Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

UNO 1.6 TURBO FT500

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
Gabriel D. Madrid
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 19/05/14, 18:01
Carro: Uno Mille Economy 2013

Realmente, ficou Show de bola, muito lindo...
Parabéns!!!
Thiago Matos
Usuário
Usuário
Mensagens: 10
Registrado em: 05/03/14, 21:10
Carro: Uno Turbo Exploit
Localização: Campo Grande MS

Parabéns!!!!

Curta muito seu R!!!!

Muito fera!!!
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Imagem


Resultado final e impressões:

Com o aumento do comprimento do coletor, o lag aumentou, a turbina começa a encher a 3000rpm, mas se arrasta, aos 4000rpm a pressão vem com tudo.

O aumento do escape de 2" (da saída da turbina até a curva do tunel) para 2.5" ajudou a reduzir a contrapressão.
A troca da turbina por uma com caixa quente maior e rotor maior diminuiu a relação de contrapressão de 1.8 para 1.1. Antes com 1.5kg eu tinha 2.8kg de pressão no coletor de escape. Agora com 1.5kg eu tenho 1.7kg no coletor de escape.

Com essa redução de contrapressão, que causa aquecimento excessivo, perda de potência, demora na estabilização da pressão da turbina, eu não conseguia enriquecer mais a mistura, era aumentar um pouco e o carro falhava.

Agora tenho mais força, sinto de forma significativa, o carro destraciona fácil, e quando ele destraciona já vai para o corte de giro, antes era progressivo.. agora é bruto, com 1.8kg nem se fala, nem preciso mais que 1.5kg.. deixei o booster instalado mas não usei mais. Creio que ganhei potência com a mesma pressão, e ela se mantém em mais altas rpm´s, e ao mesmo tempo acabei preservando as partes internas do motor, e os orings, sedes de válvulas, juntas dos coletores.

A temperatura do cofre diminuiu.

Como já postei em outro tópico, a maioria da galera usa turbina subdimensionada, e quando coloca pressão os problemas de junta de cabeçote e canaleta de pistão quebrada (pistão original) aparecem.... é cronico. As turbinas vendidas para nossos kit´s mal servem para alimentar 200cv´s, isso bem no limite. Isso faz muitos desistirem da brincadeira com as quebras e problemas sem solução aparente.

Bom, quanto a forma de mensurar tudo isso, instalei um sensor PS10 no coletor de escape e verifiquei os dados no datalogger.
MAMSantos
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 61
Registrado em: 09/04/14, 11:23
Carro: Uno 1.5R 1989

FERNANDO PF escreveu:Imagem


Resultado final e impressões:

Com o aumento do comprimento do coletor, o lag aumentou, a turbina começa a encher a 3000rpm, mas se arrasta, aos 4000rpm a pressão vem com tudo.

O aumento do escape de 2" (da saída da turbina até a curva do tunel) para 2.5" ajudou a reduzir a contrapressão.
A troca da turbina por uma com caixa quente maior e rotor maior diminuiu a relação de contrapressão de 1.8 para 1.1. Antes com 1.5kg eu tinha 2.8kg de pressão no coletor de escape. Agora com 1.5kg eu tenho 1.7kg no coletor de escape.

Com essa redução de contrapressão, que causa aquecimento excessivo, perda de potência, demora na estabilização da pressão da turbina, eu não conseguia enriquecer mais a mistura, era aumentar um pouco e o carro falhava.

Agora tenho mais força, sinto de forma significativa, o carro destraciona fácil, e quando ele destraciona já vai para o corte de giro, antes era progressivo.. agora é bruto, com 1.8kg nem se fala, nem preciso mais que 1.5kg.. deixei o booster instalado mas não usei mais. Creio que ganhei potência com a mesma pressão, e ela se mantém em mais altas rpm´s, e ao mesmo tempo acabei preservando as partes internas do motor, e os orings, sedes de válvulas, juntas dos coletores.

A temperatura do cofre diminuiu.

Como já postei em outro tópico, a maioria da galera usa turbina subdimensionada, e quando coloca pressão os problemas de junta de cabeçote e canaleta de pistão quebrada (pistão original) aparecem.... é cronico. As turbinas vendidas para nossos kit´s mal servem para alimentar 200cv´s, isso bem no limite. Isso faz muitos desistirem da brincadeira com as quebras e problemas sem solução aparente.

Bom, quanto a forma de mensurar tudo isso, instalei um sensor PS10 no coletor de escape e verifiquei os dados no datalogger.
É Professor, ensinando sempre. :D :D
Parabéns!
chicoguaiba
Fire Inside
Fire Inside
Mensagens: 98
Registrado em: 21/03/13, 22:31
Carro: UNO RUA
Localização: Cachoerinha - RS

Lindo lindo, parabens
Carlos Gonçalves
UNO RUA
MichelJordao
Usuário
Usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 11/03/14, 22:33
Carro: Uno 1.4 Turbo IE 1995

Parabéns pela preparação Fernando.
O conjunto ficou muito bom.

Realmente a contra pressão é algo que pouca gente sabe e se preocupa com o assunto.
Meu UT esta com turbina original rodando a 0.8 bar.
Em alta da para perceber que falta vazão de ar na turbina e o motor para de ganhar força. Aumentar a pressão não vai adiantar muito por q a vazão vai continuar restrita ao tamanho da carcaça e rotor.
Por isso, pelo tamanho da turbina não sei se vale a pena aumentar a pressão.

Quais as medidas de carcaça e rotor da turbina que esta usando?

Abs!
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

MichelJordao escreveu:Parabéns pela preparação Fernando.
O conjunto ficou muito bom.

Realmente a contra pressão é algo que pouca gente sabe e se preocupa com o assunto.
Meu UT esta com turbina original rodando a 0.8 bar.
Em alta da para perceber que falta vazão de ar na turbina e o motor para de ganhar força. Aumentar a pressão não vai adiantar muito por q a vazão vai continuar restrita ao tamanho da carcaça e rotor.
Por isso, pelo tamanho da turbina não sei se vale a pena aumentar a pressão.

Quais as medidas de carcaça e rotor da turbina que esta usando?

Abs!
Eixo 49.5 e rotor 44.5mm (usaria um rotor 47mm ainda).. carcaça .48/.42.

Reparem que as dimensões das carcaças são em relação ao rotor e eixo... hoje vi uma .53/.42 que era menor que a turbina do gol 1.0 turbo...
Kamikaze
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 26
Registrado em: 14/03/14, 18:33
Carro: Elba 1.6 Turbo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Marijuana TOP !!! quando estiver por essas bandas aí vou querer uma carona ! :D
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

O desenvolvimento não pode parar.

Inicio das instalações da FT500 e novo controle de lenta e aceleração.. isso mesmo... TBI eletrônica na área. Terei controle de resposta na injeção (fria e quente), níveis de reação ao toque no pedal, limitação da abertura, lenta pela abertura de TPS, partida a frio mais estável no inverno do sul, suavidade e ao mesmo tempo um corpo de injeção maior do que eu já utilizava.

Esse corpo é de Astra e o pedal eletrônico de Polo.

Imagem

Fiz uma pré-montagem, mas não será assim, depois vi que posso esconder a parte do motor eletronico e transmissão (parte preta).

Imagem

A parte boa é que dá certo na furação do meu coletor e não necessito mexer na furação.

No mais espero que a sequencial renda mais alegrias :)
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Interessante...vai ser controlado pela FT?
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Responder