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Uno SX 1984.

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martu159
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Geraldo. escreveu:Que bom ter conseguido! Os fios da lâmpada estão sem energia, com a lanterna acesa?
Parece que sim.
Eu testei a fiação do isqueiro e está normal, já a da iluminação do painel do ventilador não quer acender. Ate fiz alguns testes com outras lampadas, mas como elas era usada ainda não sei ao certo oque pode ser. Aqui na minha cidade não achei das lampadas, vou ter que acabar comprando pela internet.
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Geraldo.
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martu159 escreveu:
Geraldo. escreveu:Que bom ter conseguido! Os fios da lâmpada estão sem energia, com a lanterna acesa?
Parece que sim.
Eu testei a fiação do isqueiro e está normal, já a da iluminação do painel do ventilador não quer acender. Ate fiz alguns testes com outras lampadas, mas como elas era usada ainda não sei ao certo oque pode ser. Aqui na minha cidade não achei das lampadas, vou ter que acabar comprando pela internet.
Olá, Martu159!
Sem dúvida, é necessário ter certeza que a lâmpada funciona antes do teste. Geralmente os problemas na iluminação são essas lâmpadas pinguinho queimadas.
Caso o bocal esteja sem energia, é preciso conferir se os fusíveis e os fios estão com defeito, rompidos ou em curto. O Mille Brio não tem reostato, então a iluminação do console deve ser controlada diretamente pela chave da lanterna. Não posso ser mais específico porque no Uno SX é diferente: o isqueiro acende com a lanterna e a luz do ventilador acende (junto com a iluminação dos satélites) de forma independente, através de um interruptor/reostato que fica ao lado do afogador.
Saudações!
Geraldo.
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martu159
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Geraldo. escreveu:
martu159 escreveu:
Geraldo. escreveu:Que bom ter conseguido! Os fios da lâmpada estão sem energia, com a lanterna acesa?
Parece que sim.
Eu testei a fiação do isqueiro e está normal, já a da iluminação do painel do ventilador não quer acender. Ate fiz alguns testes com outras lampadas, mas como elas era usada ainda não sei ao certo oque pode ser. Aqui na minha cidade não achei das lampadas, vou ter que acabar comprando pela internet.
Olá, Martu159!
Sem dúvida, é necessário ter certeza que a lâmpada funciona antes do teste. Geralmente os problemas na iluminação são essas lâmpadas pinguinho queimadas.
Caso o bocal esteja sem energia, é preciso conferir se os fusíveis e os fios estão com defeito, rompidos ou em curto. O Mille Brio não tem reostato, então a iluminação do console deve ser controlada diretamente pela chave da lanterna. Não posso ser mais específico porque no Uno SX é diferente: o isqueiro acende com a lanterna e a luz do ventilador acende (junto com a iluminação dos satélites) de forma independente, através de um interruptor/reostato que fica ao lado do afogador.
Saudações!
Geraldo.
Fiz uns testes com lampadas novas e mesmo assim não funcionou, vou conferir o resto.
Antes eu nem sabia da iluminação desse painel, foi graças ao seu tópico.
Muito obrigado pelas dicas Geraldo
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Geraldo.
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martu159 escreveu:
Geraldo. escreveu:
martu159 escreveu:
Geraldo. escreveu:Que bom ter conseguido! Os fios da lâmpada estão sem energia, com a lanterna acesa?
Parece que sim.
Eu testei a fiação do isqueiro e está normal, já a da iluminação do painel do ventilador não quer acender. Ate fiz alguns testes com outras lampadas, mas como elas era usada ainda não sei ao certo oque pode ser. Aqui na minha cidade não achei das lampadas, vou ter que acabar comprando pela internet.
Olá, Martu159!
Sem dúvida, é necessário ter certeza que a lâmpada funciona antes do teste. Geralmente os problemas na iluminação são essas lâmpadas pinguinho queimadas.
Caso o bocal esteja sem energia, é preciso conferir se os fusíveis e os fios estão com defeito, rompidos ou em curto. O Mille Brio não tem reostato, então a iluminação do console deve ser controlada diretamente pela chave da lanterna. Não posso ser mais específico porque no Uno SX é diferente: o isqueiro acende com a lanterna e a luz do ventilador acende (junto com a iluminação dos satélites) de forma independente, através de um interruptor/reostato que fica ao lado do afogador.
Saudações!
Geraldo.
Fiz uns testes com lampadas novas e mesmo assim não funcionou, vou conferir o resto.
Antes eu nem sabia da iluminação desse painel, foi graças ao seu tópico.
Muito obrigado pelas dicas Geraldo
Por nada, Martu! Depois, quando conseguir resolver esse problema, poste na sua garagem. A ideia do fórum é de compartilhar o máximo de experiências e conhecimentos sobre os Unos.
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Geraldo.
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Olá, amigos do Clube do Uno!

Para completar a revisão no painel central, fiz uma limpeza nas galerias de ventilação.

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Com os anos usando o ventilador, a poeira aspirada se acumulou atrás dos difusores de ar, deixando as grades com aquele fundo amarelado. Esse e um ponto estratégico de limpeza, no interior de todo carro!

