Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Não é o console longo mas o isqueiro fica no mesmo lugar!
É exatamente assim! Desculpa a demora pra responder não está chegando notificação das mensagens!
Não se preocupe, Julio! Vou postar aqui, os painéis de controle do Uno, é uma informação útil para muita gente. Depois vou até fazer um tutorial sobre isso.
Temos quatro tipos de painel:



Imagem
O básico (a partir de 84)

Imagem
Com ar quente. (a partir de 87- foto da garagem do Tiago Silva)

Imagem
Com ar condicionado (a partir de 87). O controle de potência ocupa o lugar do isqueiro, que vai para o console.

Imagem
Com ar condicionado (a partir de ~90). O isqueiro volta para o lugar de sempre e dois botões controlam o funcionamento.

Então aquele Top da "Poaparts" não tem ar condicionado e sim ar quente. Tenho a impressão que todos os Unos com esse A/C, de 87> devem vir com o console longo do R, por causa do isqueiro. A menos que a fábrica abrisse mão dele... O isqueiro no seu carro funciona, ou foi adaptado?
Então pela foto do uno cs top que você me mandou ele vinha com ar quente, que é o painel a partir de 87 o painel que está no meu agora é o básico que vinha de 84 não sei porque está ali mas colocaram eu só não entendi porque o meu está com polia dupla para ar condicionado radiador do tamanho de uno com ar condicionado será que o da foto que você me mostrou não é original, e será que não tem outro painel que o comando do ar condicionado Seja ali no lugar do ar quente e o isqueiro Seja no mesmo lugar, ou será que utiliza o mesmo painel das versões csl
Esse é o 3 uno csl que vejo com esse painel que é o mesmo que te mandei do mercado livre que eu acho que saiu original no meu! e o painel do ar condicionado do meu pode ser o mesmo desse csl porque o meu carro é baseado na versão csl interna e externa pois as colotas e os bancos são iguais aos meus. https://www.youtube.com/watch?time_cont ... 6DKDvG7MRk
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Então pela foto do uno cs top que você me mandou ele vinha com ar quente, que é o painel a partir de 87 o painel que está no meu agora é o básico que vinha de 84 não sei porque está ali mas colocaram eu só não entendi porque o meu está com polia dupla para ar condicionado radiador do tamanho de uno com ar condicionado será que o da foto que você me mostrou não é original, e será que não tem outro painel que o comando do ar condicionado Seja ali no lugar do ar quente e o isqueiro Seja no mesmo lugar, ou será que utiliza o mesmo painel das versões csl
Esse é o 3 uno csl que vejo com esse painel que é o mesmo que te mandei do mercado livre que eu acho que saiu original no meu! e o painel do ar condicionado do meu pode ser o mesmo desse csl porque o meu carro é baseado na versão csl interna e externa pois as colotas e os bancos são iguais aos meus. https://www.youtube.com/watch?time_cont ... 6DKDvG7MRk
Olá, Julio!
Realmente, naquela lista estão todos os quatro painéis de ventilação, disponíveis para Unos com painel satélite. Não tenho conhecimento de outros modelos no Brasil. Na verdade, está faltando o do Mille/Uno S básico dos básicos, com uma velocidade do ventilador.
O Prêmio CSL, antes do painel argentino, usava o terceiro modelo de painel A/C 87>, o isqueiro ia para o console longo, como no Uno R.
O Uno CSL que aparece no vídeo foi fabricado a partir de 1992, portanto, já usa o último modelo de painel A/C, pós 90, com isqueiro incluído.
Acontece que o A/C não é um acessório de série. Em geral, o Uno chegava à concessionária com o painel simples, de 2 velocidades, e a pedido ($) do comprador podia continuar assim, ou ser instalado o ar quente, ou o A/C completo. Essa lógica vale para qualquer Uno, até o 1.5 R. Por isso, fica tão confuso: é possível encontrar três Unos do mesmo modelo, com três painéis diferentes, e todos originais.
Você devia confirmar a originalidade dessas peças. Radiador e polia podem ter sido trocados em alguma "oficina" apressada.
Assim como no painel de instrumentos, a data é decisiva! No radiador é fácil, ela fica impressa logo abaixo do nível mínimo, no reservatório. Já na polia, acredito que segue aquele código, que falei anteriormente.
A partir daí temos uma base para continuar pesquisando.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Então pela foto do uno cs top que você me mandou ele vinha com ar quente, que é o painel a partir de 87 o painel que está no meu agora é o básico que vinha de 84 não sei porque está ali mas colocaram eu só não entendi porque o meu está com polia dupla para ar condicionado radiador do tamanho de uno com ar condicionado será que o da foto que você me mostrou não é original, e será que não tem outro painel que o comando do ar condicionado Seja ali no lugar do ar quente e o isqueiro Seja no mesmo lugar, ou será que utiliza o mesmo painel das versões csl
Esse é o 3 uno csl que vejo com esse painel que é o mesmo que te mandei do mercado livre que eu acho que saiu original no meu! e o painel do ar condicionado do meu pode ser o mesmo desse csl porque o meu carro é baseado na versão csl interna e externa pois as colotas e os bancos são iguais aos meus. https://www.youtube.com/watch?time_cont ... 6DKDvG7MRk
Olá, Julio!
Realmente, naquela lista estão todos os quatro painéis de ventilação, disponíveis para Unos com painel satélite. Não tenho conhecimento de outros modelos no Brasil. Na verdade, está faltando o do Mille/Uno S básico dos básicos, com uma velocidade do ventilador.
O Prêmio CSL, antes do painel argentino, usava o terceiro modelo de painel A/C 87>, o isqueiro ia para o console longo, como no Uno R.
O Uno CSL que aparece no vídeo foi fabricado a partir de 1992, portanto, já usa o último modelo de painel A/C, pós 90, com isqueiro incluído.
Acontece que o A/C não é um acessório de série. Em geral, o Uno chegava à concessionária com o painel simples, de 2 velocidades, e a pedido ($) do comprador podia continuar assim, ou ser instalado o ar quente, ou o A/C completo. Essa lógica vale para qualquer Uno, até o 1.5 R. Por isso, fica tão confuso: é possível encontrar três Unos do mesmo modelo, com três painéis diferentes, e todos originais.
Você devia confirmar a originalidade dessas peças. Radiador e polia podem ter sido trocados em alguma "oficina" apressada.
Assim como no painel de instrumentos, a data é decisiva! No radiador é fácil, ela fica impressa logo abaixo do nível mínimo, no reservatório. Já na polia, acredito que segue aquele código, que falei anteriormente.
A partir daí temos uma base para continuar pesquisando.
Como funciona o sistema de ar quente? porque no motor da quele TOP que você me enviou tem os mesmo canos que o ar condicionado usa e sera que também utiliza a polia tupla no A/C tem o compressor pra gela o ar e no ar quente o que faz o ar ficar quente? talvez o TOP como o que você me enviou vinha com ar quente e não com A/C apesar que o painel de ventilação do meu TOP já foi mudado nada impediu que o console também não foi, bom no radiador não sei se vai ter esse código pois tem um adesivo de uma oficina especializada em radiador dai não sei se trocaram completo ou só fizeram manutenção.Aquele TOP que você me mandou não tem como conseguir mais fotos ou informações dele ou algum membro aqui não teria outro exemplar porque acho muito estranho o TOP parece que não existe parece que sou o único que tem, mas vou continuar pesquisando, e se você tiver alguma informação já vai me ajudar!!
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Como funciona o sistema de ar quente? porque no motor da quele TOP que você me enviou tem os mesmo canos que o ar condicionado usa e sera que também utiliza a polia tupla no A/C tem o compressor pra gela o ar e no ar quente o que faz o ar ficar quente? talvez o TOP como o que você me enviou vinha com ar quente e não com A/C apesar que o painel de ventilação do meu TOP já foi mudado nada impediu que o console também não foi, bom no radiador não sei se vai ter esse código pois tem um adesivo de uma oficina especializada em radiador dai não sei se trocaram completo ou só fizeram manutenção.Aquele TOP que você me mandou não tem como conseguir mais fotos ou informações dele ou algum membro aqui não teria outro exemplar porque acho muito estranho o TOP parece que não existe parece que sou o único que tem, mas vou continuar pesquisando, e se você tiver alguma informação já vai me ajudar!!
Júlio, todo Uno com A/C tem ar quente. O ar quente funciona, basicamente, assim: uma tubulação desvia água quente do radiador para um segundo radiador pequeno, que fica debaixo do painel e na frente do ventilador do carro. Uma torneira controlada pelo painel de ventilação, regula o fluxo de água: desl. até o máx. Com o sistema ligado, o ar soprado por ali esquenta, antes de entrar no carro.
Só que o conjunto de aquecimento é tocado apenas pela bomba d’água do motor. Acho que não existe compressor ou outro acessório para justificar a polia dupla.
Quanto àquele Top do anúncio, já foi vendido a bastante tempo no M/L. Salvei as imagens por serem raríssimas, mas não tenho maiores informações. Um ou dois Top já passaram aqui pelo CUB, mas foi muito rápido e não abriram garagem, uma pena!
Esses são outros dois CS Top que conheço na internet, estão no estagio terminal, mas quem sabe podem ajudar.
https://www.sold.com.br/public/index.ph ... er/1238226
https://www.brbid.com/leiloes/OPAT04-19A/lotes/474/
Será que esse radiador maior, não seria padrão no 1.5 Sevel envenenado do Top/CSL? Encontrei alguns Prêmio CSL que usam, apesar de não terem A/C e nem ar quente, como esse: https://msnmotos.icarros.com.br/comprar ... /d23550679.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

b
Editado pela última vez por Julio Silva em 17/04/19, 15:59, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Julio Silva escreveu:
Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:Como funciona o sistema de ar quente? porque no motor da quele TOP que você me enviou tem os mesmo canos que o ar condicionado usa e sera que também utiliza a polia tupla no A/C tem o compressor pra gela o ar e no ar quente o que faz o ar ficar quente? talvez o TOP como o que você me enviou vinha com ar quente e não com A/C apesar que o painel de ventilação do meu TOP já foi mudado nada impediu que o console também não foi, bom no radiador não sei se vai ter esse código pois tem um adesivo de uma oficina especializada em radiador dai não sei se trocaram completo ou só fizeram manutenção.Aquele TOP que você me mandou não tem como conseguir mais fotos ou informações dele ou algum membro aqui não teria outro exemplar porque acho muito estranho o TOP parece que não existe parece que sou o único que tem, mas vou continuar pesquisando, e se você tiver alguma informação já vai me ajudar!!
Júlio, todo Uno com A/C tem ar quente. O ar quente funciona, basicamente, assim: uma tubulação desvia água quente do radiador para um segundo radiador pequeno, que fica debaixo do painel e na frente do ventilador do carro. Uma torneira controlada pelo painel de ventilação, regula o fluxo de água: desl. até o máx. Com o sistema ligado, o ar soprado por ali esquenta, antes de entrar no carro.
Só que o conjunto de aquecimento é tocado apenas pela bomba d’água do motor. Acho que não existe compressor ou outro acessório para justificar a polia dupla.
Quanto àquele Top do anúncio, já foi vendido a bastante tempo no M/L. Salvei as imagens por serem raríssimas, mas não tenho maiores informações. Um ou dois Top já passaram aqui pelo CUB, mas foi muito rápido e não abriram garagem, uma pena!
Esses são outros dois CS Top que conheço na internet, estão no estagio terminal, mas quem sabe podem ajudar.
https://www.sold.com.br/public/index.ph ... er/1238226
https://www.brbid.com/leiloes/OPAT04-19A/lotes/474/
Será que esse radiador maior, não seria padrão no 1.5 Sevel envenenado do Top/CSL? Encontrei alguns Prêmio CSL que usam, apesar de não terem A/C e nem ar quente, como esse: https://msnmotos.icarros.com.br/comprar ... /d23550679.
Você teria ai os 2 Top que apareceram aqui no club? Bom talvez ele podia ser o sevel envenenado sem A/C só que o que não explica é a polia dupla, como eu postei uma foto a um tempo atras que a fiat quando o carro não tinha A/C utilizava outra pulia. Até agora o meu é o único a alcool o do M/L era a gasolina um dos Top que você me mandou que é de leilão também é a gasolina e o outro creio que seja também por estar sem injetor mas nada impeça que seja a alcool.
Imagem
Aqui está o meu motor
Imagem
Como dá pra ver o radiador pega de fora a fora da grade, e quando fui tirar foto acabei descobrindo uma coisa ele é original sim só que o mais impressionante é que o radiador foi fabricado em 1986 no mes de novembro e o carro é 89 não tenho a resposta do que ele está fazendo ali
Imagem
A polia dupla é essa ai, um lado ta a correia que vai pro alternador e a outra creio que iria para o A/C
Imagem
e ai está o meu comando de ventilação tenho quase certeza que não é mais original!
Avatar do usuário
Thiago Oliveira 2018
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 144
Registrado em: 05/03/18, 01:03
Carro: Uno Mille Eletronic 93
Localização: Olímpia - SP

Uma opção não seria desmontar e olhar a data de fabricação? Ou olhar por trás? No meu consigo ver que essas informações olhando por trás do comando de ar deitando em baixo do painel.
Imagem
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:b
Você tem toda razão: isso aí é adaptado do Mille/Uno S, o controle com 1 velocidade é exclusividade desses modelos. O Uno CS básico já usava um de 2 velocidades... Pode conferir a data, que não vai coincidir.
Ótima notícia então, essa é a prova decisiva que o sistema de ventilação atual não é original do carro, o qual foi retirado.
Quanto ao radiador de 86, não é original da fábrica, mas nada impede que seja o mesmo modelo. Dá até para ver uma emenda nas mangueiras, no lugar onde sairia o duto do ar quente. Isso somado a polia é uma evidência interessante de ar quente e A/C.
Então ele devia ser assim: (o isqueiro fica no console)
Imagem

Infelizmente não temos imagens de CS Top, apenas postagens onde os donos comentam ter o modelo:
viewtopic.php?t=3713
E aqui, mais um Top em leilão: https://www.brbid.com/leiloes/APL12-18/lotes/185/
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Thiago Oliveira 2018 escreveu:Uma opção não seria desmontar e olhar a data de fabricação? Ou olhar por trás? No meu consigo ver que essas informações olhando por trás do comando de ar deitando em baixo do painel.
Talvez a caisa que prente o comando de ventilação pode ate ser original e o antigo proprietário só mudou o comando, mas vou ver se dou uma olhada tenho medo de desmontar e acabar quebrando e se for original dai fico mais bravo ainda!
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Geraldo. escreveu:
Julio Silva escreveu:b
Você tem toda razão: isso aí é adaptado do Mille/Uno S, o controle com 1 velocidade é exclusividade desses modelos. O Uno CS básico já usava um de 2 velocidades... Pode conferir a data, que não vai coincidir.
Ótima notícia então, essa é a prova decisiva que o sistema de ventilação atual não é original do carro, o qual foi retirado.
Quanto ao radiador de 86, não é original da fábrica, mas nada impede que seja o mesmo modelo. Dá até para ver uma emenda nas mangueiras, no lugar onde sairia o duto do ar quente. Isso somado a polia é uma evidência interessante de ar quente e A/C.
Então ele devia ser assim: (o isqueiro fica no console)
Imagem

Infelizmente não temos imagens de CS Top, apenas postagens onde os donos comentam ter o modelo:
viewtopic.php?t=3713
E aqui, mais um Top em leilão: https://www.brbid.com/leiloes/APL12-18/lotes/185/
Estava eu mexendo no facebook ai fui procurar pr cs top e achei um, não tenho certeza pois não consegui puxar a placa, o que me deixou pensativo que a 3 anos quando peguei meu TOP os forros de porta era o mesmo desse uno na época não sabia que meu uno era tão raro e meu carro interna e externa é baseada no CSL e esse tecido são do CSL 87 88 dai fico me perguntando será que o meu top poderia ter vindo com esse tecido ou o veludo que está no meu é original, mas isso é só uma informação e outra o tecido de veludo que está no meu saiu em 89 então creio que o que esta no meu seja original.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora sobre o console acho que decifrei o código acabei de descobrir que o meu console é o mesmo da CSL 89 e 90 então se meu console é da CSL provavelmente o comando de ventilação também seja da CSL que no caso seria esse e o isqueiro ficaria no lugar e não no console.
Imagem

E como meu carro se basea na CSL antes de 89 que mudou o painel as versões CSL vinha equipada com esse painel.
Imagem

Dai eu volto a teimar que esse painel pode ser mesmo do top que a fiat viu que era parecido e acabou colocando no top, a gora sobre a cor os 1.5r também ultilizava os ponteiros de cor chamativa e o resto branco nos 1.6r que foi ficar tudo a mesma cor!
Imagem

E como você disse os unos você poderia escolher se você queria ou não com A/C e quando vinha com ar ele poderia vir com o painel da CSL ou talvez o TOP de fabrica vinha com ar quente dai vinha com o outro painel dai o dono escolheria se queria colocar A/C ou não. Geralmente as concessionárias tem um exemplar de cada carro será que a fiat não teira algum TOP em algum museu!
Responder