abaixo do setor de direção havia uma tampa de metal que protege a linha de combustível, esta tampa está completamente suja enferrujada e ja meio apodrecida, decidi então remover ela e dar um trato na mesma.
O excesso de barro, areia e sujeira em geal que fica ali dentro juntamente com água foi apodrecendo muito a peça que um dia possuiu uma pintura epoxi.
Raspei toda a tinta velha que saiui igual uma casca
Limpei as mangueirinhas e toda sujeira acumulada abaixo da tampa e deixei secar.
Lavei a tampinha pra observar melhor seu estado.
Bastante corrosao por conta do acumulo de água e sujeira, uma falha no projeto que nao permite que a água escorra por baixo dela e causou esse pequeno furo.
Comecei entao a lixar a peça e o furo da corrosao transformei ele em um furo com cantos arredondados para ajudar no escoar a água.
Realizei a lixação da peça e pintei com TF7 pra dar um tratamento nessa corrosão.
Realizei a Pintura da peça em preto fosco
Na parte interna dei duas demãos de preto fosco e duas de verniz acrílico para deixar mais protegida a peça.
Após a secagem da tinta reinstalei a peça, que deu um aspecto muito melhor ao cofre do motor.
notem agora que há uma saída para a água que antes ficava acumulada dentro da peça
Finalmente tomei coragem e comprei a cera Importada marca Mothers para dar um trato na pintura. Só faltava ela pra completar o meu kit detalier de cera.
O tipo que peguei é a Mothers Califorinia Gold Brazilian Carnauba, é uma cera limpadora, uma lata dura 50 aplicações, custa 62 reais a lata. Esqueçam qualquer coisa que voces ja viram sobre ceras comuns. A consistência é completamente diferente, aplica de esponjinha redonda. Rende muito fiz o carro todo e nao gastou praticamente nada e abre brilho usando pano de microfibra. Muito facil de usar.
Aqui o resultado apos ter lavado e encerado meu carro
Aqui na tampa comprei tinta da cor do carro e refiz alguns arranhoes, retoquei preenchendo eles com tinta e depois polindo por cima ficando um risco pintado 80% menos perceptivel do que antes, curti muito o resultado.
Bem ao lado da lanterna tinha um risco enorme causado pela haste do limpador traseiro que expanou, eu nem era dono do carro quando isso aconteceu mas só para comparar aqui vai um:
Antes(dia em que comprei o carro) 18/09/11:
Depois 25:/10/13:
A ponteira do escape estava começando a ficar escurecida e com aspecto de velha, então comprei um spray color gin prata alta temperatura, isolei bem com jornal todas as peças que não podiam ser borradas com o prata, na boca do escape usei uma tampinha de garrafão de água para não pintar o escape por dentro e realizei a pintura.
Aqui o resultado
Outro detalhe que o pessoal me pediu pra por fotos mais detalhadas é o adesivo do Giugiaro
Em momento é isso. Vou sempre melhorando na medida do possivel.
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quase um detailer ja hein! hehe
bom de comprar esses negocios é no ebay e detailed clean, tem coisa boa e bem abaixo dos preços do hu3hu3br
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"por que no mar, os carros são como as lanchas, as motos como os jetskis e os pedestres como os banhistas"
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Gabriel, parabéns pelos cuidados e, já que vc está subindo de nível em relação a car care, ao invés de retocar alguns riscos, por mais profundos que sejam, com tinta, compre isto:
Scratch X 2.0 Meguiar's
Essa pasta faz milagres e reduz riscos pouco profundos e swirls a quase zero.
Scratch X 2.0 Meguiar's
Essa pasta faz milagres e reduz riscos pouco profundos e swirls a quase zero.
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Amigo, onde você conseguiu esse protetor de carter eu gostaria de por um no meu Uno Turbo!
- Gabrielmigliavasca
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- Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e
Este protetor comprei de um amigo aqui do cub que tinha um fire 2004, deixou estacionado e quando voltou o carro tinha virado uma lata esmagada, deram perda total ai ele vendeu as peças boas que ele tinha posto, esse protetor segundo ele é dos prêmios com motor sevel, mas serve perfeitamente nos fiasa.uller_ escreveu:Amigo, onde você conseguiu esse protetor de carter eu gostaria de por um no meu Uno Turbo!
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- Carro: Uno "Mille" Brio
Nossa zero heim, eu nem sabia da existência desta tampa de metal aí, acho que os modelos mais antigos nem devem ter.
Não seria melhor ter passado zarcão antes da pintura com o preto Gabriel? A não ser que esse preto proteja da corrosão.
Abs!
Não seria melhor ter passado zarcão antes da pintura com o preto Gabriel? A não ser que esse preto proteja da corrosão.
Abs!
YOU MAAANIAAAC!
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- Carro: uno ep 96
Parabéns pelo carrinho, tá muito show!!!
- Gabrielmigliavasca
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- Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e
Valeu! Eu passei um anti ferrugem chamado XF8 mesma coisa que o TF7.Guilherme Chicalé escreveu:Nossa zero heim, eu nem sabia da existência desta tampa de metal aí, acho que os modelos mais antigos nem devem ter.
Não seria melhor ter passado zarcão antes da pintura com o preto Gabriel? A não ser que esse preto proteja da corrosão.
Abs!
Ja passou um bom tempinho e a tampinha continua perfeita la eheheh
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- Gabrielmigliavasca
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- Carro: Uno Mille EP 1.0 i.e
Valeu!Rodrigo Lacerda escreveu:Parabéns pelo carrinho, tá muito show!!!
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