Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Problemas junta de aço

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Daredevil666 escreveu:Nesse caso te repasso a dica que o Fernando me passou: Como vais retrabalhar as roscas no bloco pra usar os parafusos do AP antigo, podes utilizar os prisioneiros de 118mm da SPA Turbo.

Sobre os orings, entendi a sua intenção na mudança do perfil do oring, porém no seu cabeçote existe já as sedes para que os novos perfis encaixem-se perfeitamente pra obter a vedação desejada?

O cabeçote é liso, fazer encaixa no bloco e no cabeçote é dar um tiro no pé, fica muito ruim para alinhar o cabeçote no lugar com o coletor de admissão e escape montados.

Não vou conseguir usar prisioneiros porque quero entrar com os coletores parafusados no cabeçote, o acesso no lugar é muito ruim e a fixação não fica legal... senão usaria os prisioneiros tranquilamente.
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

FERNANDO PF escreveu:
Daredevil666 escreveu:Nesse caso te repasso a dica que o Fernando me passou: Como vais retrabalhar as roscas no bloco pra usar os parafusos do AP antigo, podes utilizar os prisioneiros de 118mm da SPA Turbo.

Sobre os orings, entendi a sua intenção na mudança do perfil do oring, porém no seu cabeçote existe já as sedes para que os novos perfis encaixem-se perfeitamente pra obter a vedação desejada?

O cabeçote é liso, fazer encaixa no bloco e no cabeçote é dar um tiro no pé, fica muito ruim para alinhar o cabeçote no lugar com o coletor de admissão e escape montados.

Não vou conseguir usar prisioneiros porque quero entrar com os coletores parafusados no cabeçote, o acesso no lugar é muito ruim e a fixação não fica legal... senão usaria os prisioneiros tranquilamente.

Entendi, é, o sevel não ajuda muito nesse quesito de espaço, exceto se a caixa de ar for removida, mas não é o seu caso.

Depois nos passa aí se a mudança no perfil melhorou!

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Avatar do usuário
Pacman
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 66
Registrado em: 01/03/13, 07:34
Carro: Uno 1.6R Mpi T

quando montei o meu, o bloco tinha um degrauzinho.... tive picos de 1.7kg com junta original e não teve problemas.... agora mantem sempre em 0.69kg queria mesmo andar com 0.8 ~ 0,9 será que a junta original aguenta??? Essa da general pensei que era boa!! Resumindo, não tem muita solução pra esse bloco a não ser oring? Ou até 1KG da pra usar essas juntas nacionais?
Avatar do usuário
Robson Becher
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 425
Registrado em: 05/03/13, 09:49
Carro: Elba CS 1.6 MPI
Localização: Rondonopolis MT

Pacman escreveu:quando montei o meu, o bloco tinha um degrauzinho.... tive picos de 1.7kg com junta original e não teve problemas.... agora mantem sempre em 0.69kg queria mesmo andar com 0.8 ~ 0,9 será que a junta original aguenta??? Essa da general pensei que era boa!! Resumindo, não tem muita solução pra esse bloco a não ser oring? Ou até 1KG da pra usar essas juntas nacionais?
Se estiver bem alimentado como no seu caso, aguenta os 0,8 tranquilo com junta original, mais que isso não vai aguentar, daí só partindo pros o'rings, as juntas metalicas no sevel são problematicas, como o FERNANDO já citou em outro tópico não temos retificas boas para motores de competição no brasil.
O problema das juntas de aço no sevel é que ele não aceita rugosidade alta no bloco ou cabeçote, e as nossas retificas sempre ficam muito rugosas, o que faz a junta dar vazamentos.
O que torna a vida interessante são as dificuldades
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

RafaelGM escreveu:Nesse caso te repasso a dica que o Fernando me passou: Como vais retrabalhar as roscas no bloco pra usar os parafusos do AP antigo, podes utilizar os prisioneiros de 118mm da SPA Turbo.

Sobre os orings, entendi a sua intenção na mudança do perfil do oring, porém no seu cabeçote existe já as sedes para que os novos perfis encaixem-se perfeitamente pra obter a vedação desejada?
Rafael, cada vez que se retira cabeçote tem que dar um passe.. então sempre fica liso.

Os prisioneiros da SPA não tem boa fama por aqui.. apenas do torque no cabeçote do sevel ter limitação, então pode ser mau uso gerando a má fama.

