Re: Uno 1.6 R MPI 1994 Nasceeeeu pg 13
Enviado: 18/08/14, 17:22
Fala gurizada! Alguns viram as fotos no face. Confesso que aqui era para ter saído em primeira mão.
Escrevi um baita post na corrida para ir para aula e quando enviei, não copiei o texto e a seção expirou
Mas beleza pura vou atualizar tudinho hoje
Bem nós paramos aqui com o motor ainda fora do carro. Esperei bastante tempo mas enfim chegou meu amado coletor Conforma Inox 4x2x1
Com a chegada do coletor, iniciou-se o processo de montagem do motor no cofre e instalação dos demais periféricos. Nisto entrou também uma TBI de Uno Turbo retrabalhada com flange para instalação do corpo de borboletas 70mm Mas já deixei com flange para poder substituir esta borboleta caso não consiga boa dirigibilidade na rua.
Instalamos um prolongador da tampa de óleo do fusca, estes vendidos em casa de performace. Achei que o resultado ficaria melhor, mas como minha tampa era com aquela tampa de borracha, o preparador optou por não cortar aquela parte, e bla bla bla. Enfim por enquanto vai assim mesmo. Não ficou de todo feio e combinou bem com a polia regulável SPA.
No geral achei que ficou muito bonito o conjunto completo, com o coletor, polia, corpo de borboletas e tampa de óleo. Nestas fotos apenas o motor faltando a instalação de correias e demais periféricos
Mas como nem tudo são flores, ao instalarmos o coletor verificamos que o mesmo ficou beeeem baixo e desalinhado. Conversei com o Fernando Kfouri, o mesmo se mostrou muitissimo atencioso e preocupado com minha situação. Me cantou a pedra certa: Calços. Trocamos os calços do motor e melhorou consideravelmente. Além disso levantamos um pouco o calço da caixa. Mas etcha coletorzinho malvado hein. É baixo por natureza. Fernando me mostrou fotos do seu carro e realmente vi que o meu está na posição correta. Irei levantar um pouco o carro para ajudar a proteger o coletor.
Antes
Depois
Resolvido isto, hora da verdade. Instalação de periféricos, revisão e instalação do chicote FT, flauta, bicos... Enfim tudo para que o motor ronque após longa hibernação. Mas para isto foi necessária a troca da bomba de combustível que emperrou devido ao longo tempo parado, instalação de arruelas de calço nos bicos (a TBI do Uno Turbo tem a fixação da flauta um pouquinho diferente do R). E ele roncou mesmo! Mas antes uns looks da garrafinha do gás do riso....
E está aqui o momento tão aguardado. Quando o preparador me enviou um video no Whats sábado, enchi os olhos d'água, afinal a 1 ano não via este motor funcionar. Ver ali o esforço de muito trabalho e suor, dedicação e companherismo de várias pessoas. Hoje fui lá dar uma bisoiada na caranga. Ainda falta a instalação do varão a cabos, Nitro e algumas perfumariazinhas...
Mas vamos ao que interessa:
Escrevi um baita post na corrida para ir para aula e quando enviei, não copiei o texto e a seção expirou
Mas beleza pura vou atualizar tudinho hoje
Bem nós paramos aqui com o motor ainda fora do carro. Esperei bastante tempo mas enfim chegou meu amado coletor Conforma Inox 4x2x1
Com a chegada do coletor, iniciou-se o processo de montagem do motor no cofre e instalação dos demais periféricos. Nisto entrou também uma TBI de Uno Turbo retrabalhada com flange para instalação do corpo de borboletas 70mm Mas já deixei com flange para poder substituir esta borboleta caso não consiga boa dirigibilidade na rua.
Instalamos um prolongador da tampa de óleo do fusca, estes vendidos em casa de performace. Achei que o resultado ficaria melhor, mas como minha tampa era com aquela tampa de borracha, o preparador optou por não cortar aquela parte, e bla bla bla. Enfim por enquanto vai assim mesmo. Não ficou de todo feio e combinou bem com a polia regulável SPA.
No geral achei que ficou muito bonito o conjunto completo, com o coletor, polia, corpo de borboletas e tampa de óleo. Nestas fotos apenas o motor faltando a instalação de correias e demais periféricos
Mas como nem tudo são flores, ao instalarmos o coletor verificamos que o mesmo ficou beeeem baixo e desalinhado. Conversei com o Fernando Kfouri, o mesmo se mostrou muitissimo atencioso e preocupado com minha situação. Me cantou a pedra certa: Calços. Trocamos os calços do motor e melhorou consideravelmente. Além disso levantamos um pouco o calço da caixa. Mas etcha coletorzinho malvado hein. É baixo por natureza. Fernando me mostrou fotos do seu carro e realmente vi que o meu está na posição correta. Irei levantar um pouco o carro para ajudar a proteger o coletor.
Antes
Depois
Resolvido isto, hora da verdade. Instalação de periféricos, revisão e instalação do chicote FT, flauta, bicos... Enfim tudo para que o motor ronque após longa hibernação. Mas para isto foi necessária a troca da bomba de combustível que emperrou devido ao longo tempo parado, instalação de arruelas de calço nos bicos (a TBI do Uno Turbo tem a fixação da flauta um pouquinho diferente do R). E ele roncou mesmo! Mas antes uns looks da garrafinha do gás do riso....
E está aqui o momento tão aguardado. Quando o preparador me enviou um video no Whats sábado, enchi os olhos d'água, afinal a 1 ano não via este motor funcionar. Ver ali o esforço de muito trabalho e suor, dedicação e companherismo de várias pessoas. Hoje fui lá dar uma bisoiada na caranga. Ainda falta a instalação do varão a cabos, Nitro e algumas perfumariazinhas...
Mas vamos ao que interessa: