E como Surpresa pouca é bobagem, o problema era maior do que pensava.
Acreditam que a Elba estava funcionando apenas 3 cilindros?
Isso mesmo, quando retirei o cabeçote,para verificar as valvulas, percebi que a junta tinha sinal de fogo entre o 2° e 3° cilindro, inacreditavelmente, o carro não falhava.
O pessoal disse que é por causa do turbo.
Os cilindros 1,2e4 estavam escuros, normais pela queima de comb. mas o 3 estava limpinho.
quase como se nunca tivesse queimado, inclusive as valvulas estavam limpas.
O que dá a entender que não estava queimando corretamente,justamente pela falta de compressão ocasionada pela junta.
Levando o cabeçote na retifica, constatou que não tinha empeno, e o que era pior foi constatado, o bloco estava empenado.
6 centésimos mais baixo, entre 2° e 3° cilindros.
O motor teve de ser completamente desmontado, para ser plainado o bloco.
Resultado de uma falta de atenção da retifica, já que o bloco foi encamisado mas não plainado.
Não me isento da responsabilidade, de não ter medido antes de montar, mas acreditava-mos, que a retifica deveria ter feito isso não?
Pois bem, não cobraram a mão de obra, mas as peças eu vou ter que pagar.
Jogo de juntas, anéis, bronzinas e parafusos de cabeçote.
E a junta de cabeçote agora será original FIAT.
Não tirei fotos do processo de desmontagem, pois estava com as mão sujas
.
Mas prometo fotos da montagem.
Como disse o Will
"vivendo e aprendendo".
Já aproveitei que desmontei tudo, para colar manta asfaltica na parede de fogo.
E por cima dele um carpete novo.
Em breve fotos e novidades.