Vou insistir nos de AP (allen)... nunca vi ninguém reclamar

Há outra opção de parafusos allen da classe 12.9 (mesma qualidade dos de AP bielinha - MD) que se compra no mercado, porém não se acha com rosca M11, mas sim com medidas de 7/16" (muito próxima).
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

o grande problema desse motor é o mecanico,montam com cabeçote trincado,junta de baixa qualidade,torqueiam errado o cabeçote,empenam o bloco,usam pressão de escape altissimas com turbo pequeno demais,erram no acerto de ponto e mistura de combustivel etc,p´quem não sabe a junta funciona como um fusivel qualquer coisa de errado que ocorre no motor ela vai primeiro é feita p´vedar e avisar.

se apertarem o cabeçote com mais de 9,5 kg o bloco empena ai depois querem por juntas de aço multilaminas rsrsrsrs é uma piada isso,outra....mandam em retifica labios de suino fazer plaina no bloco,quando não fica tudo torto (desnivelado) fica com rugosidade errada p´montar uma junta mult layer......só porcos acabando com esses motores.(tem um link no inicio do post falando sobre rugosidade do bloco e cabeçote).

nenhuma junta presta.....será que a(Cometic) marca de juntas conceituada no mundo inteiro faz porcaria?....eles fabricam juntas p´nascar,suzuki,yamaha,formula 3,formula 1,wrc etc,acho que não são ruins...o problema é um dono de um carro de R$10,000 pagar 350 paus em uma junta,lá fora uma junta dessa custa 90 dolares,dos modelos de prateleira como de civic,toyota,gm etc,a junta de sevel peço por encomenda(minimo 90 unidades),divido a encomenda de 90 juntas com mais 3 parceiros na Argentina,as juntas chegam na Argentina,são distribuidas em 3 partes,2 partes ficam na Argentina e dividem em varias oficinas e preparadoras,a parte que sobra vem p´o Brasil pago imposto 2 vezes p´ter elas aqui,todas que montei nunca vazou nada,andei com 3,2 kg de pressão e nunca passou agua ou oleo......sevel não tem problema de juntas tem problema com mecanicos.

tenho carros montados a mais de 8 anos com essa junta,a ultima que montei foi a do Danilo aqui do clube,perguntem a ele se vaza algo,se dá calço hidraulico ou qualquer coisa do tipo....apenas montamos certo,sempre que vendo isso dou todas as instruções de montagem,mas parece que ninguém sabe ler.

a ultima merda foi semana passada....mandei a junta e fizeram merda,fui até o local e verifiquei empeno no bloco,quase 2 decimos de empeno,tirei o bloco plainamos e montamos com a mesma junta pq eu não tinha outra em estoque,hoje acertamos o carro com 380 cv,fomos até o litoral paulista p´dar uma volta,pisamos judiamos do carro e nada acontece...... com uma junta que deveria ir p´o lixo.

quem é ruim.... motor, mecanico, retifica ou junta ?

http://www.cometic.com/
FERNANDO PF
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 221
Registrado em: 17/06/13, 23:23
Carro: UNO 1.6R

Como já citei aqui no tópico, condenei junta e não era, fiz oring, deu problema, abri 3x com orings, nessa ultima tirei bloco, retifiquei a face, refiz os canais dos orings e usei prisioneiros ARP.

Motor fechado com 10kgfm de torque, funcionou 1hora, no outro dia reconferimos, a junta e orings cederam, estava com 8kgfm, reapertamos com 10kgfm.

Hoje ao trocar comando de valvulas (apos umas 5h de uso) conferimos novamente (afinal, não custava nada, já estava sem o cavalete) e então tudo ok).

Notei que quem monta com parafusos originais (até então sempre usei e me dei mal), a elasticidade dele gera esse problema, além das questões de rugosidades e planicidade.

Esse é um motor que merece cuidado especial.
Helio Galvao
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 09/12/15, 17:02
Carro: Uno 1.6 R Mpi

O motor 1.6 Sevel aceita colocar 02 juntas? De amianto?
Helio Galvao
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 14
Registrado em: 09/12/15, 17:02
Carro: Uno 1.6 R Mpi

O motor 1.6 Sevel aceita colocar 02 juntas? De amianto?
Responder