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DAM escreveu:Que tanque vc usa? Eu colocaria uma de 7 bar, pra turbo nunca é demais.
Meu tanque atual é de FIRE, estou usando a bomba original, porém sem o regulador de pressão pois uso apenas um bico, e trabalho com 1,5 BAR de pressão.
Qual seria esta bomba de 7 BAR?
O que torna a vida interessante são as dificuldades
DAM escreveu:Que tanque vc usa? Eu colocaria uma de 7 bar, pra turbo nunca é demais.
Meu tanque atual é de FIRE, estou usando a bomba original, porém sem o regulador de pressão pois uso apenas um bico, e trabalho com 1,5 BAR de pressão.
Robson, conversamos por email, agora posso compartilhar com todos alguma solução.
Se não tem injeção, compre uma que possa ler roda fônica.
Compre uma bobina de 4 saídas com módulo, assim evita ter que comprar Spark Pro entre outros módulos. Cabos de vela compre Bosch ou NGK... eu tenho 9 cabos Accel aqui que não consegui montar pois os conectores são diferentes, aí quis evitar qualquer fuga e fui de linha original.
Pode optar por usar o coletor do MPI com borboleta original, terá que adaptar o sensor de TPS, pois o original só lê totalmente fechado e totalmente aberto, não é um sensor linear... se quiser tenho um sensor TPS aqui com um suporte pronto para a furação do coletor. Terá que cortar um pedaço do eixo da borboleta pois é muito longo para fora.
Usei uma turbina GT25, do kit turbo que comprei na DNT só utilizei a turbina e a válvula.
Troquei a bomba por uma bomba mercedes de 12bar, externa, custa 170 com frete eu acho. Porém a bomba de GTI externa que eu usava já daria conta.
O dosador original do injetado ainda é o melhor na preparação e compensa seu diferencial de pressão.. eu comprei um na SPA "original" regulável... assim se seu precisar de um diferencial maior no futuro tenho como regular... mas encaixa na linha original. Tenho um HPI que sobrou do kit..
O coletor de escape para essa turbina tem que ser fabricado, ou vc terá que trocar o sistema de acionamento do cambio por cabos, eu preferi manter ainda a originalidade do carro, no meu caso teria que trocar a carcaça da caixa também, então o custo seria elevado. Fabriquei um tubular, que modéstia a parte, ficou melhor que o fundido em questão de apontamento dos gases para a turbina. Ainda assim os braços de acionamento em 4ª e marcha ré encostam na carcaça fria da turbina.
Junta compre da General escapamentos, com 1,7mm, aproveite e compre as juntas entre coletores em aço também, pois as minhas queimaram na primeira rodada... aí encontrei umas com "anéis" em alumínio..
Embreagem, um platô de 900lbs com disco original é suficiente... isso evita trancos no câmbio e não patina.. a embreagem original já aguenta essa pressão que deseja por um bom tempo.
Eu acabei com minha embreagem por conta de dar uns picos de 2.1kg e o mecânico tentar arrancar em segunda.. mas com 1.5kg em 4ª marcha ela patinava pouco.. tipo, iria durar alguns meses, pois é difícil eu abusar nessa marcha, o carro é baixo e bate em tudo.
Optei por deixar com a pressão que a turbina estava.. deu 1.44 - 1.53kg... vai ficar assim.
O escape tive um trabalho medonho, comprei uma saída de escape do Uno Turbo, é mais suave e menos restrita em relação ao flange fundido que acopanha o kit. Com o flange é difícil escapar com uma curva suave e não bater no alternador. Essa saida do UT fica a 2mm do relé do alternador, estou somente esperando ele fritar para depois ver o que eu faço. Ainda assim não consegui girar a turbina a ponto de escapar o apontamento da saída para cima do eixo.. tive que fazer um pequeno desvio do eixo, com 2" até a curva que aponta para o tunel do carro, depois 2.5" direto até lá atras com um abafador sem galerias, com 2.5" também. O carro é silencioso que nem um carro original, sem barulho e sem restrição alguma, a não ser pelas curvas.
Usei uma TBI de vectra com 47mm, acho que por conta disso a faze aspirada no álcool ficou melhor que antes na gasolina com coletor original. Uso 37º de ponto travado a partir de 2200rpm.. para andar com o carro de 1500 a 2500rpm na cidade ficou um doce, e com boa resposta.
Na estrada a 80 por hora em 5ª marcha a turbina nem dá sinal ainda, a pegada começa nos 3000rpm. Achei uma configuração de tamanho de turbina ideal para um carro de rua equilibrado. Ela tem eixo de 46mm e rotor de 50mm. O que enche o saco é o espirro, mesmo sem pressão positiva, a 2000rpm ele denuncia com vontade o turbo... chega a ser chato, já fechei a dita válvula e nada, acho que vou ter que trocá-la por uma menos barulhenta.
Para um motor sem forjar nada, só retifiquei o cabeçote, bem alimentado... acho que quebrarei qualquer coisa antes do motor.. quase comprei os pistões forjados, mas teria me arrependido, pois além de pistões, tem mão de obra, anéis, retífica.. e lá se vai uma boa grana.. por enquanto isto está adiado, só vou abrir motor se quebrar, senão não vou mexer.
O carro ficou liso, suave para andar na cidade, muito bom... gostei, recomendo.
O desgraçado do SEVEL gira, que nem louco, muito boa a linearidade em alta rotação, se deixar o corte de rpm em 6500, quando corta vc é jogado para frente, pois nessa faixa está vindo potência, e vc está colado no banco. Eu deixaria girar mais ainda, uns 8000rpm, mas o mecanico limitou em 7200 e vou deixar.
Amanhã posto fotos aqui para a galera.
O que posso adiantar, é que nos 0,6 e 0,7 de pressão ele é bruto, eu achava que teria um ganho leve nessa pressão, mas é algo forte mesmo... vai gostar.
Bacana Fernando voce compartilhar sua experiencia conosco, assim já tenho uma melhor noção do que vem pela frente.
Essa semana já consegui o vira STD que está na retifica, o cabeçote tambem vou deixar STD, ou seja, não vou preparar nada, apenas fazer retifica completa e plainar.
os pistões provavelmente vão ser forjados, já estou negociando a compra deles.
o resto tudo novo e 1° linha.
Teria como colocar a foto da bobina que voce esta usando FERNANDO?
ou um link onde tenha ela a venda.
Obrigado.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Ótimo, mais ainda vou te incomodar mais um pouco
Teria como voce me passar o esquema eletrico dela, é porque a instalação da FUEL TECH, sou eu mesmo que vou fazer, então queria saber a ligação correta para não queimar a bobina.
Lembrando que isso vai ficar aqui no fórum, caso alguem um dia precise, estará a disposição.
Obrigado novamente.
Aos poucos o projeto vai evoluindo.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
Quanto ao esquema de ligação acho que é simples, ela é três fios... no manual tem explicado.
Segue algumas fotos após a montagem.. segunda tenho que trocar a embreagem e um selo do bloco que fica logo abaixo da válvula termostática.. tem um vazamento ali e quando espirra joga vapor d'água por tudo dentro do cofre.