Olá, amigos do Clube do Uno!
Espero que tenha sido um ótimo final de ano, para todos e que 2019 traga boas notícias, para nós e nossos Unos.
Com o início de Janeiro, vou aproveitar o tempo mais livre, para continuar os trabalhos no Uno SX.
Nesta semana, fiz a limpeza da frente, e nos faróis do Uno. As sedes, atrás dos refletores e das lanternas da seta, são um lugar difícil de acessar. A sujeira vai acumulando ao longo dos anos, e acaba ficando visível pelos vãos das peças. Já no interior do farol, há condensação de água, nas chuvas; quando ela seca, as lentes ficam embaçadas. Estava precisando corrigir isso, também.
Comecei retirando o farol e a lanterna:
O farol é original Cibié, todo em metal e vidro espesso: pesa um quilo e meio. Mas é para a vida toda.
Lavei bem o farol por fora, com sabão e sequei.
Por dentro, limpei com uma flanela, como no tutorial do Miguel Marques.
A sede antes de lavar.
A sede lavada; as manchas foram removidas com solvente.
Depois, polida com cera.
Lavei as lanternas, e poli com cera a lente laranja das setas. Elas têm uma porção de trinquinhas causadas pelos anos de uso. Um jeito de fazê-las sumir é passar um pouco de óleo de rícino na superfície, deixar agindo de um dia para outro e limpar bem depois.
Ficou assim no dia seguinte, o efeito dura bastante tempo.
Voltei as pecas para o lugar e repeti o trabalho no outro lado.
Melhorou a aparência da frente, o fundo polido e as peças alinhadas. Quem ganhou também foi a iluminação do farol. Com o vidro limpo, o facho ficou mais nítido. Uso LED pingo na lanterna e as lâmpadas principais são esféricas Osran, 40/45W, as mesmas que usava no Uno/Prêmio S.
Mas, tenho guardado as lâmpadas originais halógenas de 55/60W da Philips (foto). Troquei, por que as outras são mais econômicas, sobrecarregam menos o sistema elétrico.
Agora vou limpar a parte da grade e o para-choque, quando terminar posto!