Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Elba cs 86 1.6 Com FT 350

Área para a apresentação e discussão dos carros dos membros.
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Que zica. Tive esse problema de desalinhamento, mexi na tal arruela lá embaixo e acabou alinhando tudo, porém desalinhou a do alternador, que saltou fora e pegou na correia de comando.. as 8 valvulas foram para o espaço.

Depois do nada, tudo remontado, arruela corrigida e a correia estava funcionando no centro da polia.

Notei que existem dois modelos de correias, umas são mais largas, essa é difícil de encontrar por aqui.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

E como Surpresa pouca é bobagem, o problema era maior do que pensava.

Acreditam que a Elba estava funcionando apenas 3 cilindros?
Isso mesmo, quando retirei o cabeçote,para verificar as valvulas, percebi que a junta tinha sinal de fogo entre o 2° e 3° cilindro, inacreditavelmente, o carro não falhava.

O pessoal disse que é por causa do turbo.
Os cilindros 1,2e4 estavam escuros, normais pela queima de comb. mas o 3 estava limpinho.
quase como se nunca tivesse queimado, inclusive as valvulas estavam limpas.
O que dá a entender que não estava queimando corretamente,justamente pela falta de compressão ocasionada pela junta.
Levando o cabeçote na retifica, constatou que não tinha empeno, e o que era pior foi constatado, o bloco estava empenado.
6 centésimos mais baixo, entre 2° e 3° cilindros.
O motor teve de ser completamente desmontado, para ser plainado o bloco.
Resultado de uma falta de atenção da retifica, já que o bloco foi encamisado mas não plainado.

Não me isento da responsabilidade, de não ter medido antes de montar, mas acreditava-mos, que a retifica deveria ter feito isso não?
Pois bem, não cobraram a mão de obra, mas as peças eu vou ter que pagar.
Jogo de juntas, anéis, bronzinas e parafusos de cabeçote.
E a junta de cabeçote agora será original FIAT.

Não tirei fotos do processo de desmontagem, pois estava com as mão sujas :oops: .
Mas prometo fotos da montagem. :lol:

Como disse o Will
"vivendo e aprendendo".

Já aproveitei que desmontei tudo, para colar manta asfaltica na parede de fogo.
E por cima dele um carpete novo.

Em breve fotos e novidades.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Eu optaria por junta de aço.. sevel é inimigo de juntas na fase turbo, eu já tive prejuízo com isso.

Vc teve sorte, se tivesse entrando água já era a biela.

Fica de olho aí, quanto ao serviço é certeza que será bem feito.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Pois é Fernando, eu sei dos problemas de junta desses motores, por isso optei por comprar uma original.

Ainda tenho vontade de fazer os orings no bloco.

O que me diz, vale a pena? Voce fez no seu né?
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Robson Becher escreveu:Pois é Fernando, eu sei dos problemas de junta desses motores, por isso optei por comprar uma original.

Ainda tenho vontade de fazer os orings no bloco.

O que me diz, vale a pena? Voce fez no seu né?
Os problemas só acabaram depois dos orings.

Quando montei a primeira vez com baixa pressão e junta metálica, o carro já perdia água do reservatório desde que saiu da oficina. Depois fiz mais uma troca de junta (outra da general)... andei um tempo até que em uma manhã pesou demais o arranque, era muita água nos cilindros... pelo que foi visto pela retífica, já havia algum tempo que eu rodava com as benditas bielas tortas, a junta estava marcada em todos os cilindros com sinais de vazamento. Eu só notei mesmo pq contaminou o óleo, mas pelo visto nem precisa contaminar o óleo para ter as benditas tortas por calço hidráulico.

Aproveita que o bloco tá fora do lugar e faz o serviço, se quiser fazer mais tarde vai ter que tirar o bloco novamente.
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

E ai galera, sigo com o projeto, comprei novos freios dianteiros, ventilados do palio 1.6 16v


Imagem
Imagem

Troquei as buchas da suspenção e coloquei de PU

Imagem
Imagem

Tambem troquei as dianteiras, mas não comprei de PU, consegui as originais de Elba mesmo, com 23mm de espessura
Imagem

Consegui tambem estas duas latas que ficam na frente da parede de fogo

Imagem
Imagem

O cofre esta atualmente assim

Imagem

E o carro recebeu um novo polimento.

Imagem
Imagem

Bem por enquanto é isso.

Estava preocupado com um barulho que meu motor apresentou depois de montado, mas descobrimos que o barulho é saia de pistão que está batendo, sei que não é legal deixar assim, mas é menos perigoso do que bronzina.
Por enquanto nada de 16v

As impressões que tive dos UP's foi que a suspenção ficou mais rigida, porem o carro não desvia o trajeto nas acelerações mais bruscas, antes isso acontecia.
E quanto aos freios, foram montados hoje e estão acentando ainda, mas da pra perceber que melhorou um pouco sim.

Aliado ao perfil baixo dos pneus, posso dizer que a dirigibilidade melhorou uns 50%

Por enquanto é isso.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Avatar do usuário
HelioPistache
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 160
Registrado em: 13/10/13, 01:45
Carro: Prêmio S
Localização: Franco da Rocha-SP

Olha Rob , nem te falo nada , tá linda demais amigo agora só falta arrumar o coração né vc vio o projeto do douglas massa demais até eu fiquei com vontade de dar um up no uninho que comprei pra meter um motor novo mas tenho medo (sem conhecimento do fator cadastro de motor e tals) das documentações burocraticas entende...bom ainda tô torcendo pela sua elbona , abraço!
Gostaria de mudar o mundo como não posso mudo meu carro
Avatar do usuário
Douglas Renosto
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 125
Registrado em: 28/02/13, 23:37
Carro: Uno 1.5 R / Uno Turbo i.e.
Localização: Cachoeirinha / RS

Show tua Elba... linda mesmo!

Molduras de R ficariam bem legais nela! :D

Grande abraço!
Douglas Renosto
Fone: (51) 99292.3126
WhatsApp: (51) 99222.5799
---------------------
---> Uno 1.5 R / 1989
---> Uno Turbo i.e. / 1994
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

HelioPistache escreveu:Olha Rob , nem te falo nada , tá linda demais amigo agora só falta arrumar o coração né tô torcendo pela sua elbona , abraço!
Pois é o motor só bate saia de pistão, vou mexer só quando comprar os pistões forjados agora. :twisted: :twisted:

Douglas Renosto escreveu:Show tua Elba... linda mesmo!

Molduras de R ficariam bem legais nela! :D

Grande abraço!
Obrigado, só me falta uma moldura douglas, a traseira esquerda, se souber de alguma pra vender me avisa.

Abraço.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
fraga
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 9
Registrado em: 15/04/14, 18:40
Carro: 1.6R MPI
Localização: ITU SP

oi robson, eu tenho a moldura esquerda traseira e dianteira direita e os do spoler, retirei do meu uno r porque tava faltando do lado direito, se si interessar noi negocia.
Responder