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Tirei os difusores e por dentro uma camada de poeira revestia a galeria.

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Com uma bucha de estopa molhada, na ponta de um palito, limpei até o fundo. Seria bom limpar todo o conjunto de galerias e dutos, mas para isso precisaria retirar o painel todo, o que esta fora de questão no momento.

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Descobri que as portinholas da ventilação têm uma borda de espuma que encaixa na parede da galeria e faz vedação, quando estão fechadas, direcionando a corrente de ar pelas diversas funções do ventilador, especialmente para desembaçar o para brisas. Com o tempo, essa espuma ressecou e quebrou, deixando uma fresta larga por onde parte do ar escapa, tirando pressão do sistema.

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Para resolver isso, recortei um cartão (o mesmo usado naquele trabalho da iluminação!) com a medida da moldura e colei sobre a portinhola usando uma fita dupla face. Futuramente devo fazer um trabalho mais elaborado na peça, desmontando as partes e refazendo a vedação, com espuma. Por enquanto, fiz esse reparo para melhorar o desempenho do desembaçamento, nos dias de chuva.

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O cartão, depois de pintado com o tradicional preto Acrilex.O controle de abre-e-fecha ficou mais justo, está vedando e o volume do ar incidindo no para-brisa aumentou muito.

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Montado, sem aquele aspecto empoeirado nos difusores.

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Este e um esquema que mostra a distribuição das correntes de ar no Uno italiano. Da cabine para dentro é muito parecido com os Unos brasileiros e dá uma boa ideia de como funciona a ventilação.
Esse sistema foi referência na época pelo grande volume de ar que circula em pontos estratégicos do carro, soprado pelo ventilador. A boa ventilação é um dos pontos fortes em qualquer Uno.
Abraço!
Geraldo.
Uno-sx 1984.
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Ingryd
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Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua dedicação!!
Quais os próximos up's? :D
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4478
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Geraldo.
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Olá, amigos do Clube do Uno!
Espero que tenha sido um ótimo final de ano, para todos e que 2019 traga boas notícias, para nós e nossos Unos.
Com o início de Janeiro, vou aproveitar o tempo mais livre, para continuar os trabalhos no Uno SX.
Nesta semana, fiz a limpeza da frente, e nos faróis do Uno. As sedes, atrás dos refletores e das lanternas da seta, são um lugar difícil de acessar. A sujeira vai acumulando ao longo dos anos, e acaba ficando visível pelos vãos das peças. Já no interior do farol, há condensação de água, nas chuvas; quando ela seca, as lentes ficam embaçadas. Estava precisando corrigir isso, também.
Comecei retirando o farol e a lanterna:

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O farol é original Cibié, todo em metal e vidro espesso: pesa um quilo e meio. Mas é para a vida toda.

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Lavei bem o farol por fora, com sabão e sequei.

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Por dentro, limpei com uma flanela, como no tutorial do Miguel Marques.

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A sede antes de lavar.

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A sede lavada; as manchas foram removidas com solvente.

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Depois, polida com cera.

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Lavei as lanternas, e poli com cera a lente laranja das setas. Elas têm uma porção de trinquinhas causadas pelos anos de uso. Um jeito de fazê-las sumir é passar um pouco de óleo de rícino na superfície, deixar agindo de um dia para outro e limpar bem depois.

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Ficou assim no dia seguinte, o efeito dura bastante tempo.

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Voltei as pecas para o lugar e repeti o trabalho no outro lado.

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Melhorou a aparência da frente, o fundo polido e as peças alinhadas. Quem ganhou também foi a iluminação do farol. Com o vidro limpo, o facho ficou mais nítido. Uso LED pingo na lanterna e as lâmpadas principais são esféricas Osran, 40/45W, as mesmas que usava no Uno/Prêmio S.

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Mas, tenho guardado as lâmpadas originais halógenas de 55/60W da Philips (foto). Troquei, por que as outras são mais econômicas, sobrecarregam menos o sistema elétrico.
Agora vou limpar a parte da grade e o para-choque, quando terminar posto!
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Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
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Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua dedicação!!
Quais os próximos up's? :D
Olá, Ingrid!
Obrigado, já postei o mais recente, agora.
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Ingryd
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Geraldo. escreveu:
Ingryd escreveu:Olá Geraldo! Sempre fico impressionada com sua dedicação!!
Quais os próximos up's? :D
Olá, Ingrid!
Obrigado, já postei o mais recente, agora.
Oii Geraldo! Você justo postou sobre algo que estou mexendo atualmente no CS.. faróis.
Minha lataria, mesmo eu lavando com sabão de louça e esfregando, quando seca fica aquele aspecto de terra (como se eu não tivesse lavado :? ) o que posso usar para limpar com mais facilidade?
Eu limpei os farois por dentro, mas mesmo assim parece que tem gordura colada nos vidro :cry:
As lâmpadas estou numa dúvida cruel... não sei qual usar :?
Ingryd Portillo - Uno CS 1.5 ie Álcool com AC 4p 1994
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RE-FIAT
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show Geraldo!

Melhor que zero Km!
Renato
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